Os momentos antes de dormir condicionam seu sono

· 25 de abril de 2018
Os hábitos adotados nos momentos antes de dormir são importantes para alcançar o estado de relaxamento necessário para adormecer.

Muitos elementos influenciam o sono de uma pessoa. Os momentos antes de ir dormir condicionam a forma como o sono será. Hábitos e padrões têm muito a ver com esse processo.

O sono não só regula os aspectos fisiológicos do corpo, mas também é importante para o desenvolvimento cognitivo. Através do sono, o aprendizado e as memórias ficam ativas. O corpo descansa e se recupera fisicamente e mentalmente.

Na hora de dormir o corpo humano cruza uma série de processos que regulam seu estado. A sua pressão arterial diminui e as funções respiratórias e sensoriais são reduzidas. Desta forma, o corpo relaxa e descansa.

Os momentos antes de dormir são importantes para o corpo atingir o estado de relaxamento necessário. Esses momentos são condicionados pelos hábitos que o indivíduo tem antes de ir para a cama.

Por exemplo, uma refeição pesada antes do sono mantém o sistema digestivo ativo. O mesmo vale para o cérebro, se for estimulado excessivamente antes de dormir.

Melhores momentos antes de dormir

Não coma demais momentos antes de dormir

O corpo deve ser preparado antes de dormir. Como uma máquina, precisa ser programado para ser ativado ou desativado. Isto é conseguido através de hábitos e rituais que o condiciona a descansar.

Acostumar nosso corpo a manter uma rotina fornece os resultados esperados.

  1. Jantar leve. Comer influencia muito como a pessoa adormece. A ingestão de refeições pesadas ou carregadas de açúcar antes da hora de dormir dificultará o sono.

Muitos alimentos não apenas estimulam o corpo, mas também o cérebro. Os carboidratos complexos devem ser evitados devido ao alto teor de açúcares.

  1. Pouco líquido. Há aqueles que costumam beber um copo de água antes de dormir.

É aconselhável não beber líquidos duas horas antes de ir para a cama. A última bebida do dia pode ser um chá relaxante. Isso nos ajudará no momento de adormecer.

Veja também: Como preparar 5 infusões para dormir melhor

Exercícios e música

Não se exercite momentos antes de dormir

  1. Um mesmo horário todos os dias. A rotina é importante para o corpo. É também para o sono. Dormir e levantar-se todos os dias à mesma hora acostumará o organismo a descansar. 

O mesmo acontece com as horas de sono. O corpo deve se acostumar a dormir a mesma quantidade de tempo diariamente.  

  1. Uma caminhada pela casa. Andar pela casa é um bom hábito momentos antes de dormir. Isso ajuda a deixar preocupações do lado de fora do quarto e não dormir com elas.

Você pode aproveitar esse tempo para refletir sobre o dia e se preparar para o próximo.

  1. Exercícios de respiração na cama. Inspirar e expirar conscientemente e lentamente alivia a tensão. Além disso, oxigena o cérebro, controla seus estímulos e libera a ansiedade. 
  1. Música para dormir. Há pessoas que usam música para dormir. Nestes casos, é recomendável ouvir música clássica em volume baixo. Também os sons do mar ou da natureza ajudam a relaxar. 
  1. Atividade física momentos antes de dormir. Está provado que o exercício antes do sono relaxa as pessoas. Um corpo exercitado sente, naturalmente, o cansaço que é necessário para descansar.

A exceção a este hábito seria evitar esportes competitivos antes de ir para a cama. A competição estimula o cérebro e o deixa alerta. Isso pode causar problemas para adormecer e descansar.   

Leia também: Exercícios recomendados para baixar a pressão

Hábitos pouco recomendáveis nos momentos antes de dormir

Não use dispositivos eletrônicos momentos antes de dormir

Para garantir uma boa noite de sono, é importante evitar maus hábitos nos momentos antes de dormir. O sono reparador não vem por si só… requer bons hábitos.

  1. Uso de dispositivos eletrônicos na cama. Tanto os celulares como os computadores estimulam excessivamente o cérebro. Se o seu uso for inevitável, uma boa caminhada limpará a mente.
  1. Dormir com a televisãoA exposição a imagens, cores e sons estimula o cérebro. Dormir com a televisão acesa tem o mesmo efeito que o uso de dispositivos eletrônicos na cama.
  1. Consumir bebidas estimulantes à noite. Evite café, chá ou chocolates antes da hora de dormir. Seu consumo pode dificultar a conciliação do sono.
  1. Verificar a agenda do dia seguinte momentos antes de dormir. Há pessoas que costumam rever suas obrigações quando já estão na cama. Fazer isso minutos antes de ir dormir pode gerar ansiedade e estresse.