10 benefícios importantes das sementes de chia

As sementes de chia se destacam pelo seu teor de antioxidantes e fibra, que nos ajudam a depurar o excesso de toxinas e manter o corpo saudável. Saiba mais sobre os benefícios desse alimento.
10 benefícios importantes das sementes de chia

Última atualização: 18 Maio, 2021

Você conhece todos os benefícios das sementes de chia? Esse alimento é originário da América Central, onde foram utilizadas pelos maias e pelos astecas com finalidades medicinais e nutricionais. Hoje, é usado em pudins, smoothies, saladas e outras preparações.

Seu alto teor de fibras e proteínas as torna altamente desejadas por pessoas que levam um estilo de vida saudável. Porém, há quem ainda não conheça suas propriedades e todos os benefícios que elas oferecem. Portanto, hoje, queremos compartilhar com você 10 razões para começar a consumi-las. Descubra-as!

10 beneficios de las semillas de chía

A chia é um alimento muito popular graças a suas propriedades benéficas para a saúde. O melhor de tudo é que seu suave sabor de nozes combina facilmente com qualquer alimento, portanto, pode ser adicionada a quase todas as refeições. A seguir, apresentamos todos os benefícios que você pode obter ao incluí-las em sua dieta.

1. Fornecem uma quantidade considerável de nutrientes

sementes de chia

Não se deixe enganar pelo seu tamanho. Embora minúsculas, as sementes de chia são repletas de nutrientes. De acordo com uma publicação de Nutrition Data, 28 gramas deste alimento contém o seguinte:

Fibra: 11 gramas.
Proteína: 4 gramas.
Fósforo: 27% do IDR.
Magnésio: 30% do RDI.
Manganês: 30% do IDR.
Gordura: 9 gramas (dos quais 5 são ômega-3).
Cálcio: 18% da ingestão diária recomendada (RDI).

2. Ajude a controlar os desejos

Conforme mostrado na lista acima, 1 onça de sementes de chia contém 11 gramas de fibra. Este componente, de acordo com uma publicação da Harvard T.H. Chan School of Public Health, ajuda a prolongar a sensação de saciedade e evita o consumo excessivo de calorias nas outras refeições do dia.

3. Promovem a perda de peso

Ao impedir a ingestão excessiva de alimentos e ser ricas em fibras, as sementes de chia podem ser uma boa opção para incluir em um plano alimentar voltado para a perda de peso. Em relação a isso, uma investigação dos Annals of Internal Medicine indica que uma dieta rica em fibras teria um importante vínculo com a perda de peso.

4. Ajudariam a reduzir a dor nas articulações

Além dos benefícios acima, uma publicação da Arthritis Foundation sobre as oleaginosas e sementes para artrite sugere que a chia tem efeitos anti-inflamatórios graças ao seu conteúdo de ácido alfa linoléico. Isso seria benéfico para reduzir o desconforto articular.

5. Contribui para a saúde óssea

sementes de chia
O pudim é uma receita rápida e deliciosa que você pode comer no café da manhã. Além disso, você pode adicionar sementes de chia para obter nutrientes extras.

Os nutrientes de alta qualidade das sementes de chia são um bom complemento para manter os ossos fortes e saudáveis. Seu aporte de cálcio (18% da ingestão diária recomendada), magnésio e fósforo poderia ajudar a reduzir o risco de sofrer de doenças como a osteoporose e controlar a perda de densidade óssea.

6. Ajudam na digestão

Outro benefício das sementes de chia é que elas auxiliam na saúde intestinal. Seu conteúdo de fibras facilita a eliminação de resíduos e o bom funcionamento do sistema digestivo. Isso, como indica uma revisão publicada no Journal of Food Science and Technology, ajuda no diabetes mellitus ao desacelerar o processo de digestão e liberação de glicose.

7. Cuidam da saúde cardiovascular

Graças ao seu conteúdo de ácidos graxos ômega 3, proteínas e fibras, as sementes de chia podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Embora os resultados de vários estudos tenham sido inconclusivos, algumas pesquisas feitas em animais sugerem que esse alimento serviria a esse propósito.

É o caso de artigo publicado na revista Annals of Nutrition and Metabolism, em que foi demonstrado que a chia favorece a redução de certos fatores de risco, incluindo triglicerídeos, inflamação, resistência à insulina e gordura abdominal.

8. Poderiam melhoram o rendimento esportivo

É essencial consumir proteínas, gorduras saudáveis ​​e outros nutrientes que atuam como fonte de combustível para todos os sistemas do corpo. Por isso, incluir a chia na alimentação diária seria uma boa opção para atletas e pessoas que realizam atividade física constante.

9. São uma fonte de ácidos graxos ômega 3

sementes de chia
As sementes de chia e a linhaça são bons suplementos para obter ômega 3 na dieta vegana.

Uma das maneiras mais fáceis de consumir ômega 3 é, provavelmente, consumir sementes de chia. De acordo com um artigo da Cleveland Clinic, essa gordura poliinsaturada ajuda a diminuir o risco de ataques cardíacos, aumenta os níveis de colesterol e reduz a pressão arterial. No entanto, recomenda-se incluir outras fontes desse ácido graxo na dieta, além da chia.

10. Previnem o envelhecimento prematuro

Conforme afirma um estudo publicado no Journal of Food Science and Technology, o consumo de chia pode ajudar não só a prevenir o envelhecimento prematuro da pele, mas também dos órgãos internos do corpo. Isso, graças à atividade antioxidante de certos compostos, como o ácido clorogênico e a quercetina.

Você precisa de mais motivos para incluí-las em sua dieta? Como você pode ver, a chia é um alimento muito completo que, de várias formas, promove o bem-estar e o bom funcionamento do corpo. Compre-as em lojas de ervas ou supermercados e veja por si mesmo os benefícios delas para a sua saúde.

Pode interessar a você...
Água de semente de chia: remédio para a síndrome do ovário policístico
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Água de semente de chia: remédio para a síndrome do ovário policístico

Graças à sua contribuição de ácidos graxos essenciais Ômega 3, as sementes de chia nos ajudam a equilibrar os níveis hormonais que podem estar fora...