Os melhores sucos para tomar em jejum

14 de janeiro de 2019
O suco de abacaxi e laranja é uma opção perfeita para aqueles que querem emagrecer, assim como melhorar o humor. Além disso, também contém um aporte extra de vitaminas.

Começar a manhã com energia, vitalidade e bom humor é um remédio natural preventivo muito eficaz para se manter saudável e equilibrado. Propomos, então, iniciar o dia com os melhores sucos para fornecer ao corpo os nutrientes necessários.

Descubra neste artigo 5 propostas deliciosas e muito saudáveis com os melhores sucos de frutas e vegetais.

Como preparar?

A maneira mais cômoda e rápida de preparar estes sucos caseiros é com um liquidificador. No entanto, se você não tiver este aparelho, pode usar uma batedeira. Caso o suco tenha muita fibra, coe antes de tomar.

Se as frutas e os vegetais forem orgânicos, podem ser utilizados, ainda que sempre bem lavados, com sua casca.

Também recomendamos incluir as sementes, como no caso da uva, da melancia e do limão.

Quando consumir os sucos?

Melhores sucos

O momento ideal para se beneficiar das propriedades destes sucos é em jejum, 15 minutos antes do café da manhã. É a hora que o organismo está mais receptivo a receber e assimilar nutrientes.

Além disso, é uma excelente maneira de finalizar o jejum noturno e estimular o estômago a secretar sucos gástricos.

Também podem ser consumidos no meio da manhã ou da tarde.

Para notar seus efeitos, devemos consumir os sucos regularmente, pelo menos, durante duas semanas.

Você pode experimentar as diferentes receitas, ou repetir as mesmas, caso você queira potencializar alguns benefícios específicos.

Aqui vão algumas ideias:

Maçã e cenoura

A maçã é uma fruta neutra que combina perfeitamente com qualquer alimento. Mesmo que não tenha muito destaque, a verdade é que a maçã tem muitas propriedades e, como diz o ditado: “Uma maçã por dia mantém o médico distante”.

Tanto a maçã como a cenoura são muito benéficas para a pele, e a combinação de ambas cria um suco com um sabor doce delicioso.

Recomendamos a leitura: 10 razões pelas quais comer uma maçã deixa você saudável

Pera e uva

Melhores sucos: pera e uva

A pera é uma fruta muito rica em silício, um mineral imprescindível não só para a beleza da pele, do cabelo e das unhas, como também para a saúde óssea e articular.

Seu sabor doce combina perfeitamente com os sabores ácidos e doces da uva.

A uva vermelha é rica em bioflavonoides e também contém resveratrol, um nutriente muito conhecido nos últimos anos, utilizado nos cosméticos, e também por sua propriedade de inibir o crescimento das células cancerosas.

Abacaxi e laranja

Este suco tropical é delicioso, ajuda a aumentar nossas defesas e a perder peso. Também proporciona uma boa dose de energia na primeira hora da manhã.

O abacaxi ajuda a eliminar o excesso de líquidos do organismo. Além disso, pode melhorar a função digestiva graças à sua capacidade de estimular a secreção dos sucos gástricos e desinflamar as vias digestivas.

Descubra: Como fazer uma dieta de desintoxicação com abacaxi

A laranja é uma fruta ideal para ser consumida pela manhã, já que ativa o organismo e melhora o humor. É ideal para quando sentimos nossa imunidade baixa ou diante dos primeiros sintomas de resfriados e gripes.

Melancia e menta

Suco-de-melancia

Um dos sucos mais refrescantes e diuréticos, ideal para os dias de calor e para quem sofre com a retenção de líquidos.

A melancia é uma fruta muito rica em água e fibras, ideal para ser incluída em dietas para perder peso. Mas é importante destacar que é conveniente consumi-la separada das refeições para ser digerida de forma correta.

A menta traz ao suco um toque original. Esta planta é uma das mais refrescantes e, além disso, tem importantes propriedades digestivas. Devemos adicionar duas folhas de menta fresca por cada copo de suco.

Limão, aipo e gengibre

Por fim, o último suco que propomos é muito depurativo. É para aquelas pessoas que se sentem esgotadas ou sobrecarregadas de toxinas e precisam realizar uma boa limpeza interna.

O limão é uma das frutas mais depurativas e ajuda a digerir e dissolver as gorduras. Muito rico em vitamina C, é um excelente antioxidante e pode prevenir uma grande quantidade de problemas de saúde.

O aipo elimina o excesso de líquidos do organismo e contém muitos minerais. Ajuda a regular e melhorar a função dos rins.

O gengibre é uma especiaria ideal para melhorar a função digestiva, aumentar o metabolismo e tratar de maneira natural muitos transtornos das mulheres.

Basta adicionar uma rodela de gengibre cru em cada suco. O pó também pode ser utilizado.

  • Grzanna, R., Lindmark, L., & Frondoza, C. G. (2005). Ginger—An Herbal Medicinal Product with Broad Anti-Inflammatory Actions. Journal of Medicinal Food. https://doi.org/10.1089/jmf.2005.8.125
  • Perkins-Veazie, P., Collins, J. K., Clevidence, B., & Wu, G. (2007). Watermelons and health. In Acta Horticulturae. https://doi.org/10.17660/ActaHortic.2007.731.17
  • González-Molina, E., Domínguez-Perles, R., Moreno, D. A., & García-Viguera, C. (2010). Natural bioactive compounds of Citrus limon for food and health. Journal of Pharmaceutical and Biomedical Analysis. https://doi.org/10.1016/j.jpba.2009.07.027