Os 5 melhores chás para emagrecer

· 23 de janeiro de 2014
Se você quiser se livrar da gordura corporal, opte pela canela e pelo chá vermelho ou verde. A cavalinha e o rooibos eliminam líquidos e, portanto, você perde peso, mas não reduz a gordura.

Os chás têm muitas propriedades que podem nos ajudar a emagrecer rapidamente, sempre e quando sigamos em conjunto com uma dieta adequada. Conheça aqui os 5 melhores chás para emagrecer.

Alguns chás e infusões exercem uma “queima de gorduras” muito conhecida, são diuréticos ou ansiolíticos e, por isso, são incríveis aliados no momento de perder aqueles quilos extras. 

Leia também: Gorduras ou carboidratos? Descubra a chave do sucesso

Chás para emagrecer: vermelho (Pu Erh)

É de origem oriental e milenar, que há pouco tempo vem se tornando conhecido no ocidente devido às suas propriedades emagrecedoras.

Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo com seu poder antioxidante, reforça o sistema imunológico e diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Tome 3 a 4 xícaras deste chá diariamente. Pessoas com sobrepeso considerável podem perder até 9 quilos; as com sobrepeso moderado podem emagrecer até 6 quilos e as de sobrepeso leve até 3 quilos.

Chás para emagrecer: infusão de canela

Infusão de canela para emagrecer

Segundo alguns estudos, a canela pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e a resistência do organismo à insulina.

Além disso, a canela acelera o metabolismo e reduz o apetite.

Desse modo, a infusão de canela pode ajudar a combater o sobrepeso e a obesidade.

Se preferir, adicione uma colher de chá de canela a um iogurte desnatado no café da manhã ou no lanche, como uma maneira de adicionar esta especiaria à sua alimentação diária em vez de tomá-la como infusão.

Conheça: Receita para preparar iogurte grego em casa

Chás para emagrecer: chá verde

É muito conhecido por ser um potente oxidante, mas também pode ajudar àqueles que desejam perder peso.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Americana de Nutrição em 2009 demonstrou que tomar duas xícaras diárias de chá verde ajuda a diminuir a cintura, o quadril e o índice de massa corpórea, reduzindo a quantidade de tecido gorduroso do organismo.

Este efeito está relacionado às catequinas e à teína presentes neste chá, substâncias que aceleram o metabolismo e ajudam a perder peso, sempre quando nos alimentamos adequadamente e praticamos exercícios com regularidade.

Chás para emagrecer: de cavalinha e de rooibos (chá vermelho)

Estudos realizados sobre estes dois chás demonstraram que eles possuem um poder diurético, evitando a retenção de líquidos.

Ao eliminarmos líquidos, perdemos peso, possibilitando que algumas de nossas medidas reduzam, o que não podemos nos esquecer é de que a quantidade de tecido gorduroso em nosso corpo não diminuirá.

Outras infusões e chás úteis

chá para emagrecer

Existem muitas outras infusões capazes de nos ajudar a perder peso, mesmo que indiretamente.

Por exemplo, muitas pessoas comem muito quando estão ansiosas; o chá de tília e de valeriana amenizam a ansiedade, por isso, indiretamente, nos ajudam a perder peso.

A infusão de fucus nos ajuda a manter a sensação de saciedade no estômago por mais tempo, portanto, comemos menos e emagrecemos mais rápido.

As infusões podem ser excelentes aliadas do emagrecimento e podemos começar a prová-las o quanto antes, não nos esquecendo de tomá-las com moderação e consultar um médico caso tenhamos alguma doença ou condição séria, como a hipertensão, antes de começarmos a consumi-las.

  • Westerterp-Plantenga, M. S., Nieuwenhuizen, A., Tomé, D., Soenen, S., & Westerterp, K. R. (2009). Dietary Protein, Weight Loss, and Weight Maintenance. Annual Review of Nutrition. https://doi.org/10.1146/annurev-nutr-080508-141056
  • Chacko, S. M., Thambi, P. T., Kuttan, R., & Nishigaki, I. (2010). Beneficial effects of green tea: A literature review. Chinese Medicine. https://doi.org/10.1186/1749-8546-5-13