6 rotinas para descansar melhor

21 de junho de 2018
Ter uma boa qualidade de sono é crucial para manter uma ótima produtividade física e mental. Felizmente, existem algumas rotinas saudáveis que ajudam você a dormir melhor quando há dificuldades.

Embora muitas pessoas não deem importância, dormir bem é um dos hábitos essenciais para desfrutar de uma boa qualidade de vida. Essa necessidade biológica de todos os seres vivos é crucial para os processos físicos e mentais que afetam a saúde.

De fato, recomenda-se que todas as pessoas dediquem entre 7 e 8 horas de sono por dia, sem interrupções, já que é o momento certo para descansar melhor. Além disso, reduzir esse tempo interfere em funções importantes, já que assim o organismo é incapaz de cumpri-las.

Como consequência, podem se desenvolver dificuldades metabólicas, sonolência, perda de concentração e outras reações que afetam as tarefas diárias. Portanto, é essencial prestar atenção aos problemas do sono e adotar rotinas para dormir melhor.

As 6 melhores rotinas para descansar melhor

O estilo de vida moderno, tecnologia e ocupações são alguns dos fatores que influenciam a insônia. Ainda que seja recomendado dormir bem para ter uma boa saúde, muitas pessoas reduziram seu período de descanso.

O mais preocupante é que não se tenha prestado atenção suficiente ao problema, e algumas pessoa se acostumaram a dormir até a metade do tempo recomendado. Como resultado, muitos distúrbios que diminuem a produtividade aumentaram. Como evitar isso?

1. Prepare um jantar leve

O consumo diário de um jantar leve é uma das chaves para dormir bem e descansar melhor. Embora alguns ignorem, comer pratos muito pesados provoca refluxo ácido e outros desconfortos digestivos que afetam o repouso.

É muito importante deixar de lado as fontes de gorduras saturadas e processadas e optar por refeições leves à base de vegetais frescos, cereais integrais e carnes magras. Além disso, também é essencial comer pelo menos duas horas antes de ir para a cama.

2. Pratique Ioga

A Ioga é um dos métodos de relaxamento mais eficazes para melhorar a qualidade do sono. A prática regular diminui a sensação de fadiga muscular e os problemas emocionais associados à insônia. Quais outros benefícios ela fornece?

Além disso, é uma disciplina com muitas vantagens para a saúde, peso e estado mental. Devido aos efeitos que produz, permite fortalecer os músculos, melhorar a circulação e reduzir o estresse e a ansiedade.

Quer saber mais? Leia: Como podemos dormir melhor?

3. Cuidando do ambiente onde você dorme

Ter o quarto em ordem  é uma das rotinas para descansar melhor

Para dormir bem, é importante que o ambiente escolhido para descanso seja apropriado. Estar em um ambiente com barulho, temperaturas irregulares ou muita iluminação não vai ajudar. Portanto, é necessário preparar o quarto para que fique o mais confortável possível.

Além disso, devemos acabar com o hábito de usar o quarto para prolongar as atividades de trabalho ou lazer, para que o cérebro não fique confuso e consiga associar esse ambiente à hora de dormir. Todo o resto deve permanecer do lado de fora.

4. Evite substâncias estimulantes

As exigências do estilo de vida atual fazem com que muitos enxerguem os produtos estimulantes como a melhor maneira de “energizar” o corpo. Embora seja verdade que muitos ajudem a combater as baixas de energia, seu consumo em excesso pode causar problemas de sono e riscos para a saúde.

A função deste tipo de substância é aumentar a excitação do sistema nervoso para prolongar o estado de alerta. Portanto, para dormir bem, é melhor evitar a ingestão de café, bebidas energéticas e outros estimulantes desde o meio da tarde.

Não deixe de ler nossa informação complementar: Dicas para dormir melhor

5. Tome um banho quente

Tomar banho à noite é uma das rotinas para descansar melhor

Ironicamente, a sensação de cansaço que é produzida pelo dia cansativo de trabalho pode desencadear a insônia ou dificuldades na hora de dormir. Portanto, para relaxar o corpo antes de ir para a cama, é ideal tomar um banho com água quente.

Este tipo de temperatura tem um leve efeito terapêutico que ajuda a reduzir a tensão muscular e o estresse. Assim, impede que estes causem desconforto ao ir para a cama, induzindo o descanso.

6. Ouça uma música relaxante

Uma das melhores rotinas para descansar melhor quando há problemas para dormir é ouvir sons relaxantes em volume baixo. Hoje em dia é muito fácil encontrar melodias que proporcionam tranquilidade à mente para conseguir um bom sono.

Você não conseguiu dormir bem nas últimas noites? Não hesite em incorporar essas rotinas simples ao seu dia a dia. Embora uma noite mal dormida pareça “inofensiva” a princípio, com o tempo, pode causar problemas mais difíceis de tratar.

  • Nussbaumer-Ochsner, Y., & Bloch, K. E. (2013). Sleep. In High Altitude: Human Adaptation to Hypoxia. https://doi.org/10.1007/978-1-4614-8772-2_17
  • Halpern, J., Cohen, M., Kennedy, G., Reece, J., Cahan, C., & Baharav, A. (2014). Yoga for improving sleep quality and quality of life for older adults. Alternative Therapies in Health and Medicine. https://doi.org/10.1099/mic.0.025031-0
  • Schäfer, T., Sedlmeier, P., Städtler, C., & Huron, D. (2013). The psychological functions of music listening. Frontiers in Psychology. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00511
  • Naismith, S. L., Rogers, N. L., Hickie, I. B., MacKenzie, J., Norrie, L. M., & Lewis, S. J. G. (2010). Sleep well, think well: Sleep-wake disturbance in mild cognitive impairment. Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology. https://doi.org/10.1177/0891988710363710