10 grandes benefícios do vinho tinto que você não conhecia

· 14 de janeiro de 2019
Tomar uma taça de vinho tinto todos os dias pode fazer muito bem para a nossa saúde. Mas lembre-se: sempre com moderação e equilíbrio.

Beber uma taça de vinho tinto todos os dias pode fazer muito bem para nossa saúde. No entanto, é importante consumir sempre com moderação e equilíbrio.

Uma pequena taça por dia desse presente da natureza que tem um sabor excelente para acompanhar suas refeições pode ser suficiente para melhorar visivelmente o seu bem-estar. Explicaremos a seguir o motivo.

O vinho tinto e suas propriedades

de vinho tinto

1. Um aliado na perda de peso

Você sabia que o vinho pode ajudar a perder peso? Isso ocorre porque ele contém uma propriedade muito especial: um gene que impede a formação de novas células de gordura. E, como se não bastasse, também estimula as existentes, depurando-as e eliminando-as aos poucos.

Descubra: 10 alimentos que queimam gordura

Para demonstrar isso, o Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) realizou vários estudos e publicou seus resultados em diversas fontes. Contudo, para que esse efeito seja refletido em nossa silhueta, é necessário beber até uma taça por dia.

Obviamente, os resultados serão mais visíveis se o vinho for combinado com uma dieta equilibrada e livre de gorduras.

2. Melhora o desempenho do cérebro

São muitos os estudos que demonstram que beber vinho de forma equilibrada e moderada, mas constante, previne demências e doenças degenerativas do cérebro.

O vinho também diminui as inflamações, evita o endurecimento das artérias e, além disso, inibe a coagulação, melhorando o fluxo sanguíneo. É maravilhoso!

de vinho tinto

3. Trata as infecções das gengivas

Se suas gengivas sangram com frequência, consuma uma taça de vinho tinto durante as refeições.

Existem compostos presentes nas uvas que, ao serem fermentados em vinho, possuem o benefício de evitar o surgimento de bactérias vinculadas às cáries, além de serem muito eficazes contra a gengivite e, inclusive, dores de garganta.

4. Combate o cansaço

Curioso, não? A pesquisa apareceu no The FASEB Journal e afirma que é precisamente o resveratrol, presente nas uvas, que melhora nossa situação naqueles dias em que estamos mais apáticos ou cansados. Vale a pena tentar.

5. Aumenta as endorfinas

Lembre-se sempre de beber vinho com moderação. Seu consumo libera endorfinas no organismo, causando relaxamento e fazendo com que os momentos sejam mais divertidos.

Esse estudo foi realizado na Universidade da Califórnia, EUA. Quando combinado com determinados ingredientes, o vinho também realça o sabor dos pratos.

de vinho tinto

6. Limpa o paladar

Tomar vinho tinto durante as refeições faz com que, graças às suas propriedades adstringentes, o sabor do alimento seja percebido com mais intensidade.

O vinho reduz o sabor das gorduras. Por isso, é bom tomá-lo depois de comer carnes, pois dá uma sensação de “limpeza” na boca. Mais uma vantagem para tomar uma taça de vinho durante as refeições.

7. Bom para reduzir o colesterol

O vinho tinto é rico em polifenóis, sendo um deles resveratrol, uma substância química rica em antioxidantes que, de acordo com a Clínica Mayo, ajuda a cuidar dos vasos sanguíneos, já que evita a formação de coágulos e reduz o chamado colesterol “ruim”.

8. Excelente para a saúde cardíaca

Além dos polifenóis que mencionamos anteriormente, o vinho tinto é rico em vitamina E, que ajuda a limpar o sangue, evita coágulos e protege os tecidos dos vasos sanguíneos.

Dessa forma, uma simples taça de vinho tinto pode melhorar consideravelmente a saúde cardiovascular.

Recomendamos a leitura: Como cuidar da saúde arterial: 6 hábitos saudáveis

de vinho tinto

9. Reduz o risco de câncer

O vinho tinto é um grande antioxidante e é capaz bloquear, por exemplo, o crescimento das células responsáveis pelo câncer de mama ou de pulmão.

Uma de suas melhores propriedades é precisamente a ação que o resveratrol exerce na hora de impedir que o estrogênio cause problemas cancerígenos nas mulheres.

10. Combate infecções urinárias

Graças às suas propriedades antioxidantes e adstringentes, o vinho consegue evitar que as bactérias se prendam à bexiga ou rins e otimiza, além disso, a filtragem e purificação desses órgãos. 

Basta uma taça por dia para se beneficiar dessas importantes vantagens. Você vai perder essa oportunidade?

  • GAWEL, R. (1998). Red wine astringency: a review. Australian Journal of Grape and Wine Research. https://doi.org/10.1111/j.1755-0238.1998.tb00137.x

  • Bartowsky, E. J., & Henschke, P. A. (2008). Acetic acid bacteria spoilage of bottled red wine-A review. International Journal of Food Microbiology. https://doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2007.10.016