7 bons hábitos noturnos para dormir melhor

Para dormir melhor é muito importante jantar bem, nem pouco nem em excesso, já que tanto a fome quanto a digestão pesada podem dificultar o descanso.

Mesmo que muitos não deem ao tema a devida atenção, ter uma boa qualidade do sono é muito importante para a nossa saúde. Felizmente, existem alguns hábitos noturnos para dormir melhor que podemos colocar em prática.

Esta necessidade biológica de todos os seres humanos permite realizar funções que são essenciais para o rendimento físico e mental, a saúde cardíaca e o metabolismo.

Devemos dedicar entre 7 e 8 horas diárias sem interrupções ao sono, já que quando este tempo se reduz, o corpo é incapaz de cumprir todos os processos que não pode fazer em outros momentos do dia.

Como consequência deste déficit são desencadeadas uma série de reações físicas, psicológicas e emocionais que, muitas vezes, afetam de forma significativa a qualidade de vida.

Por este motivo, mesmo que pareça normal ter uma noite ruim de sono, o melhor é prestar atenção aos problemas de sono antes que eles prejudiquem nosso dia a dia.

Com a finalidade de evitá-los, a seguir queremos compartilhar 7 hábitos noturnos para dormir melhor.

Comece a colocá-los em prática hoje mesmo!

Hábitos noturnos para dormir melhor

1. Praticar ioga

Mulher fazendo ioga

A ioga e os exercícios de alongamento são uma das práticas saudáveis que podem ajudar a relaxar o corpo e a mente para conseguir um descanso ótimo.

Mesmo que algumas posturas requeiram um certo nível de exigência física, não causa fadiga muscular e reduz o estresse e a ansiedade que, muitas vezes, afetam o sono.

Cabe mencionar que, somado a isso, traz outros benefícios como:

  • Melhor circulação sanguínea
  • Maior flexibilidade das articulações
  • Fortalecimento dos músculos
  • Melhor humor
  • Perda de peso

2. Consumir um jantar leve

Uma das causas da insônia são os incômodos digestivos que se originam por não jantarmos, ou mesmo por preparar refeições com ingredientes irritantes e de difícil digestão.

Esta refeição não deve ser ignorada, não deve ser exagerada, e deve conter alimentos leves e saciantes.

Ao invés de consumir gorduras saturadas e processados que causam indigestão e refluxo, o melhor é optar por pratos leves que contenham:

  • Vegetais frescos
  • Cereais integrais (porções mínimas)
  • Carnes magras

3. Fazer uma caminhada

Pessoa fazendo caminhada

Não é bom jantar e ir imediatamente para a cama. Este hábito pode provocar refluxo ácido e outros incômodos que nos impedem de pegar no sono no horário habitual.

Por este motivo, antes de descansar, recomenda-se fazer uma caminhada noturna depois da última refeição do dia.

Com isso, facilitamos os processos digestivos e, além disso, melhoramos o bem-estar emocional no caso de estresse ou irritabilidade.

4. Tomar um chá

As propriedades sedativas de algumas plantas medicinais são uma grande ferramenta para melhorar a qualidade de sono sem ter que recorrer a medicamentos contra a insônia.

Seu consumo, momentos antes de dormir, relaxa o organismo e ajuda a aumentar a secreção dos hormônios do sono.

As mais recomendadas são:

  • Camomila
  • Valeriana
  • Tilia
  • Passiflora
  • Lavanda
  • Erva-cidreira
  • Alecrim
  • Hortelã

5. Escutar música relaxante

Mulher ouvindo música

Hoje em dia é muito fácil ter acesso a centenas de melodias relaxantes que ajudam a descansar melhor no caso de ter dificuldades para dormir.

Os aplicativos de música contam com um amplo catálogo de sons terapêuticos que combatem o estresse, a ansiedade e outros transtornos associados à falta de sono.

Elaspodem ser usadas como parte das técnicas de meditação ou simplesmente como ferramenta para relaxar o corpo até dormir.

6. Tomar um banho quente

Depois de uma longa e esgotadora jornada de trabalho, é bom tomar um banho quente, não muito prolongado, para preparar o corpo antes de descansar.

Esta temperatura tem um efeito terapêutico que ajuda a reduzir as dores musculares leves, o estresse e a sensação de cansaço que, ironicamente, nos impede de dormir bem.

7. Criar um ambiente adequado para dormir

Mulher dormindo

O ambiente de descanso é um fator que influencia muito a qualidade do mesmo. Por isso, para garantir um sono reparador, é primordial avaliar se as condições do quarto são as adequadas.

Deve-se romper o costume de usar o quarto para prolongar as horas de trabalho ou de ócio. O cérebro deve associar este ambiente ao momento de dormir.

  • Se possível, é melhor evitar televisores, computadores e todos os elementos eletrônicos que causem distração.
  • A cama deve estar limpa e deve ser confortável.
  • O ambiente, ao dormir, deve ser o mais silencioso e escuro possível.

Você não tem conseguido dormir o suficiente? Se você se queixa de algum problema de sono, leve em consideração todos estes hábitos noturnos para dormir melhor e não deixe de aplicá-los em seu dia a dia.

Categorias: Bons hábitos Tags:
Recomendados para você