Geleias com frutas, sem açúcar

5 de fevereiro de 2019
Se escolhemos frutas doces o suficiente não será necessário adicionar açúcar a nossas geleias caseiras, já que a fruta será suficiente para oferecer o doce desejado.

As geleias com frutas não têm porque incluir obrigatoriamente açúcar em seu preparo, já que há muitas frutas com um sabor, por si só, bastante doce; como é o caso da manga, da banana, da maçã e de muitas outras. A chave está em saber aproveitar estas frutas e combiná-las com certos ingredientes que podem fazer com que a polpa adquira a espessura e a consistência de uma geleia.

1. Geleia com frutas variadas e chia

A primeira receita de geleias com frutas que te apresentamos a seguir tem, como ingrediente secreto, as sementes de chia. E por quê? Muito fácil, estas sementes ajudam a transformar qualquer polpa de fruta em geleia; ou seja, tem um efeito “gaseificante” graças a sua mucilagem.

Ingredientes

  • 2 xícaras de morangos (300 g)
  • A casca ralada de 1 laranja
  • 1 colher de sopa de sementes de chia (15 g)
  • 2 xícaras de suco de laranja natural (500 m)
  • Água (quantidade necessária)
  • Opcional: ao invés de usar simplesmente água, pode-se optar pelo leite de coco ou amêndoas
Geleias com frutas diferentes

Preparo

  1. Em primeiro lugar, lave, escorra e despedace os morangos.
  2. Por outro lado, pegue a laranja e rale a casca. Reserve em um prato.
  3. Logo, em uma panela em fogo médio, coloque os morangos junto com o suco de laranja natural. Deixe que o suco ferva e depois diminua o fogo para que não evapore.
  4. Assim que frutas cozinharem, amasse-as com a ajuda de uma colher de sopa de madeira. A ideia é obter uma espécie de purê. Adicione água, pouco a pouco, para hidratar a polpa sem que chegue a ficar totalmente líquida.
  5. Além disso, deixe que cozinhe tudo durante 10 minutos, aproximadamente. Notaremos que o líquido começará a ficar cada vez mais espesso.
  6. Depois de passados os 10 minutos, adicione as sementes de chia e a raspa da laranja e mexa tudo durante mais uns minutos.
  7. Finalmente, retire a panela do fogo e deixe a geleia repousar com frutas a temperatura ambiente. Se ficar muito espessa, pode adicionar um fiozinho de água e mexer.

Leia também: Receita de geleia de tomate: saborosa e sem calorias

2. Geleias com frutas vermelhas

Ingredientes

  • 1 xícara de morangos (150 g)
  • 1 xícara e 1/3 de mirtilos vermelhos (200 g)
  • 1 xícara de framboesas (150 g)
  • 3 colheres de chá de suco de limão (15 g)
  • Opcional: 1 maçã vermelha
  • Bebida de aveia ou amêndoa (quantidade necessária)

Geleias com frutas em potes

Preparo

  1. Primeiramente, lave e despedace todas as frutas. A seguir, amasse todos os pedaços com a ajuda de uma colher. Se preferir pode processá-las com a ajuda de uma batedeira de mão.
  2. Logo, coloque uma panela com um pouco de água para esquentar, adicione a polpa de frutas e deixe que alcancem seu ponto de fervor. Mexa ocasionalmente para que não se formem pedaços.
  3. Além disso, adicione o suco do limão e meia xícara de bebida de aveia e deixe que todos os ingredientes cozinhem durante 15 ou 20 minutos aproximadamente.
  4. Uma vez que a geleia com frutas atingir a espessura desejada, desligue o fogo e deixe repousar por dois minutos a temperatura ambiente.

3. Receita dupla de geleias com frutas e coco

Ingredientes

  • 1 penca de bananas (600 g)
  • Água de coco (a quantidade necessária)
  • ¼ de xícara de coco ralado (50 g)
  • 1 copo de suco de manga natural (200 ml)
  • Opcional: 1 colher de chá de canela (5 g), 1 colher de chá de amêndoas descascadas (5 g)

Veja também: Receita de bolo de queijo e geleia de morango

Preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque o coco ralado e o suco de manga natural. Deixe repousar durante a noite toda na geladeira para que se hidrate bem.
  2. Posteriormente, no dia seguinte, descasque e corte as bananas em pedaços. Depois processe-as com a ajuda de uma batedeira de mão (ou com uma colher).
  3. Além disso, misture a polpa de banana com o coco ralado, adicione um pouco de água de coco para que a mistura possa se tornar um pouco mais flexível. Se quiser, polvilhe sobre a mistura uma colher de chá de canela.
  4. Por outro lado, coloque a polpa para cozinhar em uma panela em fogo médio durante 10 minutos. Adicione água de coco as vezes que forem necessárias para que a geleia não seque muito; faça-o sem parar de mexer, com movimentos lentos e envolventes.
  5. Logo, diminua o fogo e deixe que tudo repouse durante mais dois minutos.
  6. Finalmente, desligue o fogo e deixe esfriar a uma temperatura ambiente.

De todas as receitas de geleias com frutas e sem açúcar que apresentamos, a terceira é a que tem um sabor mais doce devido aos seus ingredientes principais: o suco de manga e as bananas. Ambas as frutas são, por si sós, doces, por isso é muito simples obter a partir delas uma geleia a qual não precise adicionar nenhum tipo de adoçante.

Em conclusão, anime-se a preparar suas próprias geleias com frutas e verá que sabores bons você vai conseguir!