Iogurte desnatado, vantagens de consumi-lo durante a dieta

· 2 de fevereiro de 2019
O iogurte desnatado é extremamente benéfico quando durante uma dieta.  Aqui vamos lhe dizer as razões.

O iogurte é obtido a partir da fermentação bacteriana da lactose. Ao fazermos uma dieta, um dos alimentos essenciais e mais recomendados é o iogurte desnatado. No entanto, você pode não saber quais são os seus benefícios.

Por isso aqui vamos dizer-lhe as vantagens de consumi-lo durante a dieta. Você descobrirá que existem excelentes razões para seguir esta recomendação. No entanto, certifique-se de que seja de boa qualidade.

1. Acelera o metabolismo

Iogurte desnatado acelera o metabolismo

Certamente, uma das causas do excesso de peso é ter um metabolismo lento. O iogurte desnatado acelera o metabolismo e ativa a flora intestinal com o seu alto teor de probióticos.

Isso faz com que ele seja um excelente aliado para pessoas que sofrem de constipação, e aquelas que desejam desintoxicar seu organismo. Se você se enquadra nesses casos, comece o dia com uma porção desse alimento, e notará a diferença em muito pouco tempo.

Sem dúvida, se você quiser aumentar o seu efeito, combine o iogurte com alimentos que facilitem o trânsito intestinal. Duas boas opções são a papaia e a aveia.

2.Tem alto teor de proteína

O iogurte desnatado se destaca pelo alto teor de proteína, mesmo quando comparado ao iogurte integral. Em média, este fornece 4,3 gramas de proteína por cada 100 ml.

Além disso, as proteínas são essenciais durante a dieta para obter a quantidade necessária de aminoácidos em nosso organismo. Você deve consumir proteína diariamente, para aumentar sua massa muscular e reduzir o acúmulo de gorduras. No entanto, a quantidade certa de proteína depende de diferentes fatores, como o sexo, a idade, e a atividade física realizada.

Veja também: Máscara de iogurte e mel: conheça seus benefícios para a pele e o cabelo

3. Reduz a possibilidade de sofrer doenças respiratórias

O iogurte desnatado também nos protege das incômodas doenças respiratórias. Estudos recentes, realizados em pessoas de idade média e avançada, apontam que os probióticos do iogurte nos protegem de doenças respiratórias agudas.

Basta ingerir 300 ml de iogurte por dia para que os probióticos influenciem na proteína sérica, as hemoglobinas e os linfócitos T. No total, pode reduzir em até 55% a probabilidade de sofrer de alguma doença do trato respiratório superior.

Por isso, além de cuidar do seu peso, o iogurte desnatado aumentará sua resposta imunológica a doenças como a gripe.

4. Fornece mais nutrientes do que qualquer outro tipo de produto lácteo

Iogurte desnatado fornece mais nutrientes do que qualquer outro tipo de produto lácteo

Embora o iogurte desnatado faça parte dos produtos lácteos, vários estudos mostraram que ele fornece mais nutrientes do que outros alimentos do seu grupo.

Ele fornece uma grande quantidade de vitaminas, B2 e B12, cálcio, potássio, magnésio, entre outros micronutrientes. Por exemplo, nos fornece 50% a mais de potássio, cálcio e magnésio, em comparação com o leite com baixo teor de gordura.

5. O iogurte desnatado tem propriedades antioxidantes

Se você tomou a decisão de fazer dieta, é porque se preocupa com sua saúde e aparência física. No entanto, dia a dia nos expomos a diferentes fatores que podem afetar nossa saúde. Um deles são os radicais livres que podem causar doenças degenerativas graves, e envelhecimento precoce.

Quando seu organismo se depara com a oxidação, as mitocôndrias ativam seus antioxidantes para proteger você. Quando não conta com os antioxidantes necessários, ocorre um fenômeno conhecido como estresse oxidativo. Isso significa que este não terá energia suficiente para poder funcionar adequadamente. Um efeito comum disso, é que o metabolismo fica lento e dificulta seus esforços para perder peso.

Por isso você deve procurar alternativas que protejam seu corpo e sua saúde. Durante o ano de 2017 foram realizados estudos que comprovaram a eficácia do iogurte desnatado para defender nosso organismo da oxidação. O iogurte contém vários pedidos bioativos, derivados do processo de fermentação, que são excelentes antioxidantes naturais.

Esse benefício se potencializa ao adicionar algumas frutas, fornecendo ascorbato, carotenoides, tecoferois, e compostos fenólicos que contribuem para a capacidade antioxidante total do iogurte.

Você poderia estar interessado: Tratamento caseiro de iogurte e vinagre para remover os calos dos pés

6. É uma excelente sobremesa

Sem dúvida, é muito comum que as dietas excluam qualquer tipo de sobremesa. Isso geralmente é um pesadelo para aqueles que experimentam desejos de alimentos doces após as refeições. No entanto, você pode encontrar o iogurte em uma grande variedade de sabores, ou combiná-lo com frutas.

Então, aproveite essa diversidade para suprir esse desejo, e evite cair na tentação de comer alimentos altamente calóricos.

 

  • Salvador, A., & Fiszman, S. M. (2010). Textural and Sensory Characteristics of Whole and Skimmed Flavored Set-Type Yogurt During Long Storage. Journal of Dairy Science. https://doi.org/10.3168/jds.s0022-0302(04)73544-4
  • Xavier, A. A. O., Mercadante, A. Z., Garrido-Fernández, J., & Pérez-Gálvez, A. (2014). Fat content affects bioaccessibility and efficiency of enzymatic hydrolysis of lutein esters added to milk and yogurt. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.06.016
  • González-Sálamo, J., Socas-Rodríguez, B., Hernández-Borges, J., & Rodríguez-Delgado, M. Á. (2017). Core-shell poly(dopamine) magnetic nanoparticles for the extraction of estrogenic mycotoxins from milk and yogurt prior to LC–MS analysis. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2016.07.154