Água de berinjela e limão para reduzir o colesterol

23 de dezembro de 2019
Se consumirmos a água de berinjela e limão depois das refeições principais, favoreceremos a absorção de nutrientes, facilitaremos a digestão e conseguiremos controlar nossos níveis de colesterol.

O colesterol é uma doença silenciosa e que, a longo prazo, pode nos causar graves problemas cardiovasculares e cerebrovasculares. Se o seu médico acaba de diagnosticar que seus níveis de colesterol estão altos, não deixe de pôr em prática este simples remédio à base de água de berinjela e limão.

O problema de colesterol alto costuma se desenvolver entre os 40 anos, momento em que devemos começar a nos cuidar um pouco mais e, principalmente, levar em conta que cada alimento que colocamos em nosso prato pode nos prejudicar ou nos beneficiar.

Se o seu médico diagnosticou que seus níveis de colesterol estão um pouco altos, não hesite em colocar em prática esse remédio simples de berinjela e limão à base de água. Você verá como isso ajudará você a ter mais saúde!

Água de berinjela e limão: ótimos benefícios para o seu coração

Colesterol nas artérias

Adicionar à nossa dieta berinjelas e limões vai ajudar nosso organismo a equilibrar o colesterol e nos fornecerá todos estes benefícios:

Remédio para dissolver gorduras e reduzir o colesterol

A água de berinjela e limão atua de diversas formas para nos ajudar a reduzir o nível do colesterol no sangue:

  • Permite estimular a produção de bílis.
  • As digestões são feitas de forma mais efetiva
  • A água de berinjela e limão nos permite absorver melhor os nutrientes e regular o nível de colesterol que se fixa no sangue desde os intestinos.

Conheça: 8 infusões para reduzir o colesterol

Equilíbrio entre o sódio e o potássio

Como já sabemos, uma dieta elevada em sódio tem um resultado prejudicial para o nosso organismo. Aumenta a pressão arterial e, quando isto ocorre, as artérias se tornam mais rígidas e começamos a ter problemas cardíacos e renais.

A água de berinjela e limão é rica em potássio, um mineral que nos permite prevenir desde derrames a infartos do miocárdio. Isso foi garantido por esta pesquisa realizada pela Clínica Las Condes, no Chile.

Vitamina C, magnésio e ferro para combater o colesterol

A combinação da vitamina C com o magnésio e o ferro é a chave para conseguir uma melhor saúde cardíaca.

A vitamina C permite reduzir os níveis de colesterol para prevenir a arteriosclerose, de acordo com este estudo da Universidade Nacional de Ciências da Saúde da Lombardia, Itália. Quando não dispomos de um adequado nível de vitamina C, nosso corpo tende a acumular colesterol nas artérias.

  • O colesterol é um tipo de gordura necessária que nos permite sintetizar hormônios e que, além disso, cuida do bom funcionamento das paredes sanguíneas. Mas, veja bem, o segredo está sempre em manter um nível adequado deste componente.
  • No momento em que há muito colesterol no sangue, aparece o problema. Daí a necessidade de aumentar o consumo de vitamina C.
  • Por outro lado, dispor de um maior nível de ferro e magnésio nos ajuda a fortalecer os músculos do coração, como informado por este estudo da Universidade Pedagógica e Tecnológica da Colômbia. Algo essencial!

Recomendamos ler: Os melhores conselhos para cuidar do seu coração

Como preparar sua água de berinjela e limão

Berinjela para reduzir a gordura abdominal

Ingredientes

  • 2 berinjelas
  • 1 limão
  • 1 litro de água

Preparação

  • É muito fácil. Lave bem as berinjelas e corte-as em laminas de pelo menos dois centímetros. Depois, corte em quadradinhos. Reserve.
  • Agora obtenha o suco do limão e corte a casca em pedacinhos.
  • Pegue uma jarra de vidro com capacidade de mais de um litro de água e adicione a berinjela cortada em pedacinhos, o suco do limão e suas cascas.
  • Deixe de molho durante toda a noite. Deste modo, as propriedades da berinjela e do limão ficarão na água.

Na manhã seguinte já estará pronta para consumo. A única coisa que devemos fazer é ir tomando um copo ao longo de todo o dia. Você pode retirar as cascas do limão, assim como a berinjela para cozinhá-la, se desejar.

Como devemos tomar a água de berinjela e limão para regular o colesterol

  • Começaremos tomando um copo em jejum. De estômago vazio, vamos preparar nosso organismo para sintetizar melhor seus componentes naturais.
  • Os próximos 3 copos, beberemos 15 minutos depois de nossas refeições principais. Deste modo, vamos poder absorver melhor os nutrientes, facilitar a digestão e controlar os níveis de colesterol no sangue.

Fazer exercício para combater o colesterol

Não se esqueça de levar uma vida ativa e procure reduzir os níveis de gordura em seus pratos. Se combinar a água de berinjela com limão com outro copo de suco natural de romã, seus níveis de colesterol reduzirão notavelmente.

Você verá que surpresa terá em suas próximas consultas!

1 – Rogerson D., Maças D., Milner M., Liu Y., Klonizakis M., Contrasting effects of short term mediterranean and vegan diets on microvascular function and cholesterol in younger adults: a comparative pilot study. Nutrients, 2018.

2 – Blesso CN., Fernández ML., Dietary cholesterol, serum lipids and heart disease: are eggs working for or against you?. Nutrients, 2018.

3 – Zhong VW., Van horn L., Cornelis MC., Wilkins JT., Ning H., Carnethon MR., et al., Associations of dietary cholesterol or egg consumption with incident cardiovascular diesease and mortality. JAMA, 2019. 321 (11): 1081-1095.