O significado das rugas faciais e como preveni-las

O que são rugas faciais ou linhas de expressão e como preveni-las? Muitos fatores contribuem para marcar as linhas no rosto. Neste artigo, mostramos o seu significado e as formas de prevenção com remédios e alimentos naturais.

O rosto é um reflexo da alma e as rugas faciais também são um sinal do funcionamento do nosso organismo, tanto de nossas emoções como do enfraquecimento pontual ou crônico dos órgãos. Por esta razão, as marcas que aparecem não são apenas culpa da idade ou da passagem do tempo, mas podem indicar algo que devemos melhorar em nós mesmos.

Neste artigo, vamos falar sobre o significado das rugas faciais mais frequentes, além da forma como podemos preveni-las e reduzi-las com remédios naturais, alimentos saudáveis ​​e conselhos para melhorar seus hábitos de vida.

Pés de galinha

Rugas faciais nos olhos

Estas rugas aparecem nos extremos dos olhos sob a forma de linhas horizontais que se dirigem ao templo e que são acentuadas quando rimos ou contraímos os olhos. Embora elas também possam ser marcas de expressão em pessoas muito alegres, os pés de galinha costumam ser um sintoma de uma fraqueza do fígado

Em muitos casos, costumam estar associadas a certos problemas de visão, que também estão relacionados à função hepática.

Para prevenir e suavizar essas rugas, podemos seguir as seguintes dicas:

  • Evite o consumo de açúcares e gorduras não saudáveis, tais como: embutidos, margarinas, pastelarias industriais, frituras, etc.
  • Faça jantares leves e coma bastante cedo, de modo que, quando vai para a cama, já tenha feito a digestão.
  • Tome infusões medicinais e suplementos com base em boldo, cardo mariano, açafrão, alcachofra ou dente de leão.
  • Combata o estresse e as emoções negativas, como a raiva.

Veja também: Remédio surpreendente para eliminar as rugas de maneira natural

Bolsas sob os olhos

Muitas pessoas sofrem de bolsas sob os olhos, um inchaço que nos dá um olhar triste, cansado e envelhecido. Embora existam operações de cirurgia estética que possam eliminar essas marcas antiestéticas, também podemos evitá-las a tempo ou reduzi-las quando começam a aparecer se cuidarmos da saúde de nossos rins, que são responsáveis ​​pelo equilíbrio de fluidos:

  • Beba pelo menos um litro e meio de água todos os dias, dividida em várias doses, em jejum e sempre fora das refeições.
  • Evite o consumo excessivo de sal e opte sempre pelo sal marinho ou pelo sal dos Himalaias.
  • Consuma frutas e vegetais crus todos os dias em: sucos, sopas frias e saladas, que são ricas em água e potássio.
  • Aplique calor na área dos rins (meio das costas) com sacos de água ou mantas elétricas.
  • Tome suplementos de vitamina C.

Rugas na testa

Rugas faciais na testa

As rugas faciais que aparecem na testa como linhas horizontais que vão quase de lado a lado são o reflexo das preocupações do dia-a-dia, ou seja, elas têm uma origem emocional. 

Por esta razão, a solução envolve uma mudança no nosso modo de ser, com uma atitude mais positiva e decisiva que nos ajuda a resolver os problemas sem angústia. Não quer dizer que tenha de deixar de se preocupar, mas mudar a forma como lida com os problemas que surgem.

Podemos encontrar um suporte emocional nos Florais de Bach, que são essências naturais que nos ajudam a encontrar um equilíbrio psicológico sem qualquer efeito secundário ou risco de dependência. Podemos tomá-los a qualquer idade e em qualquer momento, pois não têm contraindicações. No entanto, recomendamos ir a um terapeuta floral para diagnosticar os florais mais adequados para você.

Recomendamos que você leia: Como usar aloe vera para reduzir as rugas

Rugas abaixo do nariz

Rugas faciais na boca

As rugas verticais que começam em ambos os lados do nariz e descem para o exterior dos lábios são um reflexo do mau funcionamento intestinal. Em muitos casos, pode haver uma melhoria ou um agravamento rápido devido a crises intestinais específicas como, por exemplo, constipação.

Para eliminar essas rugas, siga essas dicas:

  • Deve ter uma dieta equilibrada, rica em vegetais e grãos integrais, uma vez que esses alimentos fornecerão a quantidade de fibra que nosso intestino precisa.
  • Ao aumentar o consumo de fibras, também devemos estar conscientes da necessidade de beber água para facilitar a assimilação da mesma, pois, de outra forma, poderíamos agravar a situação.
  • Consuma sementes de chia e de linhaça, deixadas em água algumas horas antes.
  • kuzu é um excelente remédio para regular qualquer transtorno intestinal.
  • Agar agar também contribui para o equilíbrio do intestino.
  • Em casos específicos, podemos fazer enemas
  • Exercitar-se e evitar um estilo de vida sedentário também é essencial para um intestino saudável.
Recomendados para você