10 pensamentos tóxicos a serem evitados a partir de agora

6 de novembro de 2019
Algumas pessoas têm uma tendência especial para ter pensamentos tóxicos. O objetivo deve ser mudar esses maus hábitos por frases positivas e motivacionais.

Sem dúvida alguma, os pensamentos tóxicos são prejudiciais e contraproducentes. Além disso, geram desconforto e frustração quando aparecem. Certamente, estes são dez pensamentos tóxicos que você deve evitar a partir de agora para ver o mundo de uma maneira positiva.

O que são pensamentos negativos ou ANT?

Os pensamentos negativos automáticos, conhecidos por suas iniciais ANT (Automatic Negative Thoughts), aparecem sozinhos. Produzem emoções perturbadoras, como insegurança, frustração, raiva e ansiedade.

Os sintomas desses pensamentos, por sua vez, produzem novos pensamentos negativos em um círculo vicioso que cresce todos os dias. Esse quadro aumenta porque não temos conhecimento de sua aparência.

São mensagens críveis, impensadas e específicas que são repetidas em nossa mente repetidas vezes. São baseadas em suposições, memórias e censuras. Recriam eventos passados ​​ou alertam para eventos futuros que culpam aqueles que os sofrem.

Às vezes nós os tomamos por certos, mesmo que não sejam, e podemos cair em depressão, porque nos limitam e nos deixam infelizes.

A substituição de pensamentos negativos por positivos é alcançada através de certas técnicas. Felizmente, estes dez pensamentos tóxicos são facilmente descartáveis, adotando bons hábitos.

Ao identificar e analisar esse tipo de pensamentos negativos, sua falta de base sólida é evidente. Assim, então, compartilhá-los com outras pessoas também é uma grande ajuda para entender que nossa visão pode estar errada.

Você pode estar interessado: Sentir culpa expressa um medo interior de punição.

10 pensamentos tóxicos a serem evitados

1. Pensamentos extremos

“Isso só acontece comigo”, “qualquer pessoa pode fazer melhor”, “Eu sou um fracasso”. São ANT, que reservam a culpa estritamente para quem os sofre. Por exemplo, parece que não há cinzas, que tudo é criado em preto e branco.

Mulher preocupada

2. Nada de positivo, tudo negativo

“Eu fui bem no teste, mas qualquer um pode fazer melhor”, “a receita foi boa, mas outros a fazem mais gostosa”. Por exemplo, essas pessoas sempre diminuem o valor do positivo para aumentar o negativo.

3. São adivinhos

“Não vai funcionar”, “por que tentar”, “vou falhar”. A predição do futuro é uma tendência comum naqueles que sofrem de ANT, o que os leva a paralisar-se e a imobilizar-se.

4. Leem a mente

“Acham que sou estranho, acham que sou chata”. Esses pensamentos são baseados na tendência daqueles que os sofrem e leem as mentes dos outros, embora isso não seja realmente possível.

5. Um drama eterno

“Não me ligaram, é porque eu não sirvo”, “o suco não tinha açúcar, eu não faço nada certo”. Essas pessoas são vítimas que dramatizam qualquer situação, sempre para o lado negativo.

6. Exigir-se mais da conta

Quando uma pessoa se exige mais da conta, pode cometer excessos. Embora o objetivo de atingir metas seja positivo, forçar as próprias habilidades é contraproducente. Por exemplo, muitos atletas acabam lesionados quando pensam: “Tenho que continuar mesmo que esteja cansado”.

7. Toda a culpa é minha

A autoculpa é uma norma naqueles que têm pensamentos tóxicos. Essas pessoas assumem a responsabilidade por tudo de ruim que acontece, mesmo pelo que não têm culpa. “Essa pessoa está chateada, com certeza fui eu”, “todos os infortúnios acontecem comigo”.

Mulher se sentindo julgada

8. Insultos

“Eu sou um idiota”, “meu chefe é inútil”, “meu parceiro é um tolo” são frases cotidianas em pessoas com essa tendência. Acreditam no que dizem e se tratam com base nisso. E com as outras pessoas agem da mesma maneira. 

Saiba: Como controlar os pensamentos obsessivos

9. A catástrofe permanente

Sem dúvida alguma, a ausência de uma visão otimista nessas pessoas as leva a ter pensamentos excessivamente negativos. “Tudo vai acabar mal, nada vai dar certo”, “isso não vai dar certo”. Esta é um dos ANT mais prejudiciais, típico de pessoas depressivas. No final, sua convicção fará com que tudo realmente dê errado.

10. Erros imperdoáveis

Certamente, um erro ou más decisões tomadas podem se tornar o centro da vida dessas pessoas. Incorrem em uma generalização errada, partindo da premissa que fazem tudo errado, e deixando de lado os aspectos positivos.

Por outro lado, essa atitude leva as pessoas a frases como: “eu sou um fracasso”, “eu não faço nada bem”, o que as impede de enfrentar desafios ou estabelecer metas. Além disso, se convencem de que estão fadados ao fracasso.

As generalidades dos ANT

Se algo aconteceu uma vez, as pessoas com tendência a pensamentos tóxicos dizem que será repetido.  “Sempre perco as chaves do meu carro, tenho certeza de que as perderei de novo”, “o bolo queimou, não voltarei a fazê-lo porque acontecerá novamente”.

Em conclusão, se insistirmos em manter os NTAs como parte de nossas vidas as consequências serão muito prejudiciais. Esses são 10 pensamentos tóxicos que você deve evitar de agora em diante, com determinação. Trate-se de identificá-los, analisá-los e entender que não têm fundamento algum.