Como aliviar as dores causadas pelas varizes

· 24 de outubro de 2016
Ainda que o componente genético seja muito importante no desenvolvimento das varizes, para evitá-las devemos manter uma dieta equilibrada, evitar o sobrepeso e tomar dois litros de água por dia.

As varizes são muito comuns nas mulheres na idade adulta (cerca de 50% da população feminina as têm). Elas podem causar dores e incômodos que vale a pena tentar reduzir.

Se, além das suas pernas ficarem feias por causa da aparência das varizes, à noite as veias pulsam ou não a deixam dormir, preste atenção neste artigo onde falaremos sobre como aliviar estes sintomas.

O que são as varizes e por que doem?

varizes

Basicamente são veias dilatadas que se inflamam e ficam muito perto da superfície da pele (são vistas e sentidas sem problemas).

As varizes são de cor azul escuro e, em alguns casos, se sobressaem bastante da perna. Causam câimbras e dores fortes. Algumas mulheres também experimentam coceira que, ao arranhar, se transforma em dor.

A insuficiência venosa é o detonador das varizes. Quando o retorno do sangue ao coração não é bom, o fluido se estanca em certas áreas e isso causa inflamação ou edemas, além de varizes.

Um fator que devemos considerar é a genética. Se há casos de varizes em sua família (principalmente em sua mãe ou sua avó) é provável que você também sofra com esse problema em algum momento de sua vida.

Dicas para reduzir ou evitar a dor causada pelas varizes

Os conselhos que você vai ler agora podem servir para prevenir episódios dolorosos ou reduzir os sintomas quando começar a sentir câimbras ou dores nas pernas:

Praticar exercícios leves

O esporte é um aliado para a saúde em geral; isso com certeza muitos sabem.

No caso de sofrer ou ter pré-disposição genética a sofrer varizes, recomendamos que pratique algum exercício de baixa intensidade, como a ioga, a natação ou andar de bicicleta.

As caminhadas também podem ajudar. Não escolha atividades muito intensas, já que os movimentos bruscos ou os saltos podem agravar os sintomas.

Usar sapatos cômodos

sapatos-prevenir-dor-causada-pelas-varizes

Os saltos são muito bonitos e estilizam as pernas, mas também podem nos trazer problemas de saúde.

Quando o calçado está muito apertado o sangue não pode se movimentar livremente e torna-se difícil seu retorno ao coração. Este conselho também é válido para as meias e as calças apertadas, já que pressionam as pernas.

Aconselhamos que você use sapatos cômodos na maior parte do dia, principalmente se tem de ficar em pé por várias horas.

Se o seu trabalho exige que você use salto, por exemplo, leve-os na bolsa enquanto vai de ônibus e depois coloque-os ao chegar.

Levantar as pernas

Quando você voltar para casa aproveite para pôr as pernas para o alto. No início isso incomodará ou doerá um pouco. Talvez você sinta as panturrilhas dormentes. Tudo isso é normal, porque o sangue está tentando “descer”.

Se estiver sentada no sofá, coloque os pés em um banco ou mesa que estejam na sua frente. Se estiver deitada, apoie os calcanhares na parede. Para dormir, coloque algumas almofadas debaixo das pernas.

Todas essas opções são boas para favorecer o retorno venoso.

Mudar de posição

Os trabalhos rotineiros nos exigem ficar muitas horas sentados ou de pé. Ambas as posições são ruins para a saúde das pernas e podem ser uma das causas do desenvolvimento de varizes.

Por isso seria bom mudar de postura todas as vezes que seja possível durante o dia.

Por exemplo, se você está no escritório, pode se levantar para falar no telefone andando pelo ambiente ou, se trabalha em uma loja, aproveite quando não tiver ninguém para se sentar um pouco.

Fazer massagens

Não é necessário ir a um massagista para isso. Você pode fazer em casa! Tenha muito cuidado para não fazer muita pressão.

O movimento é simples: pequenas golpes suaves na região afetada e nos arredores das veias marcadas. Repita todos os dias, por 15 minutos a cada vez.

Para que os resultados sejam melhores ainda você pode usar algum óleo essencial, como o de tomilho, alecrim ou lavanda, que têm propriedades estimulantes da circulação sanguínea.

Manter uma dieta adequada

dieta-contra-dor-causada-pelas-varizes

O consumo moderado de gorduras, carboidratos e açúcares é vital para que suas veias estejam mais saudáveis e para evitar o sobrepeso que tanto mal faz às pernas.

Não tome muito álcool ou café e trate de consumir 2 litros de água por dia.

Sua dieta deve ser composta por uma boa quantidade de fibras, antioxidantes e potássio. O consumo de frutas e verduras cruas é ideal para reduzir a peso nas pernas e melhorar a sua aparência.

Remédios caseiros para as varizes

Além de mudar alguns de seus hábitos cotidianos, para reduzir as dores causadas pelas varizes você pode desfrutar dos benefícios de algumas plantas, frutas e óleos:

Calêndula

Melhora a tônus das veias e as torna menos vulneráveis à degeneração. Além disso, a calêndula é anti-inflamatória, reduz o inchaço e repara os tecidos danificados.

Faça uma massagem com o creme desta flor nas pernas antes de dormir.

Hamamelis

hamamelis-contra-dor-causada-pelas-varizes

É adstringente e atua sobre o sistema circulatório. Desinflama e alivia o peso que as varizes causam. Consiga o óleo essencial de hamamelis em lojas de produtos naturais e aplique com massagens suaves todas as noites.

Mirtilo

É uma fruta perfeita para qualquer problema circulatório, é vasodilatadora e fortalece as paredes das veias. O mirtilo também oferece vitaminas e bioflavonoides.

Não deixe de comer um punhado de mirtilos todos os dias, no meio da manhã ou como sobremesa.

Cipreste

É usada para qualquer doença relacionada com o sistema circulatório e inflamação das veias. Consiga algumas folhas e prepare um chá, que pode ser bebido ou aplicado com um algodão nas regiões afetadas das pernas.