3 desafios psicológicos a serem enfrentados na hora de emagrecer

· 12 de junho de 2015
A sociedade elogia um ideal de beleza, mas não valoriza o que é necessário para consegui-lo.

Há pessoas que estabelecem como objetivo para o verão, emagrecer. A finalidade é se ver melhor com o biquíni. Por outro lado, algumas pessoas precisam emagrecer não só por razões estéticas, mas também por questões de saúde e, sabemos, nem sempre é fácil…


Procuramos a dieta mais adequada, essa onde se respeitem as contribuições de vitamínicos e nutrientes, nos esforçamos por eliminar tudo aquilo que tanto gostamos: doces, refrigerantes, a comida rica em gorduras… Obrigamos-nos a fazer um pouco de exercício todos os dias e, além disso, muitas pessoas não contam com o apoio familiar.

Vamos falar hoje dos problemas psicológicos que temos que enfrentar na hora de emagrecer e de fazer uma dieta.

1. A falta de apoio da família e dos amigos

Apoio para emagrecer

“Hoje começo minha dieta de emagrecimento”, estamos acostumados a dizer. É então quando nosso parceiro, nossos pais ou amigos levantam a sobrancelha em um gesto de ceticismo. Talvez ouviram você dizer isso em muitas outras ocasiões e nem sequer se deram conta desses quilos que você conseguiu perder ou como melhorou a sua silhueta.

É habitual que nos deparemos com a falta de respeito com a nossa dieta. Enquanto alguns jantam um hambúrguer, você tem essa salada saudável, o que provoca alguma brincadeira ou algum comentário fora de lugar. Como podemos enfrentar tudo isso?

  • Se tiver claro seu objetivo, corra atrás dele. É você quem quer emagrecer, não os outros, então estabeleça uma barreira protetora para que os comentários dos outros não te afetem.
  • Aplique sua dieta dia a dia com otimismo. Se os outros lhe virem bem, vão respeitar você. Se perceberem suas dúvidas ou seu sofrimento, o mais provável é que acabem dizendo: “Viu como não é capaz de aguentar?” “Se você não tiver a força de vontade…”. Frente a expressões como essas, seja firme. Seja clara e objetiva: quer emagrecer, portanto vai fazer isso com a maior motivação possível sem considerar frases como essas que, longe de ajudar, fazem mal.

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2. “Você sempre foi gordinha”…

desafios para emagrecer

Muitas pessoas têm alguns quilos a mais por razões genéticas, e esse também é um aspecto complicado que devemos enfrentar.

Em ocasiões, a família está acostumada a nos ver assim; estão habituados e não se dão conta de que a obesidade é um grave problema de saúde.

Se “normalizarmos” esses quilos a mais no nível familiar, as refeições continuarão sendo inadequadas e vamos manter hábitos de vida que vimos em casa, porque nos parecem normais…

Tudo isso nos fará cair em um perigoso círculo vicioso.

Então, no dia em que decidimos fazer uma dieta para emagrecer, nos encontramos com a estranheza dos nossos familiares. “Para que, se sempre fomos assim?”.

  • Temos que ir com cuidado. Nunca se deixe influenciar pelas pessoas ao seu redor quando você tiver um propósito; e menos ainda se esse objetivo tem a ver com a sua saúde.

3. Não se deixe levar por falsos ideais de beleza para emagrecer

conseguir emagrecer

Na hora de perder peso, muitas mulheres têm em mente esses corpos esbeltos que estão nas revistas ou na televisão.

Temos que ser conscientes de que, atrás deles, se esconde todo um mundo de falsidade; desde operações estéticas até retoques de imagens mediante o Photoshop.

Temos que ser prudentes e conhecer estes aspectos:

  • Seu corpo é único e você deve aprender a se amar tal e como é. Isso não quer dizer que você deva ficar de braços cruzados no caso de sofrer com excesso de peso. Absolutamente. O ideal é conseguir medidas e peso que lhe permitam viver com saúde e com equilíbrio. 
  • Enquanto estivermos seguindo uma dieta de emagrecimento, é vital que a façamos com otimismo, confiando em nós mesmos para conseguir reduzir esses quilos a mais. Mas, você deve estar atento a outros fatores. Há pessoas que, enquanto estão de dieta, se sentem mais negativas, estão na defensiva e vivem o processo com grande sofrimento. Devemos ir com cuidado com esses fatores psicológicos. Todas nós nos lembramos de cuidar da nossa alimentação, mas é importante vigiar também nossas emoções.

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emagrecer

  • Nunca procure perder peso por querer ter um corpo perfeito. Não se torne obcecada procurando “esse ideal de beleza”. Há fatores genéticos que não podemos evitar. Se você for baixa, se tiver os quadris largos ou uma constituição grande, não poderemos mudar isso por mais esforço que façamos. É imprescindível assumirmos a forma do nosso corpo e que, dentro disso, procuremos sempre o peso ideal para gozar de uma boa saúde.
  • Se você tiver um peso adequado e não sofrer de nenhum problema de saúde, desfrute de você mesmo e de sua beleza. Não há maior atrativo do que uma pessoa feliz, sorridente e que transborda otimismo.
Williams, G. C., Grow, V. M., Freedman, Z. R., Ryan, R. M., & Deci, E. L. (1996). Motivational Predictors of Weight Loss and Weight-Loss Maintenance. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1039/c0lc00320d