Melhor Com Saúde
 

Acelerar o metabolismo, uma das melhores opções ao perder peso

A substituição de refrigerantes e bebidas com gás por água gelada é uma ótima maneira de acelerar o metabolismo, já que o nosso corpo usará mais energia para recuperar sua temperatura anterior.

Acelerar o metabolismo, uma das melhores opções ao perder peso

Última atualização: 28 Dezembro, 2020

Muito se fala sobre as melhores opções quando se trata de perder peso. Alguns consideram que precisam parar de comer ou seguir dietas restritivas, enquanto outros optam por dietas personalizadas com um nutricionista. Hoje, queremos falar sobre uma opção que carrega elementos de cada alternativa mencionada, mas que ainda é divertida e fácil: acelerar o metabolismo.

Acreditamos que esta é uma boa opção, pois reeduca o corpo para que se regule sozinho com segurança, sem a necessidade de passar fome.

Pareceu interessante para você? É algo que você gostaria de experimentar? Nesse caso, descubra algumas opções para acelerar o metabolismo a partir de hoje, mas com menos esforço. Tome nota!

O que é o metabolismo?

Antes de falar sobre como acelerar o metabolismo, é importante entender o que queremos dizer com esse termo.

metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorrem no corpo e que o mantém vivo e funcionando. Dependendo de quão lenta ou rapidamente essas reações ocorrerem, uma certa quantidade de calorias será queimada.

Quando o seu metabolismo está acelerado, ele funciona mais rápido e queima mais energia. Isso se traduz em uma quantidade menor de gordura acumulada e uma maior facilidade para manter um peso ideal.

Veja: 5 truques espetaculares para pessoas com um metabolismo lento

Coma proteína em quantidade suficiente

Alimentos fonte de proteína

A maneira mais simples de acelerar o metabolismo é dando ao seu corpo alimentos que o nutram, mas que o obriguem a trabalhar mais. A melhor opção são aqueles alimentos que têm um efeito térmico, como as proteínas. A quantidade de energia que o corpo necessita para processar uma proteína é maior do que para quebrar um carboidrato, por exemplo.

Esse é um dos princípios em que se baseiam as dietas ricas em alimentos proteicos e gordurosos, mas com baixo teor de carboidratos. Dessa forma, as dietas cetogênicas alcançam melhores resultados na perda de peso, de acordo com um artigo publicado na revista Canadian Family Physician Medecin de Famille Canadien. Apesar disso, esse tipo de padrão alimentar não é válido para todas as pessoas, devido aos efeitos colaterais produzidos durante o seu início.

Beba água gelada suficiente para acelerar seu metabolismo

O que você costuma beber para saciar sua sede? Infelizmente, a grande maioria opta por refrigerantes, águas com sabor e outras bebidas com açúcares e compostos químicos. Se você for uma dessas pessoas, saiba que você está complicando seu processo de perda de peso e desacelerando seu metabolismo.

Todas as bebidas que contêm elementos químicos ou açúcares fornecem calorias que afetam seu corpo. Para acelerar o metabolismo, recomendamos que você troque qualquer bebida que costuma tomar por um copo de água gelada.

Essa opção acelera o metabolismo imediatamente, pois seu corpo vai precisar de mais energia para restabelecer a temperatura. No entanto, seu efeito não é permanente porque, uma vez que seu corpo recupera a temperatura, o metabolismo retorna ao seu estado normal.

O copo de água fria não é um remédio mágico, de modo que não basta apenas beber para ver os benefícios. É necessário implementar uma dieta hipocalórica associada à prática de exercícios regulares para emagrecer.

Beber um copo de água antes das refeições é outro truque que pode ajudar a aumentar a saciedade. No entanto, lembre-se de que você não deve se apoiar apenas nessa medida.

Reduzir o apetite é uma forma eficaz de melhorar a perda de peso, pois leva a uma menor ingestão de alimentos.

Outro truque para atingir esse objetivo é consumir alimentos ricos em fibras, como as frutas, antes das refeições principais. A pectina contida nesses alimentos ajuda a ativar o mecanismo de saciedade, conforme um estudo publicado em 2018.

Leia mais: O que é o metabolismo? Você tem um metabolismo rápido ou lento?

Faça exercícios de alta intensidade

Pular corda não é mais um exercício para crianças. Atualmente, faz parte das rotinas destinadas a perder peso.

O exercício diário é necessário para manter a boa saúde. No entanto, nem todas as técnicas esportivas funcionam para acelerar o metabolismo. As melhores alternativas para isso são exercícios com intervalos de alta intensidade.

Estes aceleram a queima de gordura , segundo um estudo realizado em 2017. Seu metabolismo fica acelerado mesmo depois de terminar o treino. Entendemos que, para algumas pessoas, pode ser complicado quando não se tem a condição física adequada.

Incentivamos você a se desafiar e experimentar. Caso não queira fazer isso todos os dias, pelo menos adicione esse tipo de exercício à sua rotina duas vezes por semana. No restante dos dias você pode fazer esportes mais leves.

Evite ficar sentado o tempo todo

Quantas horas por dia você fica sentado? A realidade é que a grande maioria das pessoas passa várias horas sentada. Embora isso seja muito confortável, sua saúde requer algo diferente: atividade constante.

Se o seu trabalho for muito exigente, pelo menos tente ficar de pé por algumas horas. No início pode parecer estranho ou extremo, mas é uma boa ideia para acelerar o metabolismo.

Outra opção é se levantar a cada 30 minutos e fazer alguns alongamentos durante 2 a 5 minutos.

Dieta e exercícios para acelerar o metabolismo

Ativar o metabolismo pode ser, em muitas ocasiões, sinônimo de saúde. Para isso, recomendamos que você siga os conselhos propostos. Lembre-se de que a prática de exercício físico regular ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças.

Por outro lado, uma alimentação variada e equilibrada contribui para o bom funcionamento do organismo. Para isso, priorize a escolha de alimentos frescos frente aos produtos processados, ricos em açúcares simples e gorduras trans.

Truques para não engordar após uma dieta

Truques para não engordar após uma dieta

Depois das festas de fim de ano chegam as boas intenções e a primeira delas é a dieta para começar o ano no caminho certo para não engordar.



  • Ting R., Dugré N., Allan GM., Lindblad AJ., Ketogenic diet for weight loss. Can Fam Physician, 2018.
  • Au Yeung F., Jovanovski E., Jenkins AL., Zurbau A., et al., The effects of gelled konjac glucomannan fibre on appetite and energy intake in healthy individuals: a randomised cross over trial. Br J Nutr, 2018. 119: 109-116.
  • Wewege M., Den Berg R., Ward RE., Keech A., The effects of high intensity interval training vs moderate intensity continuous training on body compositioin in overweight and obese adutls: a systematic review and meta analysis. Obes Rev, 2017. 18 (6): 635-646.