Trata-se de aprender a viver

· 2 de fevereiro de 2019
A vida é uma mudança constante, por isso nunca deixe de aprender a viver. Não devemos nos oprimir com os problemas que, de alguma maneira, também nos ensinam.

Para aprender a viver não existe uma receita. Por isso, aprende-se a viver à base de tropeços, por meio de erros, equívocos… Nossa meta? Sermos felizes e aproveitar todos os dias.

Mas, por que é tão difícil?

Recomendamos ler: 8 conselhos para viver mais feliz

Aprender a viver implica aceitar

Ao longo de nossa vida há algo que é imensamente difícil: aceitar. Uma aceitação que começa por nós mesmos e que devemos aplicar, também, aos outros.

Mas, para aceitar aos demais, primeiro devemos aceitar a nós mesmos, algo que não é tão simples assim.

Pessoa aprendendo a viver no campo

Aceitar-nos implica nos amarmos e nos avaliarmos em termos de erros e defeitosAceitar que não somos perfeitos, que fracassamos alguma vez e que tudo isso deve nos ajudar a sermos melhores pessoas e nunca nos envergonhar.

Uma vez que façamos isso, podemos começar a aceitar aos demais, algo que é muito mais difícil.

Devemos aceitar que as pessoas entrem e saiam de nossa vida da forma que escolherem, que nos decepcionem, que mintam, que quebrem a confiança que depositamos nelas.

Tudo isso faz parte da vida, e para aprender a viver, devemos aceitá-lo. Se nos negarmos, estaremos indo, de alguma maneira, contra tudo, algo que será inútil.

As coisas continuarão acontecendo como até agora, porque  algo que não está ao nosso alcance fazer: mudar os outros.

Amanhã será outro dia

Mentiríamos se disséssemos que a vida é cor-de-rosa, pois a vida nos apresenta momentos de absoluta escuridão.

Aprender a viver também implica que deixemos de dramatizar, pois às vezes, vemos as coisas com mais problemas do que são na realidade.

Leia também: Viver é muito mais do que simplesmente existir

Mulher aprendendo a viver

Nem tudo é tão terrível. O grande problema é que nossas emoções ou nossos sentimentos aumentam esse estado no qual vemos tudo como o fim do mundo.

Sem dúvidas, há muitas ocasiões em que quando olhamos para trás, pensamos: não era para tanto! Mas, no momento em que as coisas acontecem, as enxergamos como se fossem algo muito mais terrível.

Por tudo isso, aprender a viver também implica em não dramatizar em excesso certas situações pelas quais passamos e que, ainda que acreditemos que são o fim do mundo, na verdade são coisas passageiras que, no futuro, vislumbraremos como uma experiência a mais.

O que recomendamos? Que você desfrute do presente, tanto das coisas positivas como das negativas e, principalmente, que aprenda de todas elas.

As épocas ruins também são benéficas, são um momento de inflexão para questionarmos sobre nossa vida e dirigi-la. Não é o fim do mundo: é o início de um novo caminho.

Desfrute e valorize

Outra das coisas mais importantes que devemos fazer para aprender a viver é desfrutar do momento e valorizar mais tudo o que temos agora.

O tempo passa rápido e estamos tão concentrados nisso que não desfrutamos plenamente da vida. Um grande erro!

Moça aprendendo a viver

Isso não quer dizer que deixemos de lado nossas obrigações, porque é certo que temos de trabalhar, que temos responsabilidades e que uma grande parte de nosso tempo está “ocupada”.

Mas, todo os dias, dedique um momento para você, mesmo que seja breve.

Pense que, na verdade, não é que não tenhamos tempo, mas sim que não sabemos nos organizar bem. A preguiça e o caos em que estamos mergulhados, às vezes, fazem com que percamos tempo e que o desperdicemos ao invés de desfrutá-lo.

Comece hoje a tirar um pouco de tempo para você. Faça todo dia algo que goste: dedique mais tempo livre aos seus filhos, dê um passeio, relaxe, desfrute com um passatempo…

Mas não permita que os dias passem um depois do outro, transformando-se em algo sem sentido.

Antes de ir, confira esse artigo: Não vou mais perder tempo com o que me faz mal

Menina aprendendo a viver

Resumindo…

Como pôde ver, aprender a viver é um processo que durará a vida toda, pois nunca deixaremos de aprender. Além disso, há coisas que vamos descobrindo com o passar dos anos devido às experiências vividas.

A vida é algo charmoso porque, ainda que hajam momentos de escuridão, há também muitos de luz.

 Desfrute de cada dia e continue aprendendo com a vida que, continuamente, está nos ensinando algo.

Qual é a coisa mais valiosa que você aprendeu atualmente?