Receita de geleia de tomate: saborosa e sem calorias

23 Maio, 2020
O consumo habitual de tomate nos ajuda a reduzir a chance de sofrer um acidente vascular cerebral em cerca de 50%.
 

Você já experimentou a geleia de tomate? Ela tem uma textura e sabor deliciosos, não é muito doce e pode ser adicionada a qualquer tipo de prato.

É deliciosa e, o mais importante, trata-se de uma das geleias mais benéficas para a saúde.

Dispõe de uma infinidade de vitaminas, principalmente todas as correspondentes ao complexo B.

É muito rica em carotenos, o que explica sua cor vermelha atrativa e característica.

Mas se isso parecer pouco, a geleia de tomate é uma maravilhosa fonte de antioxidantes e tem propriedades antibacterianas, anticancerígenas e hipoglicêmicas.

Esses são dados avaliados por nutricionistas, evidências que demonstram como esta geleia é uma incrível aliada para prevenir doenças cardiovasculares.

Benefícios do tomate

menta-e-tomate

  • Reduz o colesterol: graças a um de seus elementos mais importantes, o licopeno, o tomate surge como um fabuloso modo de eliminar toxinas e reduzir o colesterol. São muitos os estudos que comprovam este potencial e, de fato, as pessoas que consomem tomate habitualmente, seja em saladas, sucos ou como geleia, reduzem em 50% a probabilidade de sofrerem um acidente cardiovascular. Uma das funções do licopeno é “proteger nossas artérias”.
 
  • Não tem calorias nem gorduras: 95% do tomate é água, nos oferece nutrientes e a sensação de saciedade sem engordar. Além disso, também é uma fonte inesgotável de vitaminas B, A e C e minerais como o cálcio, o magnésio, o potássio, o sódio, o fósforo, o ferro e o manganês.
  • Melhora a visão e ajuda a tratar problemas bucais: consumir tomate ajuda a curar e evitar feridas na boca, além de cuidar de nossa visão.
  • Aliado contra o câncer: estudos da Universidade de Harvard demonstraram que se consumirmos tomate habitualmente, será possível prevenir cânceres associados ao sistema digestivo, assim como o câncer de mama.

Leia também: Tomates recheados com atum: uma receita leve e deliciosa

Receita de geleia de tomate

tomate

Ingredientes

Descubra: Mau hálito: como tratá-lo com remédios à base de canela

Modo de preparo

  • Comece escaldando os tomates. Para isso, encha uma panela com água e leve-a ao fogo. Quando começar a ferver, adicione os tomates e deixe-os por pouco tempo, menos de um minuto. Quando perceber que já escaldaram, retire-os e lave com água fria para que fique mais fácil descascá-los. Lembre-se de tirar as sementes sempre que possível.
 
  • Depois, retire a polpa dos tomates e coloque em uma tigela, adicione o açúcar e o suco de limão e deixe a mistura repousar por uma hora. Deste modo, a acidez do tomate diminuirá e os sabores se misturarão melhor.
  • Leve a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo. Lembre-se de adicionar o pau de canela, que dará a geleia um sabor delicioso e especial. Mexa pouco a pouco, sempre em fogo baixo, deste modo será mais fácil extrair o suco do tomate e deixar a geleia mais fina. Este processo deve durar pelo menos uma hora, e é necessário que você experimente de vez em quando para comprovar se o gosto o agrada, mas não esqueça de mexer a mistura ou correrá o risco de que a geleia queime por baixo e modifique o sabor.
  • Quando a mistura estiver mais ou menos fina e leve, desligue o fogo. Depois, deixe que a mistura repouse por ao menos meia hora, para que a geleia esfrie e coalhe. Pouco a pouco será possível notar como ela esfria e fica mais espessa. É simplesmente deliciosa.
  • Se você preferir, conserve-a em potes de vidro. Uma maneira de fazê-la durar mais é conservá-la a vácuo, conservando-a em potes de vidro e colocando os vidros em uma panela com água fervente. Quando os vidros emitirem um som (como “pop”), já estarão fechados de maneira hermética e durarão mais tempo. 

Conclusão

Uma maneira excelente de combinar a geleia de tomate é, por exemplo, com uma torrada integral junto com um rodelinha de queijo brie. Esta combinação é simplesmente fantástica.

 
  • Cruz Bojórquez, Reyna María, Javier González Gallego, and Pilar Sánchez Collado. “Propiedades funcionales y beneficios para la salud del licopeno.” Nutrición Hospitalaria 28.1 (2013): 6-15.
  • Gelosi, Vanesa, et al. “Evaluación de la calidad de mermelada de tomate platense elaborada con distintos contenidos de fruta.” Investigación Joven; vol. 2, no. 1 (2015).
  • Rauch, George H. Fabricación de mermelada. Acribia,, 1987.
  • Omodamiro, O. D., & Amechi, U. (2013). The phytochemical content, antioxidant, antimicrobial and anti-inflammatory activities of Lycopersicon esculentum (Tomato). Asian Journal of Plant Science and Research, 3(5), 70-81.
  • Çağlar, A., & Çağlar, M. Y. TOMATO JAM AND TOMATO MARMALADE