10 dicas para evitar as veias varicosas

· 11 de março de 2018
O exercício físico, além de nos ajudar a manter a forma e promover nossa saúde geral, nos permite combater o excesso de peso e promover a circulação para evitar varizes.

O aparecimento de veias varicosas é considerado um dos principais problemas estéticos que afetam a mulher. Essas veias volumosas de cor roxa costumam ser um empecilho para vestir com comodidade alguns tipos de roupas.

No entanto, muito além da aparência, é essencial saber que podem alertar um problema circulatório. Mesmo que nem sempre sejam graves, às vezes indicam outras complicações na saúde.

Por este motivo, é muito importante tentar adotar hábitos saudáveis, tanto para preveni-las como para tratá-las. Embora alguns fatores não possam ser controlados, isso reduz de forma significativa seus riscos.

O que são as veias varicosas?

As varizes são veias dilatadas de aspecto retorcido que se desenvolvem por um enfraquecimento das válvulas unidirecionais que regulam a passagem do fluxo sanguíneo.

Qualquer uma das veias pode sofrer essa alteração. No entanto, as mais afetadas são as da parte inferior do corpo, dado que ali é produzida uma sobrecarga ao adotar certas posturas.

Estas têm uma coloração avermelhada ou roxa, que se nota facilmente sobre a pele, razão pela qual são consideradas um problema estético.

Quais são as causas das veias varicosas?

Quais são as causas das veias varicosas?

Este problema afeta com frequência as pernas e os pés, já que a zona inferior deve suportar a pressão causada pelo peso corporal e pela gravidade.

Seu desenvolvimento pode ocorrer em qualquer idade, embora apareçam com mais frequência em pessoas adultas. Alguns dos fatores que incidem em seu aparecimento são:

  • Sobrepeso e obesidade
  • Gravidez
  • Antecedentes familiares
  • Má postura ao caminhar ou permanecer sentado
  • Doenças do sistema circulatório

Visite este artigo: Cure as varizes com este remédio de aloe vera

Sintomas das veias varicosas

Muitos pensam que as veias com volume são o único sintoma deste problema. No entanto, existem outros sinais que podem indicá-las:

  • Veias que se sobressaem
  • Sensação de dor e pesadez nas pernas
  • Ardor, câimbras e inchaço nas extremidades inferiores
  • Coceira ao redor das veias varicosas
  • Mudanças na pele ou endurecimento da veia

As 10 melhores dicas para evitar as varizes

Melhorar o estilo de vida e limitar alguns hábitos pouco saudáveis é a forma mais efetiva de prevenir ou atrasar o aparecimento de veias varicosas. Confira essas dicas!

1. Evite permanecer em uma mesma postura

Evite permanecer em uma mesma postura para evitar as veias varicosas

Se por alguma razão você passa muito tempo em pé ou sentada, tente mudar a postura por pelo menos alguns minutos.

Permanecer por tempo prolongado em uma mesma posição afeta a circulação e incide na aparição de varizes.

2. Tome banhos com água fria

Acreditando ou não, tomar banhos com água fria é uma das melhores terapias para manter a circulação ativa. Embora um banho quente seja relaxante de maneira ocasional, as temperaturas mornas e baixas têm mais benefícios.

3. Utilize roupa do seu tamanho

Quando você usa roupa muito justa, principalmente calças jeans, dificulta o retorno venoso e aumenta as chances de sofrer varizes.

Opte por utilizar roupas soltas, que não gerem pressão no corpo.

4. Afaste-se das fontes de calor

Afaste-se das fontes de calor para evitar as veias varicosas

A exposição prolongada ao sol ou a fontes de calor pode causar problemas de circulação e retenção de líquidos.

Assim, se você deseja evitar este problema estético, tente se proteger contra o sol e evite a calefação.

5. Utilize meias de compressão

As meias de compressão são uma vestimenta terapêutica que podem ajudar a melhorar a drenagem do corpo para prevenir os problemas circulatórios que levam a esta condição.

6. Limite o uso de saltos altos

São bonitos e nos deixam mais atrativas; no entanto, o uso prolongado de saltos altos causa sensação de pesadez nas pernas e eleva as chances de aparecimento de varizes.

Não deixe de ler: 5 benefícios que se obtém ao parar de usar saltos

7. Realize exercício físico

Realizar exercícios físicos pode ajudar a evitar as veias varicosas

Qualquer forma de atividade física tem benefícios para a sua circulação. Por isso, para não sofrer com as veias varicosas, adote um plano de treinamento diário, seja em casa ou em uma academia.

8. Melhore sua alimentação

Ter uma alimentação saudável é fundamental para uma ótima circulação sanguínea, mesmo com o passar dos anos.

O consumo de vitaminas, minerais, antioxidantes e ácidos graxos ajuda a criar um equilíbrio em todo o sistema cardiovascular.

9. Evite o sobrepeso

Se você tem problemas de sobrepeso é muito importante que procure um nutricionista para determinar qual é a melhor dieta para combatê-lo.

Evite as populares “dietas milagrosas”, pois podem ser prejudiciais. 

10. Consuma infusões

Consumir infusões pode ajudar a evitar as veias varicosas

As infusões preparadas com plantas medicinais e especiarias podem proporcionar um impulso ao sistema linfático e circulatório para remover as toxinas que se acumulam no organismo. Isso, logicamente, ajuda na prevenção das veias varicosas.

Tenha em mente que, além de tudo o que foi mencionado, você pode ter acesso a diversos tratamentos de uso externo que permitem reduzir a inflamação e as dificuldades circulatórias.

O mais importante é que o resolva a tempo para que não gerem problemas mais graves.

  • MEDICAL Universitas. (2006). O que são varizes? Trabalhos de Pesquisa Da Clínica Naturale.