Benefícios do café no café da manhã

· 25 de abril de 2015
Você é uma daquelas pessoas que não podem começar o dia sem uma xícara de café? Além de nos despertar e ativar, o café também pode nos ajudar a aliviar a dor de cabeça.

Você é uma daquelas pessoas que não podem começar o dia sem uma xícara de café? Então diremos que é algo saudável, desde que você saiba complementá-lo com os alimentos adequados. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água. Neste artigo, explicamos os benefícios do café no café da manhã.

Quais são os benefícios do café no café da manhã?

Muitas pessoas saem de casa com uma simples xícara de café. Este costume é algo muito negativo para a nossa saúde. Saímos pelas manhãs sem os nutrientes necessários e descompensamos nossa nutrição adequada.

Temos que ter em mente que o café da manhã é uma das refeições mais importantes para nosso corpo, se não o fizermos e se, por exemplo, chegarmos ao almoço com muita fome, a longo prazo isso pode nos fazer engordar.

O melhor é, sem dúvida, cumprir todas as refeições e ingerir as quantidades adequadas. Sem nunca esquecer a importância do café da manhã. Vejamos agora quais são benefícios do café nas primeiras horas do dia.

1. Nos desperta, melhora nossa atenção e nossa memória

Entre os benefícios do café está o fato de nos despertar

Não há nada melhor para nos despertar pelas manhãs. É o ativador ideal para as primeiras horas, capaz de limpar nossas mentes e nos dar a dose perfeita de cafeína. O café, além disso, possui a capacidade de eliminar em muitas pessoas a dor de cabeça. No entanto, em outros casos, pode atuar como ativador. Sendo assim, temos que saber em que momento tomá-lo para que possamos aproveitar ao máximo dos seus benefícios.

Outro dos benefícios do café é que é um bom estimulante do sistema nervoso central. Desta forma, devemos ir com cuidado nas doses que tomamos. Nunca tome mais que duas xícaras por dia. Quando dizemos xícaras, nos referimos a uma quantidade razoável de café.

2. Uma contribuição maravilhosa de antioxidantes

Um dos benefícios do café é sua ótima contribuição de antioxidantes

O café é uma bebida muito rica em antioxidantes. Fortalece muitas de nossas células e as protege dos radicais livres. Nos protege do dano oxidativo, sendo assim, tomá-lo pelas manhãs é, sem dúvidas, considerado como um ato medicinal que vale a pena seguir. Como curiosidade, o café verde é o mais rico em antioxidantes, e o que é melhor, nos ajudar a queimar gorduras. Lembre-se, é o café verde.

Leia também: Os 6 melhores antioxidantes naturais

3. Ajuda a proteger nossa flora bacteriana

O café ajuda a proteger nossa flora bacteriana

Uma xícara de café atua como um ótimo probiótico, capaz de cuidar da nossa flora bacteriana. Este efeito protetor regula nossas funções de um modo muito saudável, nos protegendo de muitas doenças.

4. O café é digestivo

Um dos benefícios do café é o fato de ser digestivo

Você pode não saber, mas outro dos benefícios do café é que estimula nossos sucos gástricos melhorando a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Por isso, é adequado tomá-lo, pelo menos, uma ou duas vezes por dia, deste modo, melhoraremos o trabalho do nosso estômago e cuidamos do intestino e de todo nosso sistema digestivo.

5. Um protetor do nosso fígado

O café ajuda a proteger o fígado

Há muitos estudos realizados à respeito dos efeitos do café sobre nossa saúde hepática; e os resultados são sempre esclarecedores. Cuidam das células do nosso fígado, evitando doenças como a cirrose e o fígado gorduroso. Portanto, lembre-se de nunca exagerar na dose ideal, que são até duas xícaras por dia.

Recomendamos a leitura deste artigo: Como cuidar do fígado com 5 remédios de origem natural

6. Cuidado com o que combina com seu café pela manhã

Cuidado com o que combina com seu café pela manhã

Para obter bons benefícios do café, devemos ter cuidado. A imagem do chamado café da manhã continental tem sido frequentemente vendida como uma das mais saudáveis ​​e conhecidas. Você conhece: um café, suco de laranja e torradas com manteiga. Os especialistas nos dizem que isso não é adequado.

Às vezes, combinar café com suco de laranja torna o café da manhã muito “ácido”. Ainda mais se o suco de laranja for um daqueles vendidos nos supermercados; não terá vitamina C nem antioxidantes. O mais saudável é o fresco e natural.

Então, o que é o mais adequado para combinar com o nosso café? Bem, o mais indicado, por exemplo, é começar o dia com um suco de limão com água morna. Uma hora depois de tomar isso, podemos tomar o café da manhã normalmente. Não inclua torradas e manteiga contendo gorduras e farinhas refinadas que tornariam seu café da manhã pouco saudável. 

O melhor é combiná-lo, por exemplo, com um pouco de aveia, um pouco de leite vegetal, algumas nozes e um pedaço de fruta, como uma pera ou uma maçã. A fruta deve ser sempre fresca. Não ingira doces, o excesso de açúcar também não é adequado.

Se, por exemplo, você quiser combinar seu café com um sanduíche pequeno, um ideal seria o pão de aveia.

Lembre-se, o café é bom para o seu café da manhã. Mas não é conveniente abusar dele durante todo o dia.

  • Alves, R. C., Casal, S., & Oliveira, B. (2009). Benefícios do café na saúde: Mito ou realidade? Quimica Nova. https://doi.org/10.1590/S0100-40422009000800031
  • César, L. A. M., Moretti, M. A., & Mioto, B. M. (2013). Pesquisas comprovam benefícios do café à saúde humana. Visão Agrícola.
  • Gotteland, M., & de Pablo V, S. (2007). ALGUNAS VERDADES SOBRE EL CAFÉ. Revista Chilena de Nutrición. https://doi.org/10.4067/S0717-75182007000200002