A banana não engorda! Conheça 10 benefícios que você pode obter ao comê-la

3 de abril de 2016
A banana faz bem para a pele, para o sistema digestivo, para levantar o humor, combater a anemia e, além de tudo isso, proporciona saciedade! Não há razões para excluir a banana da nossa dieta.

Durante anos acreditou-se que o consumo de banana causasse um aumento de peso porque se trata de uma das frutas com maior teor de calorias e açúcares.

No entanto, esta má fama foi ficando para trás, já que foi demonstrado que a banana é um alimento muito completo que, por sua riqueza nutricional, pode apoiar todo tipo de dieta.

Atualmente muitas pessoas estão incluindo a banana de forma regular em seus planos de alimentação, pois além de ser nutritiva, ela é versátil e aumenta a sensação de bem-estar.

Também cabe destacar que seu preço no mercado é bastante econômico, e que elas podem ser encontradas em qualquer época do ano.

Por isso, para que você não tenha medo de comê-la em qualquer momento, a seguir iremos revelar 10 importantes benefícios que a banana pode nos oferecer.

1. A banana favorece a saúde digestiva

Saúde digestiva

A banana contém uma quantidade importante de fibras, cujo efeito no organismo promove o movimento intestinal para combater a prisão de ventre.

Seu consumo atua como um remédio natural contra úlceras, já que neutraliza os ácidos e acalma a irritação.

Esta fruta protege o sistema contra o ataque de certas bactérias que causam problemas gastrointestinais.

Seus fruto-oligossacarídeos atuam como um prebiótico, complemento que alimenta as bactérias benéficas no intestino e produz enzimas digestivas para uma absorção adequada de nutrientes.

2. Fortalece os músculos

Graças ao seu alto teor de potássio, seu consumo contribui para fortalecer os músculos enquanto favorece a recuperação depois de uma sessão de treinos.

Leia também: 3 remédios eficazes para tratar músculos doloridos

3. Combate a fadiga

Combater a fadiga

A sensação de cansaço e fraqueza pode ser combatida com o consumo de banana. Ela é um revitalizador natural que aumenta os níveis de energia enquanto oferece nutrientes essenciais para o organismo.

Sua ingestão é muito apropriada para pessoas com magreza extrema ou com transtornos de saúde que causam o enfraquecimento físico.

4. É boa para a pressão arterial

Uma das razões que impede de controlar os níveis de pressão arterial é o excesso de sódio acumulado no organismo e a deficiência de potássio para eliminá-lo.

Felizmente, esta fruta contém quantidades significativas deste último mineral, o que é muito benéfico para pacientes com hipertensão.

5. Reduz o risco cardiovascular

Coração

O controle da pressão não é o único benefício que a banana tem para o sistema cardiovascular.

As propriedades da banana ajudam a manter estável o ritmo cardíaco e, graças às suas fibras, regula os níveis de colesterol ruim para impedir o endurecimento dos vasos sanguíneos.

6. Proporciona uma sensação de saciedade

Em vez de engordar, a banana apoia a dieta para perder peso. Isso se deve ao fato de que é um dos alimentos mais saciantes graças ao seu teor significativo de carboidratos e fibras.

Comê-la em momentos de ansiedade por comida é uma forma muito saudável de acalmar a fome por mais tempo.

Descubra: Como controlar a ansiedade por comida?

7. Mantém a beleza da pele

As vitaminas e minerais da banana são muito boas para a pele. Embora sejam úteis com sua aplicação tópica em forma de máscaras, elas também podem nos beneficiar de dentro para fora através da ingestão.

Suas propriedades antioxidantes freiam o dano celular e contribuem para reparar os tecidos e evitar o surgimento precoce de rugas.

8. Combate a anemia

Combater a anemia

A banana tem um alto teor de ferro, mineral essencial para aumentar a produção de hemoglobina no sangue, fator determinante para enfrentar a anemia.

9. Melhora o humor

Há quem diga que a banana é melhor do que os medicamentos antidepressivos. Ela tem um sabor delicioso, não causa efeitos colaterais e oferece benefícios a todo o corpo.

Seu triptófano, um tipo de aminoácido essencial, estimula a produção de serotonina no cérebro para melhorar o humor, evitar a insônia e proporcionar uma sensação de bem-estar.

10. Beneficia o sistema nervoso

Tomar um chá de banana ou comer uma unidade desta fruta oferece ao organismo boas quantidades de vitamina B, essencial para acalmar o sistema nervoso.

Em conclusão, você pode se atrever a comer diversas unidades de banana durante a semana sem medo de ganhar peso.

A melhor forma de consumi-la é crua, em sucos e batidas ou em saladas. Você também pode aproveitar as propriedades da sua casca para preparar uma infusão medicinal.

Anime-se a incluir a banana em seu plano de alimentação e comprove que ela é uma excelente aliada da sua saúde. Aproveite!

  • Pereira, A., & Maraschin, M. (2015). Banana (Musa spp) from peel to pulp: Ethnopharmacology, source of bioactive compounds and its relevance for human health. Journal of Ethnopharmacology. https://doi.org/10.1016/j.jep.2014.11.008