6 alimentos com mais potássio do que a banana

12 Dezembro, 2019
Embora a banana seja um alimento popular devido ao seu alto teor de potássio, existem outras alternativas que fornecem mais doses desse importante mineral. Você os conhece? Descubra 6 opções.
 

Certamente, quando te dizem que você tem pouco potássio no organismo ou que precisa ingeri-lo em maior quantidade, a primeira coisa que pensa é que é preciso comer mais banana. Bem, temos ótimas notícias para você. Existem alimentos que contêm mais potássio do que a banana, então nem sempre será necessário optar por ela.

O potássio é um mineral que está nas células e que o corpo precisa para funcionar normalmente. Ele ajuda os músculos, o sistema nervoso e também o coração a ter um ritmo saudável. Nos adultos mais velhos, fortalece os ossos.

Por que o potássio é importante na dieta?

Ele desempenha várias funções que são vitais no organismo. Talvez a mais importante seja ajudar a regular a presença de sal no corpo. Também desempenha um fator fundamental na recuperação muscular de atletas. É por isso que muitos comem banana quando terminam de se exercitar.

Por ser tão importante, você sempre deve ingerir a quantidade diária deste mineral que o corpo precisa, pois, a perda desse mineral também leva a complicações de saúde, o que apenas pioraria nosso estilo de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o corpo precisa de cerca de 3100 mg de potássio por dia para funcionar perfeitamente.

O que acontece se houver uma deficiência desse mineral?

A descompensação de seus níveis pode afetar o sistema nervoso. Além disso, também pode interromper a comunicação com as células musculares no sistema digestivo, no coração e em outros músculos.

 

A maior parte do potássio que se encontra no organismo, está nas células. Portanto, a deficiência de potássio ou hipocalemia pode ter consequências sérias. Alguns sintomas da falta desse mineral podem incluir:

  • Cansaço e fraqueza
  • Batimentos irregulares
  • Pressão arterial alta
  • Cãibras

Leia também: 4 sinais da deficiência de potássio

Alimentos com mais potássio do que a banana

1. Batata doce, rica em potássio

A batata doce fornece 542 miligramas de potássio para cada 100 gramas. Além disso, é uma excelente fonte de vitamina C, que é um nutriente essencial para fortalecer as defesas, formar ossos e dentes e realizar uma boa digestão. Como se isso não bastasse, a batata doce também contém quantidades significativas de ferro e magnésio. Como você pode ver, a batata doce é um superalimento.

2. Vegetais de folhas verdes

vegetais de folhas verdes podem conter mais potássio do que a banana

A acelga é um dos vegetais sazonais que, a cada 100 gramas, oferece 380 mg de potássio, um pouco mais do que a banana que fornece 370 mg na mesma quantidade de alimento.

Podemos usá-la em uma variedade de receitas e podemos ingerir facilmente uma porção de 200 gramas de acelga para adicionar mais desse mineral à dieta.

 

Por outro lado, o espinafre contém cerca de 560 mg desse rico mineral, também é uma alta fonte de ferro e clorofila que mantém o sistema imunológico excelente. O espinafre é um dos vegetais mais poderosos que existem. Comê-lo regularmente fará com que seu sistema imunológico esteja sempre bem. Você pode fazer saladas, massas, cremes e muitas combinações com outros vegetais.

3. O abacate também contém muito potássio

Este alimento fornece 487 mg de potássio para cada 100 gramas. Além disso, é uma ótima fonte de gorduras saudáveis. Essa qualidade o torna um alimento ideal para preservar a saúde do coração e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer. Então, quando tiver a chance, aproveite esta fruta em suas saladas ou prepare um delicioso guacamole.

4. Iogurte

Quebre a monotonia de suas manhãs com um bom copo de iogurte. Ele lhe dará 579 mg de potássio. Por outro lado, o consumo de iogurte é recomendado para favorecer a digestão e evitar o mau hálito. Graças a ele, você pode ter ossos mais fortes e ser mais resistente a qualquer tipo de doença.

iogurte para obter potássio

5. Feijão

O feijão branco também tem muito potássio. Têm 400 mg em sua composição. Possui um ótimo sabor e você pode combiná-lo com vários alimentos. Ideal para o almoço, já que te garantirá uma boa ingestão de vitaminas.

 

Também pode te interessar: 10 frutas ricas em potássio

6. Salmão

Os peixes têm uma boa concentração de potássio, mas o salmão se destaca dos demais. Um salmão oferece cerca de 460 mg deste mineral. Além disso, ele é pobre em gordura e rico em Ômega 3, é ideal para almoço ou jantar.

Como podemos ver, para atingir a ingesta recomendada de potássio de 3100 mg por dia, podemos não apenas recorrer às bananas, mas a muitos outros alimentos que oferecem esse mineral. Você já experimentou? Atreva-se a aumentar seu consumo na dieta.

 
  • Falkner B., Does potassium deficiency contribute to hypertension in children and adolescents? Curr Hypertens Rep, 2017.
  • Tejada Cifuentes F., Alteraciones del equilibrio del potasio: hipopotasemia. Rev Clin Med Fam, 2008.