Por que durmo tão mal? Ideias e posições para dormir melhor

· 20 de setembro de 2018
A chave para dormir melhor é que nossas horas de sono sejam as mais restauradoras possíveis, por isso deveremos evitar tudo o que possa nos atrapalhar.

Uma das ações mais comuns e cotidianas como dormir pode se tornar um problema se algo nos impede de ter um bom descanso. Por este motivo, é importante conhecer as razões desse problema e descobrir algumas ideias e posições para dormir melhor.

Neste artigo, falaremos sobre como aproveitar ao máximo as horas de sono para começar o dia seguinte com energia e vitalidade. É essencial encontrar uma posição que se adapte às nossas necessidades e conhecer alguns fatores decisivos tais como, por exemplo, o quarto ou o que jantamos.

A importância de dormir bem

Mulher que conseguiu dormir melhor

O sono repara a energia que precisamos durante o dia. As horas de descanso e, acima de tudo, sua qualidade, agem como uma bateria em nosso organismo. A vitalidade com que começamos o dia e o desempenho, tanto físico como intelectual, dependem de como você dormiu.

O pensamento fica mais rápido e mais lúcido quando descansamos bem. Os níveis de estresse e ansiedade diminuem quando permitimos que a mente não se sobrecarregue pensando. Por esta razão, é necessário desligar e dedicar as horas necessárias para dormir. Descansar melhor não é uma questão de prazer ou preguiça. É tão necessário e importante quanto respirar ou se alimentar.

Além disso, com uma média de 7 horas de sono:

  • As células são oxigenadas e se regeneram.
  • Os olhos descansam da quantidade de luz que recebem durante o dia.
  • Favorecem o controle de doenças como a diabetes ou a hipertensão.
  • O corpo secreta melatonina e hormônio do crescimento.
  • Também ajuda ao coração e até melhora a coordenação física.

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Como dormir melhor?

Todos têm rituais e manias para encontrar a posição que nos permita nos acomodar melhor. Há quem use almofadas mais duras, quem coloque almofadas entre as pernas. Colchões de viscoelástico ou colchões de molas? Duro ou macio? Qual é a melhor opção? Na verdade não existe uma fórmula exata que funcione para todos de forma igual. A escolha do colchão e as posições mais adequadas dependem da nossa condição física.

  • Congestão nasal: Se estamos com dificuldade para respirar devido a uma congestão nasal é adequado usar duas almofadas grandes para que o corpo não fique totalmente na horizontal.
  • Refluxo gástrico: Ao se deitar, a postura horizontal pode fazer com que os ácidos do estômago subam através do esôfago e nos dar a sensação de ardor e tosse seca. Uma ótima ideia é levantar a cama na parte da frente com algumas cunhas e inclinar-se sobre o lado esquerdo.
  • Dor nas costas: Para aliviar a lombar durante a noite podemos colocar um travesseiro debaixo das pernas. Tanto se dormimos de barriga para cima como se dormimos de lado, um travesseiro sob os joelhos redistribuirá o peso e vai nos ajudar a descansar melhor.

O jantar também influencia

Alimentos que ajudam a dormir melhor

A comida do jantar é decisiva para descansar melhor. Primeiro, existem alguns alimentos irritantes tais como refrigerantes, café, chocolate e chá (chá, mate). É importante que o jantar seja leve e feito cedo. Basta irmos dormir sem a sensação de fome.

Caso contrário, o organismo tende a armazenar e transformar em gordura todo o jantar. Um jantar pesado prejudica nosso fígado e, ao mesmo tempo, faz o estômago funcionar dando uma sensação de peso. Portanto, devemos escolher alimentos vegetais (à noite, melhor cozidos ao invés de crus), proteína magra e uma pequena quantidade de gorduras saudáveis (ovo, peixe azul, abacate, frutos secos, etc.).

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Maus hábitos que devemos corrigir

Há muitos maus hábitos que mantemos inconscientemente e dificultam nosso descanso. Por exemplo, tem um quarto onde a luz entra. Quanto maior a escuridão, melhor descansaremos. Na mesma linha, outro mau hábito é assistir TV ou usar dispositivos com tela iluminada antes de irmos para a cama.

Temos de garantir que nosso quarto esteja bem ventilado diariamente e o mais confortável possível. Nós podemos pintar as paredes com tons suaves e claros. As cores pastel relaxam a vista e trazem uma sensação de paz e tranquilidade, enquanto os vermelhos e laranjas são muito enérgicos.

Finalmente, em termos de decoração, devemos procurar um ambiente que não seja sobrecarregado e tentar manter a ordem e a limpeza. Uma cama bem-feita com lençóis perfumados irá oferecer qualidade para nosso descanso e nos convidará para desfrutar dessas horas de recuperação.