Cãibras na panturrilha: o que as causa e como evitá-las?

06 Julho, 2020
Diante de uma cãibra na panturrilha, é importante esticar a área suavemente e evitar tocar o músculo ou fazer massagens.

É bem provável que você já tenha tido cãibras na panturrilha alguma vez. Você já se perguntou por que isso ocorre? E por que acontece nessa região do corpo? Na verdade, isso nada mais é do que uma contração muscular involuntária.

A panturrilha ou “batata da perna” está localizada na parte posterior das pernas. Sua forma é arredondada (por isso o nome de batata) e inclui diferentes músculos. Um deles é o tríceps sural, que é o envolvido neste problema.

A maioria das pessoas sofre com essas cãibras à noite. A dor é tão intensa que as acorda. Neste artigo, explicamos por que isso acontece e o que fazer para aliviar esse desconforto ou impedir que ele aconteça.

Por que temos cãibras na panturrilha?

A cãibra na batata da perna ocorre porque há uma contração involuntária do músculo tríceps sural. Esse músculo se contrai, tornando-se visível a olho nu e causando dor.

Não se sabe ao certo por que isso ocorre, mas há alguns fatores altamente relacionados a esse problema. Em primeiro lugar, está associado à prática de exercícios intensos por um longo período de tempo, e também com o fato de fazê-los sem ter uma boa preparação física.

O mesmo acontece quando fazemos um exercício sem ter aquecido e preparado adequadamente os músculos. Parece que o exercício, acompanhado da falta de hidratação, faz com que certas toxinas se acumulem no músculo, causando essa contração.

No entanto, quando a cãibra aparece, a causa nem sempre é decorrente de um esforço. Foram identificados muitos fatores que podem desencadeá-la, como álcool, café e cigarro, além de certos medicamentos e de uma alimentação de má qualidade.

Panturrilhas
Os músculos gêmeos estão localizados na parte posterior da perna.

Não deixe de ler: Você sabe como lidar com as cãibras?

As cãibras podem estar relacionadas a alguma patologia?

Quando a cãibra aparece repetidamente e não podemos associá-la ao exercício, este pode ser um sintoma de alguma patologia. É importante saber que, quando há um problema circulatório evitando que o sangue atinja o músculo corretamente, esse problema pode ocorrer.

De fato, essa situação é muito frequente a partir dos 60 anos. A aterosclerose é uma patologia na qual há um acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos. Assim, nessas áreas, o fluxo sanguíneo se torna mais fraco e o sangue não irriga adequadamente todos os lugares como deveria.

Essa alteração do suprimento sanguíneo também está associada à gravidez, embora seja algo fisiológico. As mulheres grávidas, durante o último trimestre, costumam ter cãibras na panturrilha.

Causas das cãibras nas pernas
Embora isso não seja comum, as cãibras na batata da perna podem estar associadas a uma patologia.

Leia também: Exercícios para um correto alongamento muscular

O que fazer quando sentimos cãibras?

Como já comentamos, o mais comum é que as cãibras apareçam durante a noite, fazendo com que o sono seja interrompido. Se isso acontecer repetidamente, é aconselhável fazer uma pequena rotina de alongamento antes de dormir.

É importante ter em conta que, ao se exercitar, é preciso haver uma progressão. Em outras palavras, aumente a intensidade gradualmente, não abruptamente. Você também precisa alongar corretamente e saber quando deve descansar.

Além disso, não se esqueça de fazer uma preparação muscular antes dos exercícios. O mesmo vale para hidratação e dieta, pois, como vimos, a desidratação pode causar essas cãibras musculares.

Alguns especialistas recomendam certos exercícios de fisioterapia para evitá-las. O ideal é fazer alongamentos suaves que levem o músculo a uma extensão controlada. Evite ficar na ponta dos pés ou tocar a área, pois esses gestos podem causar outro espasmo muscular.

Se as cãibras forem frequentes, é muito importante consultar um médico. Deve-se excluir a existência de algum tipo de patologia que esteja causando essa situação.

  • Causas de los calambres musculares en las piernas. (n.d.). Retrieved February 3, 2020, from https://www.sabervivirtv.com/medicina-general/causas-calambres-musculares_24
  • ¿Por qué se nos suben los gemelos? – CMD Sport. (n.d.). Retrieved February 3, 2020, from https://www.cmdsport.com/running/cuidate-running/por-que-se-nos-suben-los-gemelos/
  • Porqué se suben los gemelos – Clínica López Páez. (n.d.). Retrieved February 3, 2020, from https://clinicalopezpaez.es/porque-se-suben-los-gemelos/