Plantas medicinais para tratar as varizes

· 6 de novembro de 2014
Você sofre de varizes? Não se preocupe! Neste artigo indicaremos as melhores plantas medicinais para tratar as varizes. Não perca!

Existem várias plantas medicinais que, devido aos seus princípios ativos, podem nos ajudar a favorecer a circulação das pernas, evitando a trombose e reduzindo a incidência das varizes. Trata-se de um complemento que pode ajudá-la bastante. Falaremos abaixo quais as melhores plantas medicinais para tratar as varizes.

Por que tenho varizes?

Por que saem as varizes

Sofrer de varizes é comum. O nosso coração deve impulsionar o sangue com força suficiente para um complexo emaranhado de artérias, veias e capilares.

Trata-se de um percurso de nutrientes e oxigênio, onde às vezes o seu impulso não chega com muita força.

Ele pode ficar preso nas extremidades, nos pés e nas mãos, devido à uma má postura ou por uma saúde inadequada das veias, onde o sangue acaba se acumulando na forma de aranhas ou de veias mais proeminentes.

Leia também: Como saber seu estado de saúde através dos pés?

As veias se distinguem das artérias, pois são muito mais finas. Além disso, possuem umas válvulas onde o sangue volta a subir para o coração com mais facilidade, porém, devido a alguns fatores, nossas veias não estão saudáveis e o sangue se acumula nelas e não consegue fluir, fazendo as paredes das veias se alargarem.

Como consequência, as válvulas perdem a capacidade de reter o sangue, causando as varizes. Os fatores que as determinam costumam ser os seguintes:

  • Fatores hereditários.
  • Uma vida sedentária.
  • Má alimentação.
  • Problemas hormonais.
  • Obesidade.
  • Cigarro.

Conheça: Os riscos do tabagismo para sua saúde

Plantas medicinais para tratar as varizes

Devemos ter consciência de um aspecto: estas ervas medicinais não farão com que as varizes desapareçam. Elas ajudarão a melhorar a circulação e o aspecto das varizes.

Mas, às vezes, somente a cirurgia pode fazer com que essas veias mais grossas, e também perigosas, desapareçam.

Se combinarmos uma dieta adequada com frutas e verduras, bastante líquido, vitamina C, um pouco de exercícios e as seguintes ervas medicinais, então, é possível fazer muito mais pela nossas varizes.

Tome nota!

1. Castanha-da-índia para tratar as varizes

castanha_da_indias

É sem dúvida a planta mais importante para tratar as varizes. Você pode encontrá-la em lojas naturais em forma de cápsulas ou em infusões, lançando-se como um remédio mais que ideal.

Tanto a semente como a casca da árvore têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam na correta circulação das veias e artérias.

Vamos utilizar apenas estes elementos. Trata-se de um elemento natural maravilhoso para corrigir varizes, hemorroidas, pernas cansadas, etc.

Tudo graças a sua capacidade em estimular a circulação sanguínea e a oxigenação.

O ideal é você preparar uma infusão todos os dias, no meio da tarde, com uma colher de suas sementes. Se você tiver pressão alta ou problemas cardíacos, esta infusão não é indicada.

 Hamamelis mollis 94-395-A

2. A hamamélis para tratar as varizes

Com certeza você conhece as virtudes da hamamélis. Suas folhas contêm flavonoides e taninos, o que é muito interessante para tratar transtornos circulatórios.

Dispõe de uma ação venotônica, que nos ajuda com a contração dos vasos sanguíneos, os capilares e as veias, melhorando, assim, o fluxo do sangue.

Com a sua chamada vitamina P, consegue reduzir a inflamação e o edema.

Devemos mencionar que a infusão de hamamélis é boa para as varizes, mas não para o seu estômago. Por isso não é indicada para quem sofre de gastrite ou tem o estômago mais sensível.

É recomendado combiná-la com marshmallow, já que assim alivia a sua ação contra o estômago. Tente tomar esta infusão três vezes por semana.

Milenrama

3. Milefólio para tratar as varizes

Pode ser que você não conheça esta planta. Você pode encontrá-la em lojas de produtos naturais com o nome “Achillea millefolium” ou aquileia.

E por que ela é boa para as varizes? Basicamente porque é um maravilhoso hipotensor e alivia as varizes e hemorroidas. Além disso, é cicatrizante, antiespasmódica, antibactericida e sedativa.

Você pode consumir uma xícara por dia, à tarde. O sabor é muito agradável e, como já mencionamos, é possível encontrá-la nas lojas de produtos naturais. Não hesite em experimentar!

4. Cavalinha para tratar as varizes

Rabo de cavalo

Excelente hipotensor que melhorará imediatamente a circulação das suas pernas. Para aproveitar suas propriedades, você deverá fazer uma decocção com a sua planta seca, deixando que a erva ferva por ao menos 20 minutos.

Você pode tomar até duas xícaras por dia e, como mencionado, trata-se de um remédio mais que perfeito. 

Mirtilo

5. Mirtilo seco para tratar as varizes

Se você tiver a oportunidade de encontrar em seu mercado o mirtilo seco, não hesite, leve para casa. O sabor é incrível e você obterá um tratamento natural perfeito para melhorar não somente a circulação de suas pernas, mas também para reduzir a incidência de sua varizes.

Lembre-se, trata-se de mirtilos secos. Basta uma colher deles para cada xícara de água fervendo. Você pode fazer duas infusões por dia, principalmente depois das suas refeições.

Salientamos que você também poderá encontrar nos supermercados o chá de mirtilos, que é igualmente aceitável.

Você vai adorar o sabor, principalmente se, ao tomá-lo, acrescentar uma gotinhas de suco de limão. Lembre-se de que a vitamina C também é maravilhosa para melhorar as varizes, já que melhora a oxigenação e a circulação.

Portanto, desfrute desta saborosa infusão de mirtilo!