Como podemos dormir e descansar melhor?

· 25 de agosto de 2014
O exercício físico pode ser muito útil para dormir e descansar melhor, embora estudos dizem que se for muito intenso pode alterar o nosso descanso.

Dormir pelo menos 7 ou 8 horas por dia é muito importante para descansar melhor e obter o descanso que o nosso corpo precisa. Se somos propensos a dormir pouco a fadiga se acumulará ao ponto de poder afetar a nossa saúde mental e física.

Algumas das consequências de não dormir são:

  • Dormir pouco causa um aumento no nível de açúcar no sangue. E qual é a consequência disso? A longo prazo ganhamos peso e podemos chegar a ter diabetes.
  • Por outro lado, também deve-se destacar que a falta de sono provoca uma diminuição da temperatura corporal, afetando diretamente o metabolismo e a frequência cardíaca.

Leia também: Por que durmo tão mal? Ideias e posições para dormir melhor

No aspecto mental, ir dormir tarde pode causar todo tipo de estresse e depressão, especialmente se tivermos grandes responsabilidades e compromissos no dia seguinte.

Cinco dicas para dormir e descansar melhor

Dicas para dormir e descansar melhor

  • Defina um horário fixo para ir para a cama. Deste forma, você poderá ser constante no momento de descansar e não irá alterar as diferentes fases do sono. Defina uma hora, vá para a cama mesmo se você não estiver com sono e tente relaxar. Embora você não acredite, certamente você adormecerá mais cedo do que o esperado.
  • Não ingeria alimentos muito pesados ​​antes de dormir. Se abusarmos à noite, a digestão será muito mais difícil de ser realizada, fazendo com que nosso estômago doa enquanto estamos na cama. Algo que dificultará conciliar o sono de maneira normal.
  • Faça exercício à noite. Assim, você ficará exausto fisicamente e mentalmente graças a todo o exercício realizado. Ao fazer isso, seu corpo adormece mais rapidamente.
  • Um banho antes de ir para a cama é uma boa maneira de conciliar o sono. A água quente ajuda a relaxar todas as suas articulações e a tirar a tensão dos músculos. Dessa forma, você consegue uma ótima sensação de bem-estar que nos ajuda a dormir melhor.
  • Coloque música relaxante na cama. Qualquer uma serve. Desta forma, você desconectará de todo o ruído com uma melodia pacífica.

Pode te interessar: Os momentos antes de dormir condicionam seu sono

Estas são algumas dicas que podem ajudá-lo a dormir e a descansar melhor. Com o descanso que isso significa para o corpo e para a mente, o que você está esperando para colocá-las em prática e levar uma vida mais agradável?

  • Vera, A. (2010). Dormir Bien. Consejo Editorial de Educación Pública Del Royal College of Psychiatrists. https://doi.org/10.1517/13543784.7.5.803
  • Chóliz, M. (1999). Sueño, activacion y trastornos del sueño. Universidad de Psicologia UV. https://doi.org/10.1093/mollus/60.1.47