Nove alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

3 de dezembro de 2014
Os antioxidantes são muito importantes para a prevenção e o tratamento do câncer. Os mirtilos são uma das frutas que mais podem nos ajudar neste aspecto.

O câncer de mama se tornou uma das doenças que mais índices de mortalidade causa por ano em todo o mundo, sendo diagnosticado todos os dias e aumentando cada vez mais a estatística de pacientes. Por isso, prevenir o câncer de mama se tornou essencial.

De acordo com dados apresentados pelos especialistas do setor, 80% dos casos são desenvolvidos pela ação de agentes externos que atuam sobre o organismo, provocando alterações nas células. 

As pesquisas comprovam que um paciente que modifique seus hábitos de vida e evite contatos com esses agentes prejudiciais tem grande probabilidade de prevenir a doença.

Afinal, nos perguntamos: qual é o papel da alimentação no processo preventivo do câncer de mama?

São muitas as pesquisas nessa área que se dedicaram a observar a reação dos alimentos nas células cancerígenas, determinando que alguns alimentos impedem e retardam a formação e proliferação das mencionadas células.

Os alimentos ricos em antioxidantes cumprem um papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer. Devido a esses atributos, os especialistas recomendam a ingestão frequente de frutas e verduras, especialmente as que contêm alto nível de betacaroteno e licopeno.

A seguir, listaremos os nove alimentos mais poderosos na prevenção do câncer de mama.

Nove alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

1. Leguminosas

prevenir o câncer de mama

As pesquisas comprovam que mulheres que consomem leguminosas ao menos duas vezes na semana sofrem menos risco de desenvolver câncer de mama comparado com aquelas que não ingerem a mesma quantia semanal.

Vale precisar que todas as leguminosas são uma fonte rica de fibra, mas as lentilhas são as que mais se destacam devido seu alto conteúdo de antioxidantes.

Por isso, inclua em sua alimentação mais lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, entre outros alimentos que podem ajudar a prevenir especialmente o câncer de cólon e mama.

Leia também: Aprenda a preparar deliciosas lentilhas com legumes

2. Mirtilos

Essa fruta fresca é uma fonte rica em antioxidantes, entre os que se inclui o ácido clorogênico, importante no combate do câncer, assim como os pigmentos de antocianina que lhe conferem sua cor.

O poder antioxidante de um alimento é medido em sua capacidade de absorção dos radicais livres de oxigênio. Nesse caso, foi encontrado nos mirtilos esse potente elemento que se destaca de qualquer outra fruta ou verdura.

Além disso, os mirtilos contêm propriedades anti-inflamatórias que também podem ajudar no tratamento da artrite, e as demais variedades de frutas vermelhas são eficazes no combate de infecções do trato urinário.

3. Brócolis

prevenir o câncer de mama

O brócolis é uma das fontes mais ricas de sulforafano, um componente que inibe fortemente vários tipos de câncer.

As pesquisas sugerem que o sulforafano estimula propriamente as enzimas que combatem o câncer, diminuindo a velocidade do crescimento das células do câncer de mama e de próstata.

4. Linhaça

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Toronto, mulheres com câncer de mama que consumiram diariamente  duas colheres de linhaça moída demonstraram uma diminuição no ritmo de crescimento das células do câncer.

5. Alho

prevenir o câncer de mama

Os estudiosos demonstraram que o enxofre encontrado no alho, além de outros componentes, retardam o crescimento das células de tumor.

6. Chá verde

Essa infusão é uma fonte rica de antioxidantes, entre os que se destacam as catequinas.

Um estudo afirma que mulheres que bebem frequentemente chá verde são menos propensas a desenvolver o câncer de mama.

7. Champignon

Karen Graham, nutricionista do Arizona, afirma que o champignon contém mais antioxidantes que a abóbora, a cenoura e o tomate.

Essa alegação se deve à presença de ergotioneina e selênio, dois antioxidantes e estimulantes que freiam o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Leia também: 90% das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas: 5 chaves

E uma pesquisa publicada no International Journal of Cancer destaca que as mulheres que consumiram 10 gramas por dia desse alimento tinham 64% a menos de probabilidade de desenvolver o câncer de mama em comparação com as que não consumiram.

8. Salmão

prevenir o câncer de mama

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade Nacional de Singapura diagnosticaram nos últimos cinco anos que mulheres na pós-menopausa que consumiram uma média de 1,5 a 3 gramas de peixes ou mariscos todos os dias eram 26% menos propensas a desenvolver o câncer de mama, em comparação com as que não tiveram a mesma frequência de consumo.

9. Espinafre

O poder anticancerígeno do espinafre se deve principalmente aos seus conteúdos de betacaroteno e luteína, dois antioxidantes de grande alcance.

Os pesquisadores do Instituto Nacional de Ciências de Saúde Ambiental  comprovaram que mulheres que comem espinafre mais de duas vezes na semana têm menos riscos de desenvolver câncer de mama, ao contrário do índice apresentado por mulheres que raramente incluíam esse vegetal em suas dietas.

  • Howell, A., Anderson, A. S., Clarke, R. B., Duffy, S. W., Evans, D. G., Garcia-Closas, M., … Harvie, M. N. (2014). Risk determination and prevention of breast cancer. Breast Cancer Research. https://doi.org/10.1186/s13058-014-0446-2

  • Romieu, I. (2011). Diet and breast cancer. Salud Publica de Mexico. https://doi.org/10.1007/BF02951423