8 infusões para ajudar a reduzir o colesterol

· 21 de agosto de 2015
Você faz exames para monitorar os níveis de colesterol com frequência? Saiba que é fundamental ficar de olho nesse indicador, já que o colesterol em excesso pode ser prejudicial e causar diversas doenças das quais é importante evitar.

Para reduzir o colesterol é importante ter uma alimentação balanceada, evitando principalmente as gorduras saturadas. Além disso, há alguns chás e infusões para ajudar a reduzir o colesterol e chegar a um nível mais saudável.

A seguir, vamos compartilhar algumas sugestões e receitas para atingir esse objetivo.

Por que o colesterol pode fazer mal?

Em níveis normais, o colesterol é benéfico para o organismo, pois é o encarregado de criar a membrana plástica que regula as entradas e saídas de substâncias nas células.

Entretanto, quando seus níveis ficam muito elevados, ele pode se tornar prejudicial para a saúde.

O motivo principal por trás deste perigo é o fato de que o colesterol “gruda” nas paredes das artérias e atrapalha a circulação sanguínea, podendo causar obstruções e impedindo que o sangue circule com normalidade.

Com isso, há um aumento no risco de doenças cardiovasculares, o que pode causar um ataque cardíaco. Por esta razão, precisamos estar sempre atentos aos níveis de colesterol e tentar mantê-los em patamares adequados.

Leia também: Como reconhecer as diferenças entre um infarto, uma parada cardíaca e um ataque cardíaco

Infusões para ajudar a reduzir o colesterol

Manjericão

manjericao-para-colesterol

Esta planta aromática é muito usada na culinária, e também é eficaz para reduzir os níveis de triglicerídeos. Você pode consumi-la através de uma infusão.

Você vai precisar de uma colher de folhas de manjericão fresco, um copo de água e o suco de meio limão.

Basta colocar o manjericão para ferver durante 10 minutos. Em seguida, retire do fogo e deixe descansar por 15 minutos. Adicione o suco do limão recém espremido e beba sempre em jejum.

Pimenta-caiena

Esta pimenta possui propriedades anti-inflamatórias, além de um ingrediente ativo chamado capsaicina, conhecida pelo seu poder de reduzir o colesterol, dificultando o seu acúmulo no sangue e proporcionando vários benefícios para a saúde.

Nesse caso, nós vamos sugerir uma infusão apenas de pimenta-caiena. Basta adicionar 1/4 de colher de chá da pimenta à sua infusão ou chá preferido.

Descubra: Pomadas anti-inflamatórios de pimenta caiena para aliviar a dor nas articulações

Chá verde

Você sabia que, entre os vários benefícios do chá verde, também está a capacidade de reduzir o colesterol? Ele contém altas concentrações de uma substância antioxidante, cuja ação para diminuir os níveis de colesterol ruins foi identificada em alguns estudos.

Ele ainda acelera o metabolismo e pode ajudar a perder peso, por isso vale a pena incluí-lo em uma dieta saudável e balanceada.

Alho

alho-para-colesterol

O alho é um remédio natural extremamente eficaz para tratar uma variedade enorme de problemas de saúde. Ele ajuda a limpar o corpo, incluindo as artérias, e ajuda a reduzir o colesterol.

Se você não quiser fazer uma infusão apenas usando o alho, pode misturá-lo ao chá verde para obter melhores resultados. Use dois dentes de alho crus e amassados. Coloque-os na água fervendo junto com um saquinho de chá verde.

Deixe descansar durante 5 minutos e, em seguida, coe o conteúdo e beba.

Cúrcuma

A cúrcuma oferece uma infinidade de benefícios para a saúde. Além dos já conhecidos, ela possui um componente chamado curcumina, que contribui para reduzir os níveis de colesterol.

Assim como no caso da pimenta-caiena, você pode adicionar a cúrcuma ao seu chá ou infusão preferido para se beneficiar de suas propriedades.

Hortelã-pimenta

A hortelã-pimenta possui várias propriedades medicinais e é uma das ervas mais antigas usadas pelo homem no tratamento de diferentes condições. Estudos recentes mostraram que ela também pode ajudar a reduzir o colesterol.

Para preparar o chá, basta colocar uma colher de chá de folhas de hortelã-pimenta em água bem quente, por dois a quatro minutos. Quanto mais tempo, mais forte ficará o chá.

Dente-de-leão

dente-de-leao-para-colesterol

dente-de-leão é indicado para tratar problemas hepáticos e regular o funcionamento do fígado, além de contribuir para a redução dos níveis de colesterol.

Para preparar esta infusão, você só vai precisar de um punhado de dentes-de-leão e um copo d’água. Ferva a água com a erva e deixe que esfrie antes de coar. Você pode adoçá-la com um pouco de mel se quiser.

Gengibre

Já falamos sobre o gengibre e seus incríveis benefícios para tratar algumas doenças, e ele não poderia faltar nessa lista de infusões recomendadas para reduzir o colesterol. Estudos mostraram que ele também é indicado para regular o nível de açúcar no sangue.

Basta adicionar uma colher de gengibre ralado ou três rodelas da raiz de gengibre à uma panela com água e aquecer até um pouco antes de levantar fervura. Coe e beba em seguida.