6 dicas para ter uma boa noite de sono após um dia de trabalho

· 16 de julho de 2018
Para conseguir um sono tranquilo, é essencial saber como se desconectar das preocupações e tarefas do dia e tirar um tempo antes de dormir para relaxar.

Não há nada mais reconfortante do que ter uma boa noite de sono e acordar descansado. No entanto, isso não acontece com todas as pessoas. Todos nós devemos ter 7 horas de sono por dia para recuperar todas as energias gastas.

No entanto, existem pessoas que não conseguem dormir esse tempo recomendado e começam a sofrer de distúrbios de saúde. Esses distúrbios do sono são causados ​​pelo estresse, ansiedade, uso de medicação ou outros motivos. Hoje vamos falar sobre o sono de má qualidade após um dia duro de trabalho, e juntos procuraremos soluções para melhorar essas horas de descanso.

Tome nota de algumas dicas que te ajudarão a ter uma boa noite de sono.

6 conselhos para ter uma boa noite de sono após um dia de trabalho

1. Crie um hábito

A primeira coisa que temos que fazer para conseguir uma boa noite de sono é criar um hábito. Precisamos fazer isso escolhendo um horário fixo para dormir. Devemos estar na cama todos os dias neste mesmo horário. Provavelmente você terá que esperar entre 30 ou 40 minutos até o sono chegar.

O que vamos conseguir com isso é enviar ao nosso cérebro um sinal com o qual ele se acostumará todos os dias. Ele vai entender que essa será a hora de dormir. Devemos enfatizar que o horário deverá ser sempre o mesmo todos os dias.

Veja também: 5 técnicas para dormir melhor

Reunião de trabalho

2. Relaxamento

Há muitas formas de relaxamento, e uma delas é tirar alguns minutos para fazer exercícios respiratórios; inspire o ar pelo nariz e expire pela boca, repetindo esse procedimento por dez minutos. Desta forma, você estará eliminando toxinas carregadas de estresse e ansiedade da sua mente e corpo.

Além disso, você proporcionará harmonia à alma. Outro exercício que podemos colocar em prática é contar de forma regressiva a partir do cem. Entre cada número, faremos uma pausa e diremos para nós mesmos: “relaxe”.

Nós temos certeza de que você não vai perceber até que número chegou, porque quando você voltar à realidade, já será de manhã.

3. Aromaterapia

Esta é uma técnica milenar usada para a cura e o relaxamento. Os óleos aromáticos podem nos ajudar a conseguir uma boa noite de sono. Pegue um pouco de óleo com os dedos indicadores e passe atrás das orelhas, na região cervical e nas têmporas, fazendo uma ligeira massagem com os olhos fechados.

Com isso você entrará num estado de relaxamento e o sono logo chegará. Entre os óleos mais recomendados estão:

  • Camomila
  • Lavanda
  • Tangerina
  • Eucalipto

4. Um quarto harmônico

O quarto é o nosso templo e ali é o melhor lugar para descansar em nossa casa. Portanto, a arrumação desse espaço deve ser a mais harmoniosa possível. Assim, devemos ter uma ordem total, uma higiene impecável, e devemos evitar a entrada de luz e ruído. Para fazer isso, coloque cortinas grossas de pano ou blackouts nas janelas.

Isso deve ser feito para evitar a entrada de sons que possam perturbar nosso descanso. Se você não conseguir eliminar o ruído e a luz, coloque uma máscara hipoalergênica nos olhos e tampões nos ouvidos para conseguir uma solução rápida e eficaz.

5. Refeição leve

O jantar é a última refeição do dia, por isso recomendamos que seja muito leve e com poucas calorias. Se comermos grandes quantidades de alimentos à noite, nosso sistema digestivo ficará em atividade por mais tempo enquanto trabalha no processo da digestão.

Mulher comendo salada

Também não é aconselhável beber muito líquido. Caso faça isso, você pode acordar várias vezes para ir ao banheiro e isso interromperia o ciclo do sono repetidamente. Se quiser tomar algum líquido, opte pelo leite morno ou uma xícara de chá com um pouco de açúcar.

6. Paz interior

Para ter um sono tranquilo, devemos buscar a paz dentro de nós mesmos. Sabemos que o trabalho é nosso meio de vida e que também devemos dedicar tempo à nossa casa, família e amigos. No entanto, se formos para a cama com tudo isso em mente, além das atividades pendentes a serem feitas, dificilmente dormiremos.

É por isso que devemos ter tempo para relaxar e encontrar a paz interior. Assim, poderemos acordar no dia seguinte cheios de energia, com uma atitude positiva e prontos para encarar o mundo.