Fortaleça as relações familiares

· 1 de novembro de 2018
Manter as relações familiares estáveis e cordiais não só nos beneficia, como também permite que nossos filhos cresçam em um ambiente muito mais harmonioso e saudável.

Ter relações familiares saudáveis e harmoniosas ajuda a criar um ambiente ideal para o crescimento de nossos filhos. Dizem que aquelas pessoas que mantém boas relações dentro de casa são mais felizes.

Em todo vínculo familiar podem haver atritos ou feridas afetivas não curadas, que podem prejudicá-lo. No entanto, nossa família nos traz senso de identidade e nos mostra quem somos.

Manter uma saudável relação com pais e irmãos, melhora a autoestima. Portanto, se quisermos que nossos filhos cresçam em um ambiente saudável e com laços familiares bem construídos, recomendamos seguir os seguintes conselhos.

Como fortalecer as relações familiares?

família fortalecendo as relações no esporte

Nossa vida, e como consequência, a de nossos filhos, está determinada por tudo aquilo que nos rodeia. As relações em geral sofreram mudanças nos padrões que afetam nosso ambiente. 

Esforce-se para ensinar seus filhos a viver dentro de uma família com bases sólidas, com o intuito de alcançar a harmonia.

Programe visitas periódicas aos familiares

Estabelecer padrões de aproximação familiar, dará aos seus filhos um guia para o mundo. Eles aprenderão com a experiência quando aplicarem os princípios e valores que lhes são ensinados.

Por exemplo, a aproximação dos avós oferece um sentido de lealdade para com todos os membros da família.

Planejem atividades juntos

O ritmo do dia a dia, às vezes, nos impede de compartilhar tempo suficiente em família. Dedique um dia na semana para fazerem coisas juntos. Sair para caminhar, ir ao cinema ou comer um sorvete ajuda a fortalecer os laços de união familiar.

Isso estimula o sentido de unidade em seus filhos. Ensina que se manter unido pode ser bem útil ante as adversidades.

Ria muito

Pode até parecer estranho, mas rir em família é uma das coisas mais agradáveis do mundo. Rir é o melhor remédio. Manter o bom humor, mesmo ante as dificuldades, ensina aos nossos filhos a manter uma atitude positiva.

Use o riso como forma de escape para os momentos de tensão. Rir muito nos torna uma fonte inesgotável de amor.

Não deixe de ler: Risoterapia: quando rir cura

Seja compreensivo

Mesmo com aqueles familiares que tenham te machucado no passado. O amor leva ao perdão e todos precisamos amar e sermos amados.

Sentir amor por quem nos tenha machucado não surge da noite para o dia. Requer muito esforço e maturidade, o que cria um forte aprendizado. As famílias que dão amor, preparam adultos mais equilibrados para o mundo.

Trabalhem juntos por um objetivo

Primeiramente, peça aos seus filhos que proponham um projeto para que possam trabalhar em equipe e alcançar um objetivo. Por exemplo, se algum de seus pequenos quer ir em algum lugar em particular, deixe que este distribua as tarefas para cada membro da família e supervise seu cumprimento.

Isso o ajudará a ter um lugar importante no projetolhe ensinará que as famílias mais fortes são as que trabalham juntas. Cada família é um universo em particular. E se promovermos em nossos filhos a opção de tomar algumas decisões, também os motivaremos a acatar as regras.

Mantenha o contato

pai e filha fortalecendo as relações familiares

Sempre terá algum familiar que mora em outra cidade ou até mesmo país. A tecnologia permite nos manter próximo a eles e que nossos filhos se envolvam nessa relação. Sugira aos seus filhos que liguem nos aniversários ou datas especiais.

Mande uma mensagem gravada, mesmo que não seja uma ocasião especial. Com isso seus filhos crescerão vendo que conservar relações familiares é um assunto importante.

Recomendamos ler: Contato zero: o bálsamo da dependência emocional

Escute mais

A melhor maneira de fortalecer as relações familiares é escutando mais todos os integrantes.

  • Escute com o coração e descobrirá maneiras infinitas de se aproximar de sua família e fortalecer os laços de amor.
  • Também cultive a paciência e a tolerância, dessa forma seus filhos se beneficiarão de um ambiente familiar harmonioso.

O aprendizado significativo que dê aos seus filhos pode envolver outros membros da família, como avós e tios. Isso traz a possibilidade de perceber diferentes pontos de vista, promovendo a tolerância.

Fortalecer os vínculos com a família também proporcionará benefícios para todos os membros envolvidos. As crianças que têm a sorte de crescer em um lar amoroso e emocionalmente equilibrado serão adultos inspiradores.

Esta experiência lhes formará em áreas vitais para o desenvolvimento integral como seres humanos do bem.