Pílulas anticoncepcionais: efeitos colaterais

Algumas mulheres não conseguem resistir aos efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais, e a ansiedade as levam a abandoná-las. Aqui estão algumas respostas para suas perguntas sobre esse método disponível para quem não deseja engravidar.

As pílulas anticoncepcionais estão entre os métodos mais utilizados para prevenir a gravidez. Desde a sua aparição, as mulheres ganharam liberdade no território sexual. Desde adolescentes a adultos em seus últimos anos de fertilidade, as mulheres fazem uso da pílula diariamente. Com o tempo e mais informações, até os períodos de descanso deixaram de existir.

Mas, como acontece com todos os medicamentos que contêm substâncias químicas e outros ingredientes, os efeitos colaterais podem aparecer.

Em geral, os efeitos desaparecem em pouco tempo e não têm gravidade, mas outros podem prejudicar seriamente a vida das mulheres. Por este motivo, é necessário conhecê-los e estar atento a qualquer sintoma que não seja normal.

Efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais

·         Sangrar fora do período da menstruação

As pílulas anticoncepcionais podem provocar sangramento fora do período

Nos primeiros meses de tratamento com as pílulas anticoncepcionais, geralmente há um sangramento fora de época. Geralmente, quando a caixa está pela metade, aparecem roupas íntimas manchadas de sangue. É um dos efeitos colaterais mais corriqueiros.

Após os primeiros três meses, ele desaparece na maioria das mulheres. Se as pílulas forem trocadas, o sintoma pode reaparecer até que o corpo se adapte às novas pílulas.

  • Maior sensibilidade nos seios

Nas primeiras semanas, há quem perceba um aumento no tamanho do seio e aumento da sensibilidade. O primeiro sintoma pode deixar muitas mulheres felizes, mas passa rapidamente e tudo volta ao seu lugar. Se o desconforto se tornar difícil de sustentar, recomenda-se consultar um ginecologista.

  •  Náusea ou dores de cabeça

As pílulas anticoncepcionais podem provocar náuseas

Nos primeiros dias é possível sentir ligeiramente algum destes sintomas. Se eles se tornarem mais fortes ou não pararem, você deve consultar um especialista. Não interrompa o método contraceptivo antes de falar com o médico.

  • Aumento de peso

Muitas mulheres notaram um ganho de peso excessivo sem ter feito qualquer outra mudança em sua rotina alimentar. Embora não exista provas científicas, a verdade é que isso acontece. Talvez, a retenção de líquidos seja uma das causas dessa mudança no corpo.

  • Manchas no rosto

Há mulheres que, quando começam o tratamento preventivo com pílulas anticoncepcionais, descobrem certas manchas faciais. A presença de hormônios no corpo é a causa dessas marcas. A mesma coisa acontece com as mulheres que estão grávidas.

  • Alterações de humor

As pílulas anticoncepcionais provocam mudanças de humor

Além disso, durante o período em que o organismo está se ajustando às pílulas anticoncepcionais, o humor pode variar. Alterações no humor que não podem ser justificadas racionalmente podem ocorrer. Isso é mais provável de acontecer em mulheres com histórico de depressão.

Quando os efeitos colaterais das pílulas anticoncepcionais desaparecem?

Os efeitos colaterais que ocorrem como resultado das pílulas anticoncepcionais devem ser temporários. Geralmente, no terceiro mês, todo o organismo é normalizado e não há mais sintomas de nenhum tipo.

Quando isso não acontece e se o desconforto piorar, você deve ir imediatamente ao ginecologista. Pode ser necessário mudar de marca ou procurar outro método de controle de natalidade que seja mais apropriado.

O que não fazer diante desses efeitos?

Pílulas anticoncepcionais

Caso os efeitos colaterais apareçam, o que uma mulher não deve fazer é abandonar as pílulas anticoncepcionais. Por um lado, ela pode correr o risco de engravidar. Mas também, se fizer parte de um processo, teria que começar tudo de novo.

Quando uma mulher tem um parceiro estável, é muito positivo falar sobre o que está acontecendo. É mais fácil que eles entendam e acompanhem esse processo. Tomar pílulas anticoncepcionais também é uma maneira de cuidar do seu parceiro de possíveis responsabilidades futuras. Portanto, o compromisso dele é fazer parte de tudo o que acontece como resultado disso.

Até mesmo uma boa comunicação economiza possíveis discussões e proporciona uma atenção mais cuidadosa da parte dele. Ele pode ajudar nesses dias de dificuldade ou entender certas situações ruins.

A culpa não é apenas das pílulas anticoncepcionais. Talvez algumas mulheres desejem tirar proveito desta circunstância.

Recomendados para você