8 exercícios recomendados para tratar as varizes

Os exercícios são a forma mais eficaz de combater o surgimento das varizes, embora também seja fundamental manter uma dieta saudável e equilibrada e evitar o excesso de sal e gorduras.
8 exercícios recomendados para tratar as varizes

Última atualização: 12 Fevereiro, 2021

As varizes são dilatações das veias que dificultam a circulação do sangue através delas. É muito comum que as pessoas, principalmente mulheres, que trabalham atrás de uma mesa todos os dias sofram com elas devido à falta de movimento que esse tipo de trabalho costuma causar. Um dos tratamentos mais recomendados é a realização de determinados exercícios que ajudam a tratar as varizes.

Considerada a condição circulatória mais comum após a hipertensão, as varizes são causadas principalmente por ficar em pé ou sentado por muito tempo. Indo além da parte estética, se as varizes não forem tratadas, podem causar sérios problemas de saúde, como trombose ou úlceras.

Os melhores exercícios para tratar as varizes

Os melhores exercícios para tratar as varizes
As varizes são veias de aspecto saliente, relacionadas à insuficiência venosa. Tratá-las requer ajustes no estilo de vida.

As varizes são um problema de saúde cujas causas mais frequentes são a idade, alterações hormonais – principalmente nas mulheres -, excesso de peso, problemas de circulação congênita ou ficar muito tempo em pé ou sentado na mesma posição, conforme detalha publicação do MedlinePlus.

A importância desses fatores é confirmada por um estudo publicado pelos Annals of Epidemiology. Da mesma forma, esta pesquisa oferece o curioso fato de que esse problema é mais comum nos países ocidentais… produto de um estilo de vida pouco saudável, talvez?

Justamente, o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para doenças venosas, de acordo com estudo publicado pelo European Journal of Vascular and Endovascular Surgery. Portanto, a mudança de hábitos se torna essencial ao iniciar o tratamento.

A atividade física é uma das formas mais eficazes de prevenir o aparecimento ou, na sua falta, reduzir as varizes. Os exercícios ajudam a fortalecer os músculos das pernas e promove a circulação sanguínea, como indica um artigo do Manual Merck.

Você não precisa fazer um treinamento intenso e rigoroso. Apenas rotinas fáceis que podem ser realizadas em casa sem a necessidade de nenhuma máquina especial são suficientes.

Consulte o seu médico antes de se exercitar para tratar as varizes

Além dos benefícios da atividade física, se as varizes que você apresenta forem muito pronunciadas e em grande quantidade, é recomendável que você consulte um médico. O profissional avaliará seus sintomas e, a partir disso, prescreverá algum tipo de medicamento e uma rotina especial de exercícios.

Muitas vezes, as pessoas com varizes tendem a sofrer cãibras ou espasmos, associados ao problema circulatório que essa patologia acarreta. Esses exercícios para tratar as varizes ajudarão a aliviar as dores e, é claro, a ter pernas mais tonificadas e atraentes.

1. Pedaladas

Este é um exercício bastante utilizado para o tratamento das varizes. Consiste em fazer uma simulação de que se está pedalando em uma bicicleta no ar.

Você pode fazê-lo em sua cama ou em uma esteira de ioga. Pedale cerca de 30 vezes e repita o quanto quiser, sim, com descanso entre cada sessão. Se você for iniciante em exercícios físicos, pode começar com menos repetições e aumentar gradualmente.

2. Bicicleta

Bicicleta

Relacionado com o ponto anterior, encontramos a bicicleta. Um exercício excelente para todo o corpo, mas especialmente para as pernas.

Em primeiro lugar, você pode adquirir o hábito de ir todos os dias ao parque ou fazer compras de bicicleta; você estará se exercitando sem saber. Além disso, você também pode pedalar com outro membro da família ou um amigo.

Por fim, se não quiser mesmo ir até um parque e prefere ficar em casa, pode optar pelas bicicletas ergométricas, que terão a mesma função que uma comum, mas sem desfrutar do ar livre.

3. Abertura de pernas

Este terceiro exemplo de exercício para tratar as varizes pode ser feito sentado em uma cadeira ou tapete ou diretamente na cama. No início, pode ser um pouco difícil, porque requer um pouco de força, mas com o tempo você vai fortalecer as pernas e não será mais tão difícil. As etapas que você deve seguir são estas:

  • Levante as pernas e leve-as para cima e para baixo, aproximando as pontas dos pés.
  • Você pode tentar fazer 20 repetições deste exercício, embora tudo dependa da sua condição física.

4. Giros

Deite-se em uma esteira de ioga, uma almofada ou sua cama e levante uma perna. Em seguida, com a perna que está esticada, faça movimentos no sentido dos ponteiros do relógio. Faça 20 giros e repita com a outra perna, mas no sentido contrário.

5. Flexões calcanhar-ponta

Como os anteriores, este exercício é bom para a circulação. Portanto, se você sofre de cãibras, pode fazê-lo todas as noites antes de dormir ou de manhã, depois de acordar. É aconselhável fazê-lo sentado.

  • Coloque os calcanhares no chão e levante os dedos dos pés.
  • Abaixe a planta dos pés e levante os calcanhares.
  • Repita 20 ou 30 vezes.

6. Flexões dos dedos dos pés

Este exercício para tratar as varizes é bastante semelhante ao anterior. É popularmente recomendado para melhorar o retorno venoso, além de ajudar a tonificar os músculos da panturrilha. É feito da seguinte maneira:

  • Deite-se na sua cama ou no chão sobre uma almofada e estique as pernas.
  • Em seguida flexione os dedos dos pés para a frente e para trás e repita umas 20 vezes em cada perna.

7. Pés juntos

Esta penúltima alternativa entre os exercícios para tratar as varizes pode ser feita sentada ou deitada, pois é mais confortável para você. Simplesmente consiste em juntar e separar repetidamente as pontas dos pés; repita o exercício 20 vezes.

8. Ponta dos pés ou calcanhares

Ponta dos pés ou calcanhares

Embora não seja um efeito comprovado cientificamente, há quem diga que andar na ponta dos pés ou nos calcanhares ajuda a alongar os músculos e a prevenir os espasmos. Você pode ficar parada em um lugar ou andar na ponta dos pés ou nos calcanhares. Repita quantas vezes quiser e descanse entre cada sessão.

Hábitos para complementar os exercícios para tratar as varizes

Além dos benefícios inquestionáveis ​​da atividade física na prevenção e tratamento das varizes, também é necessário seguir um estilo de vida saudável para diminuir as chances de sofrer dessa patologia.

Nesse sentido, os profissionais da Clínica Mayo recomendam evitar o excesso de peso, não usar roupas apertadas e não passar longos períodos de tempo sem mexer as pernas. Não se esqueça que estes costumes também irão beneficiar a sua saúde geral, por isso é altamente recomendável aplicá-los!

Pode interessar a você...
Os 10 melhores remédios para as varizes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os 10 melhores remédios para as varizes

As varizes são um dos problemas circulatórios mais comuns e afetam principalmente as mulheres. Conheça aqui 10 opções naturais de remédios para as ...