A banana não engorda! Conheça 10 benefícios que você pode obter ao comê-la

15 Setembro, 2020
A banana faz bem para a pele, para o sistema digestivo, para melhorar o humor, combater a anemia e, além de tudo isso, proporciona saciedade! Não há razões para excluir a banana da nossa dieta.

Durante anos acreditou-se que o consumo de banana causasse um aumento de peso porque se trata de uma das frutas com maior teor de calorias e açúcares.

No entanto, esta má fama ficou para trás, já que foi demonstrado que a banana é um alimento muito completo que, por sua riqueza nutricional, pode apoiar todo tipo de dieta.

Atualmente muitas pessoas estão incluindo a banana de forma regular em seus planos de alimentação, pois além de ser nutritiva, ela é versátil e aumenta a sensação de bem-estar.

Por isso, para que você não tenha medo de aproveitá-la em qualquer momento, a seguir iremos revelar 10 importantes benefícios que a banana pode nos oferecer.

1. A banana favorece a saúde digestiva

Saúde digestiva

Os especialistas informam que a banana contém uma quantidade importante de fibras, cujo efeito no organismo promove o movimento intestinal para combater a prisão de ventre. Claro, é importante que você as consuma quando estiverem maduras. Caso contrário, elas podem ter um efeito adstringente.

Sua ingestão atua como um remédio natural contra úlceras, pois neutraliza os ácidos e acalma as irritações. Eles também servem para proteger o sistema contra o ataque de certas bactérias que causam problemas gastrointestinais. No entanto, esses alimentos não devem substituir o tratamento farmacológico pertinente.

Seus fruto-oligossacarídeos atuam como um prebiótico, complemento que alimenta as bactérias benéficas no intestino e produz enzimas digestivas para uma absorção adequada de nutrientes.

Leia também: Como as frutas funcionam em relação à perda de peso

2. A banana fortalece os músculos

Graças ao seu alto teor de potássio, seu consumo contribui para fortalecer os músculos enquanto favorece a recuperação depois de uma sessão de treinos. Este conteúdo mineral ajuda a restaurar o equilíbrio eletrolítico.

3. Combata a fadiga comendo bananas

Combater a fadiga

A sensação de cansaço e fraqueza pode ser combatida com o consumo de banana. Ela é um revitalizador natural que aumenta os níveis de energia enquanto oferece nutrientes essenciais para o organismo.

A sua ingestão é muito apropriada para pessoas com magreza extrema ou com transtornos de saúde que causam o enfraquecimento físico.

4. É boa para a pressão arterial

Uma das razões que impede de controlar os níveis de pressão arterial é o excesso de sódio acumulado no organismo e a deficiência de potássio para eliminá-lo.

Felizmente, essa fruta fornece quantidades significativas deste último mineral. Tudo isso é benéfico para pacientes com hipertensão, de acordo com um artigo publicado na revista Nutrients. Apesar de tudo, a relação entre o consumo de potássio e a hipertensão deve continuar a ser estudada para se estabelecer evidências a esse respeito.

5. Reduz o risco cardiovascular

Coração

O controle da pressão não é o único benefício que a banana tem sobre o sistema cardiovascular.

As propriedades da banana ajudam a manter estável o ritmo cardíaco e, graças às suas fibras, regula os níveis de colesterol para impedir o endurecimento dos vasos sanguíneos.

De fato, o consumo regular de fibras está atualmente associado à melhora do perfil lipídico e à redução do risco cardiovascular, de acordo com a literatura científica.

6. Proporciona uma sensação de saciedade

Em vez de engordar, a banana apoia a dieta para perder peso. Isso se deve ao fato de que é um dos alimentos mais saciantes graças ao seu teor significativo de carboidratos e fibras.

Comê-la em momentos de ansiedade por comida é uma forma muito saudável de acalmar a fome por mais tempo.

7. Mantém a beleza da pele

As vitaminas e minerais da banana são muito bons para a pele. Embora sejam úteis com sua aplicação tópica em forma de máscaras, elas também podem nos beneficiar de dentro para fora através da ingestão.

As suas propriedades antioxidantes freiam o dano celular e contribuem para reparar os tecidos e evitar o surgimento precoce de rugas.

8. A banana combate a anemia

Combater a anemia

A banana tem um alto teor de ferro, mineral essencial para aumentar a produção de hemoglobina no sangue, fator determinante para enfrentar a anemia.

A absorção desse mineral é maximizada quando ele é ingerido juntamente com a vitamina C. Dessa forma, é benéfico comer bananas e laranjas.

9. Melhora o humor

Há quem diga que as bananas são melhores do que os medicamentos antidepressivos. Elas têm um sabor delicioso, não causam efeitos colaterais e oferecem benefícios a todo o corpo.

Seu triptofano, um tipo de aminoácido essencial, estimula a produção de serotonina no cérebro para:

  • Melhorar o humor.
  • Evitar a insônia.
  • Proporcionar uma sensação de bem-estar.

Na verdade, esse aminoácido é usado juntamente com a melatonina para melhorar a qualidade do sono, de acordo com um artigo publicado no The Journal of International Advanced Otology.

Recomendamos que você leia: Alimentos que ajudam a melhorar o seu humor

10. A banana beneficia o sistema nervoso

Tomar um chá de banana ou comer uma unidade desta fruta oferece ao organismo boas quantidades de vitaminas do grupo B, essencial para acalmar o sistema nervoso.

As bananas são boas fontes de nutrientes

Para concluir, você pode comer diversas unidades de banana durante a semana sem medo de ganhar peso. A melhor forma de consumi-la é crua, em sucos e vitaminas ou em saladas. Você também pode aproveitar as propriedades da sua casca para preparar uma infusão hidratante.

Anime-se a incluir a banana em seu plano de alimentação e comprove que ela é uma excelente aliada da sua saúde. Aproveite!

  • Christodoulides S., Dimidi E., Fragkos KC., Farmer AD., et al., Systematic review with meta analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopatihc constipation in adults. Aliment Pharmacol ther, 2016. 44 (2): 103-16.
  • Stone MS., Martyn L., Weaver CM., Potassium intake, bioavailability, hypertension and glucose control. Nutrients, 2016.
  • Kim Y., Je Y., Dietary fibre intake and mortality from cardiovascular disease and all cancers: a meta analysis of prospective cohort studies. Arch Cardiovasc Dis, 2016. 109 (1): 39-54.
  • Volpe AD., Lucia A., Pirozzi C., Pastore V., Comparative study between the use of melatonin and A solution with melatonin, tryptophan, and vitamin B6 as an inducer of spontaneous sleep in children during an auditory response test: an alternative to commonly used sedative drugs. J Int Adv Otol, 2017. 13 (1): 69-73.