6 benefícios da música para a saúde

Para obter o máximo de benefícios da música, devemos escolher um estilo que nos agrade, ou aquilo que nosso corpo nos pede em cada momento, de acordo com o objetivo que buscamos.

Os benefícios da música para a saúde são inumeráveis. No entanto, hoje vamos descobrir os 6 mais relevantes e como eles beneficiam o corpo e a mente. Se você for apaixonado por esta atividade, seja praticando música ou apenas ouvindo, este artigo será de grande interesse para você.

Você pode ouvir música enquanto dirige ou quando se exercita. Além disso, você pode tocar um instrumento musical. Não importa que tipo de música você escute, os benefícios são para todos.

Vamos descobrir quais são eles.

1. A música te relaxa

Menino tocando música para a saúde

Um dos benefícios da música para a saúde é que ela consegue nos relaxar.

Quando você está passando por um grande período de estresse e a ansiedade o espreita em cada esquina, a música pode ser uma atividade para fugir e limpar sua mente. Essa evasão fará com que, por um momento, as preocupações se dissipem.

Ouvir música durante uma pausa no trabalho ou ao voltar do trabalho de carro é uma excelente maneira de relaxar a mente e o corpo.

Se você se conscientizar desse benefício, perceberá que não apenas sua mente deixa de pensar no que lhe causa estresse, mas que seu corpo começa a relaxar.

2. Aumenta o desempenho intelectual

Por que muitas pessoas estudam ouvindo música? Para alguns, isso é impensável, porque é considerado um método que distrai e impede que você se concentre no que precisa estudar.

No entanto, para muitas pessoas, o oposto também é verdadeiro. Talvez seja porque a música estimula o cérebro.

Quando ouvimos música, certas áreas do nosso cérebro são ativadas, que aumentam nossa concentração e melhoram tanto o aprendizado quanto a assimilação de informações.

Portanto, a música pode ser uma grande aliada dos estudos. Agora, talvez, uma música suave e reconfortante ajude mais do que uma que estimule a dança.

Complemente essa leitura com o seguinte texto: Musicoterapia para baixar a pressão arterial alta

3. Nos deixa felizes

Moça ouvindo música alegre

Outro benefício da música para a saúde é que ela aumenta a felicidade. A música ativa, que faz você dançar e um sorriso ser desenhado em seu rosto. Muitas pessoas colocam uma música para tocar todos os dias quando acordam, porque isso as ajuda a se levantar de melhor humor.

De alguma forma, ouvir música reduz nosso cansaço e nosso desânimo. Talvez seja por isso que a usamos para nos exercitar, acordar e nos animar quando estamos tristes.

É claro que, se ela é capaz de reduzir nossos níveis de estresse, é bem provável que depois de escutá-la, a gente sinta bom humor.

4. Nos ajuda a desabafar

Embora a música possa nos deixar mais felizes, a verdade é que às vezes recorremos a ela para nos afundar profundamente em nossa tristeza. Portanto, quando estamos passando por um momento ruim, muitas vezes tendemos a colocar músicas tristes que, em vez de melhorar a situação, pioram.

No entanto, isso tem um propósito e é isso que nos permite expulsar todas as nossas emoções. Nós choramos, gritamos, nos sentimos profundamente mal…

Uma vez que nos libertamos dessas emoções e as deixamos ir, nos sentiremos muito melhor e mais relaxados.

Continue lendo mais sobre a música nesse artigo: Qual é o efeito da música em nosso humor?

5. Reduz a pressão arterial

Homem ouvindo música para a saúde

Outro benefício da música para a saúde é que ela reduz a pressão arterial no caso de você sofrer com esse problema. Lembre-se de que a pressão alta pode torná-lo suscetível a ataques cardíacos, derrames, lesões oculares ou aneurismas.

  • Ouvir entre 15 e 30 minutos de música tranquila por dia ajudará a reduzir a pressão arterial.
  • Para que isso tenha efeito, você deve introduzir a música como um hábito. Lembre-se de que a música deve ser relaxante e silenciosa, como o som da chuva ou dos pássaros.

6. Ajuda pacientes com câncer

A música é uma grande ajuda para todos aqueles que sofrem de câncer.

Ela pode ajudar a melhorar o humor, assim como a autoestima, e eliminar a ansiedade e o estresse que você sofre devido à doença dolorosa pela qual está passando.

No entanto, a música também ajuda com algo muito importante: a dor. Como a música é capaz de fazer com que o cérebro liberte endorfinas, ajuda a diminuir a intensidade da dor. Algo que também é benéfico em caso de você sofrer de outras doenças, como enxaquecas, artrose ou outro desconforto físico.

Você é um amante da música? Já sentiu algum desses benefícios da música para a saúde? Nós encorajamos você a ouvir um pouco todos os dias, até mesmo antes de ir dormir; aquela que você mais gostar.

Nós temos certeza de que ela irá alegrar e relaxar você, permitindo que você durma ou enfrente o dia de uma maneira bem mais otimista.

Recomendados para você