Como fazer uma loção relaxante para dormir melhor?

· 27 de agosto de 2014
Já que o mundo dos aromas é muito subjetivo, para elaborar a loção cada um de deve buscar a fragrância que agrada e que consiga relaxar.

As brumas de almofada (loção relaxante para dormir melhor) estão na moda. Trata-se de um tipo de água perfumada com um delicado e suave aroma, criado especialmente para os travesseiros e almofadas.

Servem para impregnar um agradável cheiro na sua superfície e consiga-se, assim, conciliar melhor o sono.

São elaboradas com elementos relaxantes que facilitam o descanso. Assim sendo, que tal aprender a elaborar a própria loção relaxante? Confira!

Os benefícios das loções relaxantes

mulher dormindo nas nuvens

As loções relaxantes têm relação com a aromoterapia. Também são conhecidas como as “pillow mist”, e estão caindo no gosto daquelas pessoas que precisam relaxar e alcançar um sono reparador.

Uma opção a ser considerada, sem dúvida. Acontece que existe uma série de essências e odores capazes de incitar determinados estímulos e, inclusive, emoções; é a partir disso, que são elaborados estes produtos que tantas opções são oferecidas no mercado.

Dispõem de efeitos calmantes, são óleos essenciais 100% extraídos de plantas como a lavanda, os gerânios, a árvore-do-chá, a baunilha etc.; quando aplicados sobre o travesseiro levam a um estado de calma.

De fato, tudo é bastante subjetivo; por isso é importante escolher o cheiro de sua preferência e o que oferece mais calma.

Obviamente, o simples perfume no travesseiro não induzirá imediatamente ao ansiado sono, mas pode ajudar a relaxar; dando uma sensação de doce bem-estar que envolve e acalma.

Dessa maneira, é possível fechar os olhos com comodidade e dormir.

É importante dizer que é possível encontrá-las no mercado, como a famosa marca L´Occitane, mas geralmente são caras e sempre é bom elaborar os próprios produtos; se possível.

Asseguramos que é muito simples e, desse modo, você mesmo(a) poderá escolher as fragrâncias que sabe que te relaxam mais ou trazem mais bem-estar. 

Leia mais: Hábitos noturnos para dormir melhor

Como preparar uma loção relaxante (brumas de almofada)?

óleos essenciais

Como já mencionamos, o mundo da aromoterapia é muito subjetivo, por isso, é necessário explorar o mundo fascinante dos óleos essenciais.

Deve-se achar aquele que mais te agrada, aquele que te ofereça sossego e a sensação de bem-estar. Basta ir em uma loja de produtos naturais ou uma perfumaria especializada e provar as opções existentes no mercado.

Nós, por nossa parte, mostraremos estas essências por considerá-las como as mais conhecidas na hora de induzir o relaxamento. Esperamos que sejam de seu agrado e que você se anime a provar.

Saiba mais: Dormir bem é bom para a saúde?

O que é necessário?

  • 1/2 de água destilada
  • 1/2 fava de baunilha (pode encontrá-las nas feiras, mercadões ou até em supermercados)
  • A casca de meia laranja
  • 5 gotas de óleo essencial de baunilha e azahar
  • Uma garrafa com um borrifador

Como preparar?

travesseiro

  1. Primeiramente, coloque para ferver em meio litro de água, a meia fava e a casca da laranja. Espere que chegue em ponto de ebulição, aguarde por alguns minutos quando estiver nesse ponto. O que deseja é conseguir uma infusão na qual fiquem impregnadas as essências desses dois produtos naturais.
  2. Assim que passar esse tempo, deixe esfriar e coe, separando a água resultante e retirando a baunilha e a casca de laranja.
  3. Uma vez frio e coado, será o momento de adicionar os óleos essenciais (5 gotas de cada um, do qual tenhamos escolhido).
  4. Vale a pena dizer, que a fava de baunilha poderá continuar sendo usada para preparar uma sobremesa ou para fazer novas infusões.
  5. Utilize a baunilha e o azahar para conseguir, assim, uma mistura gostosa entre o cítrico e o floral, que sempre relaxa muito os sentidos e é muito agradável.
  6. Além disso, serve para potencializar o cheiro da infusão que preparamos com a baunilha e a laranja. Verá que essa combinação, se prová-la, dará um ótimo resultado.
  7. Em seguida, misture bem tudo e coloque o conteúdo em uma garrafa com borrifador.
  8. E já está pronto. Lembre-se que para conservá-lo bastante, deixe a preparação na geladeira e durará algumas semanas.
  9. De todos os modos, se notar que já não tem o mesmo efeito e cheiro, pode fazer uma nova preparação.

Modo de uso

  1. Toda noite, antes de dormir, borrife um pouco da loção relaxante na superfície do travesseiro.
  2. Verá que a sensação é muito agradável ao se deitar.
  3. Aguarde alguns minutos depois de borrifar e depois se deite, assim evitará aspirar muito o cheiro, o que pode incomodar.
  4. É simples e econômico.
  5. Lembre-se que pode utilizar outras opções também muito interessantes com o cedro, as rosas, a canela etc.
  6. Também pode usar essa loção para dar cheiro ao ambiente do quarto, é muito natural e não contém nenhum produto que causará problemas.
  • Gnatta, J. R., Dornellas, E. V., & Silva, M. J. P. D. (2011). O uso da aromaterapia no alívio da ansiedade. Acta Paulista de Enfermagem24(2), 257-263.