5 erros que você pode estar cometendo ao cuidar dos olhos

Ainda que no começo possa nos proporcionar uma sensação de alívio, esfregar os olhos com os dedos não é uma prática saudável, já que podemos inflamá-los ou contaminá-los com a sujeira das mãos.

Os olhos são uma parte muito importante do corpo de cada pessoa e, de fato, são fundamentais para seu desenvolvimento integral.

Ainda que não seja imprescindível para a vida, pois muitos carecem deste sentido por múltiplas causas, trata-se de uma parte essencial para aqueles que estão acostumados a usá-los desde o nascimento.

É importante deixar claro, já que quem sofre de cegueira total se adaptou à sua condição e inclusive desenvolveu melhor outras habilidades.

Porém, em geral, a maioria procura manter sua saúde visual em perfeitas condições pois, a final, é uma qualidade que oferece muitas vantagens para o crescimento e a formação física e mental.

O problema é que, assim como outros sistemas do corpo, muitos fatores podem deteriorá-los e derivar no desenvolvimento de diversas doenças.

Por essa razão é muito importante oferecê-los cuidados especiais e evitar alguns erros que, ainda que não sejam notados à princípio, podem causar danos.

Descubra-os!

1. Não usar óculos de sol

Mulher protegendo os olhos com óculos de sol

O uso de óculos de sol se transformou em um hábito necessário para a proteção da saúde visual.

Este artefato diminui o impacto negativo da radiação ultravioleta que o sol emite, o que está vinculada às alterações como cataratas, queimaduras da córnea ou pinguécula, dentre outros.

Estes raios UV são de um efeito acumulativo ao longo dos anosou seja, podem manifestar suas consequências depois de muito tempo desde a exposição inicial.

Portanto, é necessário se proteger o mais rápido possível e procurar as lentes da melhor qualidade.

2. Dormir com as lentes de contato

Existem algumas lentes de contato que não apresentam problema quando a pessoa dorme usando-as.

O problema é que a maioria das lentes não é apta para isso, já que impedem que a córnea receba a quantidade necessária de oxigênio, e podem chegar a causar edemas corneais e úlceras.

Também podem desenvolver infecções bacterianas ou virais, visto que podem ser contaminadas com algum microrganismo se não forem esterilizadas diariamente.

Por isso, ainda que sejam de uso prolongado, não é recomendável dormir com as lentes porque o risco de ter algum inconveniente visual aumenta de forma considerável.

O ideal é usar lentes com uma passagem de oxigênio alta e, claro, dar a elas os cuidados necessários para garantir sua desinfecção.

Leia também: Como ter olhos saudáveis?

3. Esfregar os olhos

Mulher esfregando os olhos

Esfregar os olhos é uma prática negativa que pode trazer consequências negativas como passar do tempo.

Apesar de proporcionar uma sensação de alívio quando sentimos coceira nos olhos, fazer isso causa inflamação e vários tipos de alergias.

Por outro lado, é preciso ter em conta que os dedos das mãos podem estar contaminados com germes daninhos, que podem encontrar nos olhos o ambiente perfeito para se proliferarem.

4. Se expor por tempo prolongado às telas

O uso excessivo de dispositivos eletrônicos como os tablets e os celulares está vinculado ao aumento de problemas visuais nos últimos anos.

Os olhos não são desenvolvidos para se sobrecarregarem com a luz que estes aparelhos emitem, principalmente porque a distância que os separa é muito curta.

Permanecer por longas horas em frente às telas gera um estresse visual e pode causar visão embaçada e dores de cabeça.

Além disso, o uso de luzes de led provoca alterações nos tecidos e pode influenciar no desenvolvimento de doenças.

Com a finalidade de evitá-los é aconselhável o uso moderado destes elementos e a prática diária de exercícios visuais.

5. Dormir com maquiagem

Mulher de olhos fechados

O mau costume de dormir com maquiagem no rosto não tem consequências negativas só para a saúde da pele, mas também pode causar incômodos nos olhos.

Os produtos químicos que a maquiagem contém causam alterações cutâneas, cravos, irritação nos olhos e terçol.

Visite também o artigo: Tratamentos naturais para combater o terçol

 

O lápis delineador e o rímel impedem que a região se oxigene de forma adequada e podem causar inflamação e olheiras.

Vale destacar que não é conveniente aplicar o lápis delineador na linha das pálpebras pela borda interna, visto que nesta área estão os orifícios de saída das glândulas de Miebomio, que representam uma capa da lágrima do olho.

Concluindo, ainda que pareçam inofensivas, as ações mencionadas aqui devem ser evitadas para não termos problemas com a saúde visual.

Além disso, é conveniente visitar com regularidade um especialista para detectar qualquer anomalia.

Imagem principal oferecida por © wikiHow.com

Recomendados para você