10 benefícios importantes que as sementes de chia oferecem

As sementes de chia se destacam pelo seu teor de antioxidantes e fibra, que nos ajudam a depurar o excesso de toxinas e manter o corpo saudável.

As sementes de chia são um alimento originário da América Central, onde foram utilizadas pelos maias e pelos astecas com finalidades medicinais e nutricionais.

Ao longo da colonização europeia, foram esquecidas, dando lugar a outros alimentos, como o amaranto, a quinoa e a cevada.

No entanto, há algumas décadas, voltaram a ganhar fama em todo o mundo e, atualmente, são cultivadas em vários outros lugares, sendo consideradas um “superalimento”.

Isso por causa de seu alto teor de nutrientes, como as proteínas e as fibras, cuja assimilação aprimora o bom funcionamento de vários sistemas vitais do corpo.

Também se destacam por ser uma fonte de ácidos graxos ômega 3, antioxidantes e minerais essenciais que, em conjunto, aumentam o nível de energia e previnem doenças.

O melhor de tudo é que seu leve sabor amendoado combina-se facilmente a outros ingredientes, o que facilita sua incorporação na dieta regular.

Sabendo que muitas pessoas ainda desconhecem suas propriedades, neste artigo, queremos compartilhar 8 razões para começar a consumi-las.

Descubra-as!

1. As sementes de chia controlam os desejos por comida

Mulher comendo um hamburguer de sementes de chia

Por seu alto teor de fibra dietética, as sementes de chia fazem parte do grupo de alimentos que freiam a ansiedade por comida.

  • Esse nutriente prolonga a saciedade quando comemos e, graças a isso, impede o consumo excessivo de calorias.

2. Ajudam a perder peso

Além de impedir que comamos em excesso, este alimento contém gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes que diminuem o acúmulo de gordura nos tecidos.

  • Seu consumo, em porções moderadas, estimula o funcionamento do metabolismo e aumenta o gasto energético, para queimar calorias com mais facilidade.

Leia também: 6 formas eficazes de controlar os hormônios que nos fazem ganhar peso

3. Fortalecem os músculos

Mulher fazendo exercício para complementar a dieta com sementes de chia

Os minerais contidos nessas sementes são benéficos para a saúde muscular, sobretudo quando realizamos esforços físicos significativos.

  • Esses nutrientes, além de suas proteínas de alta qualidade, fortalecem a massa muscular e aceleram o processo de regeneração dos tecidos.

4. Diminuem a dor articular

Incorporando este alimento na dieta regular, podemos diminuir o risco de doenças crônicas, como a artrite e a osteoartrite.

  • Isso por causa de seu teor de ômega 3 e antioxidantes, que diminuem a inflamação associada a esses problemas.

5. Melhoram a saúde óssea

Senhora mexendo na mão, com dor articular

Os nutrientes de alta qualidade das sementes de chia são um bom complemento para manter os ossos fortes e saudáveis.

  • Seu significativo aporte de cálcio diminui o risco de perda da densidade óssea e problemas como a osteoporose.
  • Por outro lado, os ácidos graxos ômega 3 previnem os desequilíbrios inflamatórios e minimizam o impacto negativo dos radicais livres.

6. Ajudam na digestão

Consumir este alimento de forma regular é uma maneira fácil e saudável de ajudar no processo de digestão e saúde intestinal.

  • Suas fibras naturais se unem com a água durante o processo digestivo e facilitam a eliminação dos dejetos e o movimento intestinal.
  • É um ingrediente prebiótico que, ao ser assimilado, alimenta a flora bacteriana do cólon para prevenir infecções gastrointestinais.

7. Cuidam da saúde cardiovascular

Sementes de chia ajudam a cuidar do coração

  • Por seu leve teor de ácidos graxos ômega 3 e de vitamina E, essas sementes são um bom complemento alimentar para prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
  • Ambos os nutrientes aliviam a inflamação e facilitam o controle do colesterol ruim (LDL) e dos triglicerídeos, principais responsáveis pelas patologias cardíacas.

8. Melhoram o rendimento esportivo

Para ter um bom rendimento esportivo, é fundamental consumir proteínas, gorduras saudáveis e outros nutrientes que atuam como fonte de combustível para todos os sistemas do corpo.

A chia atende a todos esses requisitos nutricionais e, por essa razão, é um dos alimentos recomendados para esportistas e pessoas que realizam atividade física constante.

9. Ajudam a depurar o organismo

Mulher com mãos na barriga: indicando a boa digestão graças às sementes de chia

Os antioxidantes que essas maravilhosas sementes possuem são uma grande ajuda para estimular a eliminação das toxinas que se acumulam na corrente sanguínea.

Essas substâncias protegem as células e otimizam as funções dos órgãos excretores, para manter o corpo desintoxicado.

Visite este artigo: As queixas afetam a saúde do organismo

10. Previnem o envelhecimento prematuro

Comer este alimento não só evita o envelhecimento prematuro da pele, como também dos órgãos internos de nosso corpo.

  • Seu teor de ômega 3, vitamina E e minerais essenciais ajudam no processo de regeneração celular e criam uma barreira contra a ação negativa dos radicais livres do ambiente.

Você precisa de mais razões para comê-las? Como pode ver, é um alimento muito completo que, de várias formas, promove nosso bem-estar.

Compre-as em lojas de produtos naturais e supermercados e comprove como fazem bem para a sua saúde.

Recomendados para você