Por que durmo tão mal? Ideias e posições para dormir melhor

O segredo para descansar melhor é que as horas de sono sejam as mais restauradoras possíveis. Como conseguir isso? Evite o que pode perturbar seu descanso.
Por que durmo tão mal? Ideias e posições para dormir melhor

Última atualização: 16 Maio, 2021

Uma das ações mais comuns e cotidianas como dormir pode se tornar um problema se algo nos impede de ter um bom descanso. Por este motivo, é importante conhecer as razões desse problema e descobrir algumas ideias e posições para dormir melhor.

Neste artigo, falaremos sobre como aproveitar ao máximo as horas de sono para começar o dia seguinte com energia e vitalidade. É essencial encontrar uma posição que se adapte às nossas necessidades. Além de levar em consideração outros fatores decisivos como, por exemplo, o quarto ou o que comemos na hora do jantar.

A importância de dormir bem

A vitalidade e o desempenho, tanto físico quanto intelectual, dependem de como você dorme. O sono repara a energia gasta no final do dia. Nesse sentido, o número de horas e a qualidade do descanso atuam como uma bateria no corpo.

O pensamento é mais rápido e mais lúcido quando se está bem descansado. E, de acordo com um estudo publicado pela Universidade de Valência, os níveis de estresse e ansiedade influenciam na dificuldade para adormecer. Por isso, é necessário desligar e dedicar as horas necessárias para dormir.

Melhor descanso não é questão de prazer ou preguiça. É tão necessário e importante quanto respirar ou comer. Além disso, com uma média de 7 horas de sono:

  • As células são oxigenadas e se regeneram.
  • Os olhos descansam da quantidade de luz que recebem durante o dia.
  • Favorece o controle de doenças, como diabetes ou sobrepeso.
  • O corpo secreta melatonina e hormônio do crescimento.
  • Também ajuda ao coração e até melhora a coordenação física.

Ideias e posições para dormir melhor

Dormir bem é essencial
Muitos problemas podem ser resolvidos com um bom descanso!

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a ter um bom descanso. Elas se baseiam em um artigo publicado pela Associação Espanhola de Psiquiatria. Tome nota!

Escolha a posição certa

Cada pessoa tem uma série de rituais e passatempos para encontrar a posição adequada que lhes permita se acomodar melhor. Tem quem use um travesseiro mais rígido, tem quem coloque almofada entre as pernas…

Espuma viscoelástica ou colchões de molas? Duro ou macio? Qual é a melhor opção? Na realidade, não existe uma fórmula exata que funcione da mesma forma para todos. Na verdade, a escolha do colchão e as posições mais adequadas dependem da sua condição física. Outros fatores de influência:

  • Congestão nasal: se estivermos com dificuldade para respirar devido a uma congestão nasal é adequado usar dois travesseiros grandes para que o corpo não fique totalmente na horizontal.
  • Refluxo gástrico: ao se deitar, a postura horizontal pode fazer com que os ácidos do estômago subam através do esôfago e nos dar a sensação de ardor e tosse seca. Uma ótima ideia é levantar a cama na parte da frente com algumas cunhas e se deitar sobre o lado esquerdo.
  • Dor nas costas: Para aliviar a lombar durante a noite podemos colocar um travesseiro debaixo das pernas. Tanto se dormimos de barriga para cima como se dormimos de lado, um travesseiro sob os joelhos redistribuirá o peso e vai nos ajudar a descansar melhor.

O jantar também influencia

Os alimentos que você ingere no jantar são decisivos para um descanso melhor ou não. Em primeiro lugar, há algumas coisas que devemos evitar: refrigerantes, café, chocolate e algumas infusões (chá, mate…).

É importante que o jantar seja leve e cedo. Basta dormir sem sentir fome. Caso contrário, o corpo tende a armazenar e transformar o jantar em gordura. Um jantar farto prejudica o fígado e, ao mesmo tempo, faz o estômago funcionar, causando uma sensação de peso.

Portanto, opte por alimentos vegetais (melhor cozidos do que crus à noite), proteínas magras e uma pequena quantidade de gorduras saudáveis ​​(ovo, peixe oleoso, abacate, nozes, etc.).

Corrija os maus hábitos

Evite usar o celular antes de dormir
Olhar constantemente para a tela de dispositivos eletrônicos pode ser contraproducente.

Existem maus hábitos que são feitos inconscientemente e dificultam um bom descanso. O Guia prático para pessoas que dormem mal, escrito por María Fernanda López, destaca o seguinte:

  • Ter um quarto onde a luz entre. Quanto maior a escuridão, melhor você vai dormir.
  • Assistir à TV ou usar dispositivos de tela clara antes de ir para a cama.
  • Certifique-se de que o quarto seja bem ventilado todos os dias e seja o mais aconchegante possível.
  • Pinte as paredes com tons suaves e claros. Cores pastel relaxam os olhos e proporcionam uma sensação de paz e tranquilidade, enquanto vermelhos e laranjas são muito energéticos.
  • Encontre um ambiente que não esteja sobrecarregado; tentando manter a ordem e a limpeza. Uma cama bem feita com lençóis perfumados irá oferecer qualidade e convidá-lo a desfrutar dessas horas de recuperação.

Aplique essas ideias e posições para dormir melhor

Com essas dicas e truques você pode desfrutar de um sono reparador que permite começar o dia com energia.

No entanto, se você sentir que não consegue dormir, apesar de seguir esses truques, é melhor consultar um especialista. Desta forma, você pode descartar quaisquer problemas de insônia. Lembre-se de que o mais importante é a saúde.

Pode interessar a você...
8 métodos que ajudam a combater transtornos do sono
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
8 métodos que ajudam a combater transtornos do sono

Felizmente, existem vários métodos naturais que, aplicados continuamente, ajudam a combater os transtornos do sono e alcançar um descanso adequado.



  • Chóliz, M. (1999). Ansiedad y trastornos del sueño. In Emociones y Salud. https://www.uv.es/=choliz/SuenoAnsiedad.pdf
  • Fundación Iberoamericana de Seguridad y Salud Ocupacional. (2012). Dormir bien para un mejor rendimiento en el trabajo. Dormir Bien Para Un Mejor Trabajo Mejora El Rendimiento.
  • López, M. F. (2018). Cómo dormir mejor: Guía práctica para mal dormidos. EDICIONES B.
  • Vera, A. (2010). Dormir Bien. Consejo Editorial de Educación Pública Del Royal College of Psychiatrists. https://doi.org/10.1517/13543784.7.5.803.