Como dormir bem: 6 rotinas para um descanso adequado

Uma boa qualidade do sono é determinante para manter uma produtividade física e mental ideal. Felizmente, existem algumas rotinas saudáveis que ajudam você a dormir melhor.
Como dormir bem: 6 rotinas para um descanso adequado

Última atualização: 11 Janeiro, 2021

Embora muitas pessoas não deem importância, dormir bem é um dos hábitos essenciais para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Essa necessidade biológica é determinante para os processos físicos e mentais que afetam a saúde.

E se você ainda tiver dúvidas, só tem que se perguntar: como você se sente quando não dorme bem?

A National Sleep Foundation (NSF) fala sobre intervalos mínimos e máximos de horas de sono de acordo com a idade, lembrando que pessoas entre 26 e 64 anos devem dormir entre 6 e 9 horas. Reduzir esse tempo interfere em funções importantes do organismo.

Além disso, como consequência, podem se desenvolver vários problemas associados, como maior estresse, distúrbios do sono, dores e mal-estar. Portanto, é imprescindível a adoção de rotinas para facilitar um maior descanso e melhorar a qualidade do sono.

Como dormir bem

O estilo de vida moderno, a tecnologia e as ocupações profissionais são alguns dos fatores que repercutem de forma negativa no sono. Ainda que dormir bem seja recomendado para ter uma boa saúde, muitas pessoas reduzem seu período de descanso.

Consequentemente, muitos problemas relacionados ao sono aumentaram, o que, por sua vez, diminuiu a produtividade. Como evitar tais problemas?

1. Preparar um jantar leve

O consumo diário de um jantar leve ajuda para dormir bem e ter um descanso adequado. Muitas vezes, o estômago pesado impede a conciliação do sono, pois nos sentimos muito cheios.

Além disso, também é fundamental se alimentar pelo menos duas horas antes de se deitar, segundo o Dr. Alfonso Pérez, do Hospital Clínico de Barcelona.

2. Praticar yoga

Acredita-se que a yoga seja um dos métodos de relaxamento mais eficazes para melhorar a qualidade do sono.No entanto, não existem pesquisas conclusivas a respeito.

Por outro lado, sua prática regular tem mostrado outros benefícios à saúde, como melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos e melhorar o humor em pessoas com depressão e ansiedade, de acordo com esse estudo da Dra. Woodyard.

3. Cuidar do ambiente onde você dorme

Para dormir bem, é importante que o ambiente escolhido para descanso seja apropriado. Estar em um ambiente com barulho, temperaturas irregulares ou muita iluminação não vai ajudar. Portanto, é necessário preparar o quarto para que fique o mais confortável possível.

Além disso, devemos acabar com o hábito de usar o quarto como local de trabalho. Para que o cérebro não fique confuso e associe esse espaço com a atividade e o movimento, é recomendável usar o quarto apenas para dormir.

4. Evitar substâncias estimulantes

As exigências do estilo de vida atual fazem com que muitos enxerguem os produtos estimulantes como a melhor maneira de “energizar” o corpo. Embora seja verdade que muitos ajudem a combater as baixas de energia, seu consumo em excesso pode causar problemas de sono e riscos para a saúde.

A função desse tipo de substância é aumentar a excitação do sistema nervoso para prolongar o estado de alerta. Portanto, para dormir bem, é melhor evitar a ingestão de café, bebidas energéticas e outros estimulantes desde o meio da tarde.

5. Tomar um banho quente

Ironicamente, a sensação de cansaço que é produzida pelo dia cansativo de trabalho pode desencadear a insônia ou dificuldades na hora de dormir.

Portanto, para relaxar o corpo antes de ir para a cama, é ideal tomar um banho com água quente. Pode ser um momento muito agradável para não pensar nas preocupações do dia a dia.

Quer saber mais? Leia: Como podemos dormir melhor?

6. Ouvir uma música relaxante

Uma das melhores rotinas que facilitam o descanso é ouvir sons relaxantes em volumes baixos. Hoje em dia, é muito fácil encontrar melodias que acalmam a mente para adormecer com mais facilidade.

Você não tem conseguido dormir bem nas últimas noites? Sinta-se à vontade para incluir essas rotinas simples ao seu dia a dia. Embora dormir mal possa parecer “inofensivo” no início, com o passar do tempo pode levar a problemas que são mais difíceis de tratar.

Procure ajuda se a situação se arrastar

Em conclusão, para dormir bem, você pode se ajudar com esses 6 hábitos eficazes. No entanto, também queremos advertir que existem muitas causas para explicar as dificuldades e os problemas relacionados ao sono.

Portanto, caso não melhore, recomendamos ir ao médico para um diagnóstico adequado e, quando for o caso, realizar um tratamento específico.

Pode interessar a você...
7 problemas que passamos por não dormir bem
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
7 problemas que passamos por não dormir bem

Levando em consideração que muitos ignoram o problema, no seguinte artigo queremos revelar 7 das reações que não dormir bem pode provocar.