Os incríveis usos da casca da banana

· 17 de março de 2016
A casca de banana pode nos ajudar a melhorar condições tanto internas quanto externas, além de eliminar as linhas de expressão e as rugas de forma eficaz.

Se soubéssemos todas as propriedades que a casca de banana e a de outras frutas e verduras têm, nunca mais as jogaríamos fora em nossas vidas!

Apesar de algumas delas serem comestíveis, outras não são, e então as descartamos sem pensar duas vezes. Sendo assim, contaremos neste artigo quais são os incríveis usos da casca da banana. Sem dúvida, a partir de agora você não vai mais querer se desfazer dela com tanta facilidade.

Valor nutritivo da casca da banana

Em primeiro lugar, ela é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Podemos usá-la em centenas de receitas e prepará-la de diversas maneiras, e costumamos gostar dela desde que somos crianças.

O que não sabemos é que a casca da banana é tão nutritiva quanto o seu interior: pois ela nos oferece ferro, potássio, e vitaminas B, C e K. Como se fosse pouco, também contém boas quantidades de manganês, fibras, antioxidantes e cobre.

Mas, atenção! Para que os efeitos da casca de banana sejam benéficos, recomendamos escolher frutas orgânicas para evitar introduzir no organismo substâncias tóxicas que são utilizadas em seu cultivo.

Propriedades e usos da casca da banana

Banana fatiada da casca de banana

Por todo este tempo você não soube quais eram os benefícios de utilizar a casca de banana. No entanto, quando você conhecer as suas principais propriedades, já não pensará mais em jogá-la no lixo.

Melhora a saúde intestinal

Se acaso você sofrer de prisão de ventre ou tiver problemas no intestino, a casca da banana irá proporcionar todas as fibras das quais você precisa. Sim, será preciso comê-la para obtê-las. No entanto, ela não é tóxica e nem irá fazer mal.

Com toda a certeza, você pode começar com uma pequena porção para testar. Por sua vez, ela ajudará a fazer com que você tenha uma melhor digestão e, assim, diga adeus ao “intestino lento”.

Leia também: Fatores que causam prisão de ventre

Reduz a dor de cabeça

Neste caso, trata-se de um remédio caseiro externo. Apoie o interior da casca na testa ou no local onde estiver sentindo dor e deixe-a ali durante vários minutos. Você pode prendê-la com uma fita adesiva para que não se mexa, por exemplo.

Deite-se e deixe que ela faça o seu trabalho.

Protege a visão

Para desfrutar desta propriedade, é preciso consumir a casca da banana. Ela melhora a saúde dos olhos, pois é rica em betacaroteno – o que dá a ela a sua cor característica. Além disso, a fruta com a casca é muito boa para proteger a retina devido ao teor de vitamina A.

Reduz o colesterol

Se os últimos exames de sangue indicaram que seus níveis de colesterol estão um pouco elevados, você deve começar a comer banana, e não apenas o interior da fruta!

A casca tem propriedades que limpam a gordura das artérias, e por isso também é recomendada para pessoas com hipertensão. O encarregado de fazer isso é o potássio.

Trata problemas na pele

Banana fatiada e casca de banana para serem consumidas

Você se machucou sem querer e tem como consequência um hematoma horrível? Então você pode aproveitar os benefícios da casca de banana.

Coloque a parte interna em contato com o hematoma, prenda com um curativo e, então, deixe agir durante todo o dia.

Por outro lado, se você sofrer de psoríase, recomendamos que use a casca de banana para acalmar o ressecamento e a coceira característicos desta condição. Sendo assim, esfregue a parte interna pela área que quiser tratar duas vezes ao dia.

No caso de ter acne, ela também pode ser de muita utilidade. Se acaso você tiver a pele inflamada ou irritada devido aos cravos e espinhas, esfregue a casca todas as noites, depois de lavar bem a área.

Remove rugas e verrugas

Um dos melhores remédios caseiros para dizer adeus às linhas de expressão é a casca de banana. No entanto, é preciso ser constante para que sejam obtidos resultados.

Todas as noites antes de dormir, passe a parte interna da casca na área afetada e deixe agir sem enxaguar. A derme ficará bem suave.

Se você tiver uma verruga que quer eliminar, escolha um exemplar da fruta cuja casca esteja verde ou ligeiramente amarela. As enzimas irão aniquilar esta protuberância desagradável e não doerá nada, pois a umidade da banana irá acalmar a dor.

Esfregue suavemente e repita quantas vezes for necessário até obter os resultados desejados.

Leia também: O significado das rugas faciais e como preveni-las

Melhora o humor

Mulher feliz por consumir casca de banana

A casca da banana tem uma boa quantidade de triptófano. Este aminoácido ajuda a promover a produção de serotonina, conhecida como “o hormônio da felicidade”.

O estado de ânimo é regulado por ela, e se estiver em níveis baixos, iremos enfrentar o mau humor, a depressão e a irritabilidade, por exemplo.

Com duas cascas de banana por dia, durante três dias consecutivos, você poderá aumentar a serotonina em seu corpo em até 16%.

Outros usos e aplicações

Além dos usos já mencionados da casca de banana, também podemos destacar os seguintes:

  • Acalma os incômodos causados pelas picadas de insetos (como mosquitos e formigas, por exemplo);
  • Branqueia os dentes;
  • Elimina cicatrizes da pele;
  • Elimina as manchas na pele;
  • Fortalece os ossos;
  • Permite uma maior absorção de cálcio;
  • Lustra os sapatos e lhes dá brilho;
  • Permite polir os talheres de prata;
  • Melhora as características do adubo;
  • Fertiliza as plantas;
  • Repele as pragas no jardim;
  • Atrai as borboletas;
  • Extrai as farpas presas na pele;
  • Dá brilho às folhas das plantas;
  • Prende traças dentro de casa;
  • Permite conservar os sucos da carne quando a mesma é cozida.
  • Zhang, P., Whistler, R. L., BeMiller, J. N. and Hamaker, B. R. 2005. Banana starch:
    production, physicochemical properties, and digestibility – a review. Carbohydrate
    Polymers. 59: 443–458.
  • Sulaiman, S., Yusoff, N., Eldeen, I., Seow, E., Sajak, A., Supriatno, and Ooi, K. 2011.
    Correlation between total phenolic and mineral contents with antioxidant activity of eight
    Malaysian bananas (Musa sp.). Journal of Food Composition and Analysis. 24(1): 1-10.
  • González, R., Lobo, M., and González, M.2010. Antioxidant activity in banana peel
    extracts: Testing extraction conditions and related bioactive compounds. Food
    Chemistry. 119(3): 1030-1039.