Deficiência de cálcio: 9 sinais do corpo

· 2 de janeiro de 2016
Além das fraturas ósseas ou dos problemas dentais, a queda do cabelo, assim como a pele ressecada ou as unhas quebradiças, podem estar relacionados com o déficit de cálcio no organismo

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano. Ele está presente em maiores quantidades nos ossos e nos dentes.

Entretanto, também é encontrado em quantidades significativas no sangue, nos neurônios e demais tecidos.

Estima-se que 70% do sistema ósseo é composto por este mineral que também desempenha um papel fundamental na saúde do sistema nervoso e das células de todo organismo.

De fato, foi comprovado que o cálcio participa na coagulação do sangue e regula o ritmo cardíaco.

Além disso, também permite o relaxamento e a contração dos músculos.

Por desempenhar funções tão importantes para o corpo, não é de estranhar que sua carência possa causar patologias crônicas.

Por exemplo, osteoporose, problemas articulares e, inclusive, cardiovasculares.

Para descobrir se você está com deficiência de cálcio, basta considerar alguns sinais que o corpo envia por meio de alguns sintomas.

Tais sinais parecem não ter nenhum tipo de relação com os ossos mas, sem dúvida, ocorrem devido à ausência desse mineral.

9 sinais de deficiência de cálcio no corpo

1. Cãibras musculares

As cãibras podem ser resultado de uma sobrecarga de tarefas sobre o músculo ou a carência de potássio.

Entretanto, quando aparecem com frequência, e principalmente depois de realizar movimentos cotidianos, podem ser um indício de deficiência de cálcio nos ossos.

Se a dor aparecer nas coxas, panturrilhas e braços, considere aumentar o consumo desse mineral em sua dieta.

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2. Insônia

Muitos dos transtornos do sono que aparecem com regularidade são resultado de uma diminuição nos níveis de cálcio.

A insônia ou as interrupções do sono constantes estão indicando que o organismo precisa de um pouco mais desse nutriente.

3. Problemas nos dentes

deficiência de cálcio

Como mencionamos anteriormente, os dentes têm um alto teor de cálcio em sua estrutura.

Portanto, uma diminuição desse mineral no organismo também afeta sua saúde de forma direta.

Cáries ou outras infecções dentais, assim como coloração amarelada ou fragilidade são sintomas que claramente indicam esse tipo de deficiência no organismo.

4. Pele seca e unhas frágeis

Para participar na regeneração celular, o cálcio desempenha um papel importante na restauração da pele e das unhas.

Quando não há quantidades suficientes, é comum que ocorram problemas como ressecamento e rachaduras na pele. No caso das unhas, elas ficam quebradiças.

5. Transtornos capilares

O ressecamento, a queda e a fragilidade no cabelo são provas suficientes para considerar que há deficiência de nutrientes importantes no corpo.

Ainda que esses transtornos possam ocorrer por muitas razões, sem dúvida, nunca é demais pensar que é preciso melhorar a alimentação.

6. Dor nas articulações e nos ossos

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A dor que ocorre nas articulações e nos ossos tende a alertar sobre doenças crônicas como a artrite e a artrose.

Entretanto, também pode ocorrer devido a uma fratura ou à perda de densidade óssea por ausência de cálcio.

7. Pressão arterial alta

Muitos minerais participam da regulação da pressão arterial. O cálcio é um dos responsáveis por mantê-la sob controle.

Por isso, um desequilíbrio desse mineral no organismo pode causar hipertensão.

8. Dores menstruais

Ainda que as dores menstruais, ou a chamada síndrome pré-menstrual, possam variar de mulher para mulher e ocorrer devido às mudanças hormonais, em alguns casos pode ter alguma relação com a quantidade de cálcio presente no organismo.

Foi demonstrado que um índice adequado de cálcio no sangue pode contribuir para diminuir os episódios de dor e inchaço abdominal, retenção de líquidos, ansiedade e depressão.

Se você for uma mulher que passa por esse período sem dor alguma, mas de repente começou a observar mudanças, considere que talvez seus níveis de cálcio estejam diminuindo.

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9. Fraturas nos ossos
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Por causar perda da densidade óssea, a carência de cálcio nos ossos pode originar fraturas ou torções nos tendões.

Por ser essencial para conservar os ossos fortes, uma deficiência representa um alto perigo para sua saúde e, certamente, pode ser a causa de doenças como a osteoporose.

Depois de ler isso, se você considerar que está com deficiência de cálcionão deixe de consultar um médico para receber o tratamento adequado.

Em geral, você pode aumentar o consumo de alimentos que contém esse mineral, tais como, por exemplo:

  • Frutos secos
  • Laticínios
  • Brócolis
  • Couve
  • Repolho
  • Suco de espinafre
  • Suco de laranja
  • Leite de arroz
  • Peixe
  • Ovos

Além disso, também é possível absorver cálcio por meio do consumo de suplementos.

Entretanto, ainda é mais conveniente que a ingestão seja de origem natural para que você receba os benefícios adicionais.