Torta de laranja caseira e rápida

· 12 de março de 2019
O tipo de laranja que usarmos em nossa receita será fundamental no resultado final, já que devemos distinguir entre as doces e as amargas.

A torta de laranja é uma sobremesa que remonta à época romana. Nos famosos banquetes organizados pelos imperadores e pelos soldados vencedores das batalhas, podia-se encontrar este tipo de torta como um prato delicioso.

Por outro lado, este tipo de torta de laranja também costumava ser preparada no mundo árabe, que foi o que a introduziu em certas áreas da Europa, junto com outras receitas baseadas nos cítricos.

Variações da torta de laranja

Antes de começar a receita, convém destacar que existem dois tipos de laranjas: uma doce e outra amarga. Cada uma tem características diferentes segundo o tamanho, polpa, sementes, casca e a quantidade de suco, e ambas são usadas por igual no preparo de vitaminas.

Por um lado, as laranjas doces podem ser do tipo baía, brancas ou de Valência e do tipo laranja de sangue ou vermelha. As laranjas doces são habitualmente usadas para preparar sucos naturais em casa, tão consumidos nos desjejuns da dieta mediterrânea.

Laranja para torta de laranja

Também, temos as laranjas amargas, também conhecidas como lima-da-pérsia, conhecidas na Espanha como sevilhanas. Este tipo de laranja amarga se usa no preparo de geleias e compotas. Devido ao seu sabor, não costumam ser consumidas cruas.

Ambos os tipos de laranjas são válidos para o preparo da torta de laranja e sua escolha simplesmente variará o sabor resultante. Portanto, podemos escolher um tipo de laranja ou outra de acordo com nossos gostos.

Leia também: Prepare uma deliciosa torta de laranja e chocolate

Ingredientes para a torta de laranja

Para o preparo desta deliciosa sobremesa você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha (300 g)
  • 1 xícara de manteiga (200 g)
  • 1 xícara de açúcar (200 g)
  • 4 ovos
  • 1 xícara de suco de laranja natural (250 ml)
  • 2 colheres de sopa de casca de laranja ralada (30 g)
  • 3 colheres de sopa de pó para assar (27 g)
  • Uma pitada de sal.
Torta de laranja com cobertura

Preparo da torta de laranja

Uma vez que tenha todos os ingredientes prontos, comece a preparar a sobremesa. Para isso siga estes passos:

  1. Em primeiro lugar, misture em uma tigela a manteiga e o açúcar. Bata estes dois ingredientes até que obtenha uma pasta homogênea ou uma textura de creme.
  2. Por outro lado, quebre os ovos e separe as claras das gemas já que por agora só usaremos as gemas. Portanto, reservaremos as claras para usá-las mais tarde.
  3. Assim que tiver as gemas prontas, adicione-as pouco a pouco na mistura inicial, enquanto continua batendo o conjunto para que todos os ingredientes se misturem bem e obtenha uma massa uniforme.
  4. Posteriormente, combine o pó para assar junto com a farinha e um pouco de sal, que ajudará a acentuar o sabor da sobremesa. Quando tiver estes três ingredientes prontos os adicione à mistura anterior em pequenas doses, alternando com o suco de laranja, de novo sem parar de mexer.
  5. Assim que todo este conjunto estiver pronto, será o momento de adicionar a casca de laranja ralada.
  6. Ademais, bata as claras de ovo até que estejam em ponto de neve. Quando estiverem prontas, coloque-as sobre a mistura anterior. Este passo será importante para evitar que fiquem pedaços durante o preparo da receita. Do contrário, a sobremesa resultante será afetada e não obterá o prato final esperado.
  7. Além disso, unte com manteiga um molde de forno e polvilhe farinha para evitar que a torta de laranja grude no fundo ou nas paredes. Sobre o molde, adicione toda a mistura que preparou.
  8. Finalmente, leve o molde ao forno a uma temperatura de 250 ºC até que a sobremesa suba.

Veja também: Receitas para prepara rum delicioso flã de laranja

Finalização da sobremesa

Durante o processo de cozimento você pode controlar o ponto da torta de laranja introduzindo um garfo nela e comprovando se ele sai limpo. Quando estiver pronta, tire o molde do forno e coloque a sobremesa sobre uma base ou um prato plano.

Finalmente, decore a sobremesa de laranja com umas rodelas da fruta crua ou adicione sobre o resultado final umas raspas da casca. Também pode colocar algumas frutas vermelhas, cujo sabor combinará muito bem com o da laranja.

  • Sun, J., Chu, Y., Wu, X., & Liu, R. (2002). Actividades antioxidantes y antiproliferativas de algunas frutas. J Agric Food Chem50(25), 7449–54. https://doi.org/10.1021/jf8018529
  • Community Blood Centers. (2002). Alimentos ricos en hierro. Life South, 1–2. Retrieved from www.lifesouth.org