Como detectar o princípio da doença de Alzheimer

O Alzheimer é uma doença que afeta a função cerebral. Isso, por sua vez, afeta a memória e o comportamento da pessoa que sofre com isso. Diremos aqui quais são os sintomas mais comuns de detecção.
Como detectar o princípio da doença de Alzheimer

Última atualização: 17 Fevereiro, 2021

Alzheimer é a causa mais comum de demência e é caracterizado pela degeneração das células cerebrais. Isso causa perda de memória e afeta o comportamento, o pensamento e as relações sociais da pessoa doente. Agora, como detectar o principio da doença de Alzheimer?

A importância do diagnóstico precoce é que, embora a doença não tenha cura, o médico pode prescrever medicamentos para controlar o seu desenvolvimento e aliviar alguns sintomas. Dessa forma, a pessoa não perderá tanta qualidade de vida.

Detectar o princípio da doença de Alzheimer, é possível?

O Alzheimer é uma doença que se agrava com o passar do tempo e, por isso, apresenta diferentes estágios de desenvolvimento.

Inicialmente, a pessoa pode perder a capacidade de se comunicar verbalmenteEla também pode perder o fio da conversa e ter dificuldade em acompanhar os argumentos, tanto dela quanto do interlocutor. Por outro lado, o paciente, além de ter dificuldade em aprender novas ações ou tarefas, pode perder energia e se sentir exausto.

Veja também: Aprenda a reconhecer os 10 principais sintomas da doença de Alzheimer

Esses sintomas não são fáceis de reconhecer e, na maioria das vezes, podem ser confundidos com o processo normal de envelhecimento.

Assim, embora existam alguns indícios sobre o aparecimento desta doença, ainda não existem evidências conclusivas. O que se observa é o aparecimento de alguns sintomas, como os já mencionados. Se forem recorrentes, recomenda-se ir imediatamente a um especialista para melhor analisá-los.

O neurologista fica encarregado de confirmar se é devido à doença e, se for, pode controlar e retardar seu desenvolvimento.

Quais são os sintomas mais comuns do princípio da doença de Alzheimer?

De acordo com uma publicação da Alzheimer’s Association, esses são os sintomas mais comuns e, portanto, os mais fáceis de identificar.

Perda de memória recente

 

Área do cérebro afetara pelo Alzheimer

Um sintoma recorrente do princípio da doença de Alzheimer é a perda de memória recente. Nesse caso, a pessoa não se lembra do que disse há pouco tempo ou pergunta repetidamente a mesma coisa. Além disso, elas tendem a esquecer onde deixaram alguns objetos. No entanto, os pacientes podem se lembrar de eventos mais distantes no tempo.

Perda do sentido de espaço e tempo

As pessoas que sofrem desta doença podem esquecer as datas e outras referências, como as estações do ano ou acontecimentos importantes. Por isso, uma pessoa com a doença de Alzheimer pode facilmente se perder, pois pode facilmente esquecer como chegou a um determinado lugar e para onde voltar.

Complicações no raciocínio

O raciocínio sequencial também é alterado. Portanto, os pacientes têm dificuldade em resolver problemas com números ou manter as coisas em ordem, como cozinhar.

Limitações no cumprimento das atividades normais

Muitas vezes, as pessoas com o princípio da doença de Alzheimer encontram limitações na realização das atividades diárias. Isso também pode influenciar seu humor. Alguns exemplos são: dificuldade para tomar banho, se locomover, etc.

Transtornos de humor

As doenças degenerativas geralmente afetam o humor da pessoa. Por esse motivo, os transtornos depressivos e os devaneio são comuns. Além disso, podem estar presentes traços de ansiedade ou irritabilidade. Normalmente, a personalidade do paciente muda. Isso também afeta diretamente seus entes queridos.

Confusões com imagens e objetos

Alterações no campo visual também são comuns. Em estágios iniciais, esse sintoma pode ser confundido com problemas de visão, uma vez que as complicações ocorrem em diferentes áreas, como na leitura, reconhecimento da distância entre dois objetos ou dificuldade em perceber cores.

Perda de competência para o uso da linguagem

Mulher idosa com doença de Alzheimer

Existem dificuldades em articular palavras de forma coerente e muitas vezes surge muita confusão. Um comportamento comum em pessoas com Alzheimer é interromper uma conversa para tentar lembrar o nome de alguma coisa. Nesses casos, o esforço para lembrar é perceptível e pode não funcionar.

Um paciente também inventa novas palavras. Isso ocorre porque ele não consegue encontrar a palavra correta para nomear uma determinada coisa.

O critério e o bom senso são afetados

Uma pessoa com Alzheimer pode, sem razão, entregar dinheiro a estranhos ou dar quantias excessivas ao pagar. Ela também pode sair de um estabelecimento sem esperar pelo troco. Em estágios mais avançados, a pessoa pode ter dificuldade para tomar decisões.

O que fazer em caso de detecção de algum desses sintomas?

Detectar o princípio da doença de Alzheimer pode ser difícil, pois nem todos os sintomas ocorrem ao mesmo tempo ou da mesma forma em todas as pessoas.

O mais aconselhável é ir a um especialista quando for observado um ou mais dos sintomas mencionados. Caso seja o início do Alzheimer, o ideal é iniciar prontamente o tratamento adequado.

Pode interessar a você...
Um grupo de cientistas afirma ter detido a deterioração cognitiva associada ao Alzheimer
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Um grupo de cientistas afirma ter detido a deterioração cognitiva associada ao Alzheimer

O aumento do envelhecimento das sociedades atuais traz consigo a aparição de mais casos de Alzheimer ou outras doenças degenerativas associadas à idade.