Varizes: informações e recomendações

· 11 de outubro de 2013
As varizes são veias que se dilatam e deixam de ser retas, se apresentando tortas e saltadas na pele. Se você é uma das vítimas desta condição, é preciso tomar coragem e tratá-la.

As varizes são veias que se dilatam e deixam de ser retas, se apresentando tortas e saltadas na pele. Se você é uma das vítimas desta condição, é preciso tomar coragem e tratá-la. Depois disso, suas pernas não serão mais as mesmas.

Sobre as varizes

Sempre podem ser vistas

Não estão no interior dos músculos, mas são aparentes, visíveis. Esta história de varizes internas simplesmente não existe. As veias debilitadas que estão nas camadas mais profundas dos músculos não são varizes e sim doença de veias profundas.

Dor e desconforto nas pernas

As varizes deixam suas pernas inchadas, causam dor e podem resultar num procedimento cirúrgico.

Leia também: Dores causadas pelas varizes: como aliviá-las

As mulheres sofrem mais

Existe uma predisposição genética para que as mulheres as tenham. Ou seja, tudo pode ser uma questão de herança.

Outro fator que faz com que esta condição atinja mais as mulheres deve-se aos hormônios femininos, que tornam os vasos sanguíneos mais frágeis, o que não acontece nos homens.

Os anticoncepcionais são um vilão

Como a fragilidade dos vasos sanguíneos ocorre pelos hormônios femininos, ingerir pílulas anticoncepcionais compostas por mais hormônios femininos pode causar o aparecimento das varizes, diretamente ligadas ao hormônio feminino estrogêneo.

A ingestão de pílulas anticoncepcionais pode favorecer o aparecimento de varizes

Recomendações

Movimente-se sempre

Na verdade, além do problema da predisposição genética e dos hormônios femininos, ficar muito tempo em pé ou parada piora a circulação sanguínea.

Todos esses fatores somados favorecem o seu aparecimento. Então, mexa-se sempre que puder.

Não deixe de ler: Exercícios para evitar e tratar as varizes

A prática de exercícios físicos pode ajudar a prevenir as varizes

Se você passa muito tempo de pé ou sentada, procure se movimentar a cada duas horas.

Caminhe um pouco em seus intervalos, ou quando vá beber água ou ao banheiro no trabalho. Mexer os pés enquanto estiver sentada, para cima e para baixo, também é uma solução. O importante é o movimento para ajudar na circulação.

Se puder, opte pelas caminhadas

Resolvido o problema durante o trabalho, escolha exercícios físicos que não sejam muito exigentes. A natação, a caminhada e a bicicleta são ótimos aliados.

A se ter em mente…

Só saem com cirurgia

Depois de instaladas em suas pernas, as varizes só vão desaparecer por intervenção. O método mais comum é a retirada das veias dilatadas por um procedimento cirúrgico tradicional. A anestesia pode ser local ou por bloqueio, dependendo do tamanho da cirurgia.

Cirurgia a laser é ótima

Atualmente, a medicina já oferece a cirurgia a laser que tem uma capacidade de recuperação maior do que a cirurgia convencional.

A cirurgia a laser possibilita o tratamento da veia safena e tem uma recuperação menos dolorosa e mais rápida. O paciente volta a vida normal em 2 dias.

  • Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. (2004). Insuficiência venosa crônica: Diagnóstico e tratamento. Revista Brasileira de Medicina.