9 hábitos que te ajudarão a viver por mais tempo

· 23 de janeiro de 2019
Você sabia que praticar esportes com regularidade poderia nos proporcionar quatro anos a mais de vida? Além disso, a atividade favorece a nossa saúde cardíaca, pulmonar e melhora nosso estado de ânimo.

Existem hábitos pouco saudáveis que reduzem a expectativa de vida e influenciam muito no desenvolvimento de diferentes doenças. A boa notícia é que também existem hábitos saudáveis que favorecem a saúde. Assim, nos ajudam a viver por mais tempo e principalmente a ter uma boa qualidade de vida.

Está mais do que claro que temos apenas uma vida e um corpo. Por isso, é importante pensar que devemos cuidar de nossa saúde e procurar manter um bom estilo de vida, que nos garanta viver bem durante muitos anos.

Se você ainda não conhece os bons hábitos que podem te fazer viver por mais tempo, te convidamos a continuar a leitura desse artigo. Aqui você vai conhecer alguns deles para começar a aplicá-los em sua vida diária.

1. Não comer de forma excessiva pode te ajudar a viver mais tempo

Especialistas recomendam o consumo de porções pequenas de comida, distribuídas em vários pratos por dia. O recomendado é comer pouco em cinco ou seis porções por dia.

Evitar comer em excesso é a chave para gozar de uma boa saúde e claro, um bom peso. Sempre que fizer seus pratos, procure servir uma porção suficiente para se sentir satisfeito até a próxima hora de comer.

Leia também: Aprenda a comer bem mudando hábitos

2. Ter mais relações sexuais

Fazer mais sexo para viver mais

Ter uma vida sexual ativa é a chave para desfrutar de boa saúde e viver por mais tempo.

As relações sexuais ajudam a aumentar a autoestima, liberar hormônios positivos, queimar uma grande quantidade de calorias, diminuir a pressão arterial, reforçar o sistema imunológico, melhorar o sono e, além disso, proteger a saúde do coração.

Os especialistas recomendam manter relações sexuais pelo menos três vezes por semana.

3. Não se expor muito ao sol

Se expor em excesso ao sol aumenta a taxa de envelhecimento precoce da pele. Ao mesmo tempo pode causar queimaduras, irritações e inclusive câncer de pele.

Assim, ainda que seja necessário, é muito importante evitar a exposição excessiva ao sol. Afinal, é um fator que diminui a qualidade de vida. O recomendado é aplicar sempre um protetor solar, tanto no rosto como no resto do corpo.

4. Ter mais vida social

Ser feliz te ajuda a viver mais

Diferentes estudos determinaram que as pessoas que estão sempre rodeadas de amigos e familiares tem menos risco de sofrer de doenças cardíacas.

A solidão é um fator que pode causar depressão, ansiedade, estresse, colesterol alto, dentre outros.

Por isso, sair da rotina com família e amigos é muito bom para a saúde. Além de nos ajudar a ficar mais contentes.

5. Beber uma taça de vinho por dia

Ainda que o consumo de álcool não seja recomendado para a saúde, especialistas descobriram que tomar uma taça de vinho tinto por dia é benéfico, já que ajuda a prevenir ataques cardíacos e, inclusive, diabetes.

6. Comer frutas e verduras

Dieta com frutas te ajudará a viver mais

O consumo de frutas e verduras é vital para gozar de uma boa saúde e viver por mais tempo com uma excelente qualidade de vida.

Tanto as frutas como as verduras têm vitaminas, minerais, antioxidantes e muitas outras propriedades.

Por isso, ajudam a controlar o peso, prevenir e tratar muitas doenças, desintoxicar o corpo e manter uma pele saudável e jovem, dentre outros benefícios.

E não deixe de conferir: 10 frutas e verduras para tratar a retenção de líquidos

7. Praticar exercícios

Para gozar de uma boa saúde e se manter fisicamente bem, o exercício é o melhor aliado que podemos ter. E, com certeza, o mais recomendado pelos especialistas.

De acordo com diversos estudos, praticar um esporte pode aumentar até quatro anos de vida. Além disso, favorece a saúde do coração, dos pulmões e até de nosso estado de ânimo.

O recomendado é praticar algum esporte e/ou praticar exercícios pelo menos trinta minutos por dia.

8. Não fumar

Não fumar te ajudará a viver mais

O tabagismo é um dos piores hábitos que uma pessoa pode manter, não apenas pelo fato de que reduz a expectativa de vida, como também porque prejudica a qualidade de vida de quem o mantém.

Esse hábito é um dos maiores causadores de mortes no mundo, já que seu consumo desenvolve câncer de pulmão e outras doenças respiratórias.

Deixar de fumar pode ser difícil, mas não impossível, e os benefícios começam a ser notados desde o primeiro dia e a medida que o tempo passa o organismo começa a recuperar sua saúde.

9. Diminuir o estresse

Em maior ou menor medida, todos estamos sujeitos a sofrer de estresse em muitas situações de nosso dia a dia. Ainda que para a maioria das pessoas o estresse pareça normal, especialistas tem feito um chamado de atenção para que as pessoas estejam mais alertas ao problema.

De acordo com muitas pesquisas, o estresse prejudica nossa saúde mental, emocional e física. O recomendável é combater o estresse e procurar manter uma atitude sempre positiva, sem se importar com as situações que precisamos enfrentar. Mesmo que para muitos pareça difícil, existem muitas formas de combater a esse mal.

  • Couto, E. S., & Meyer, D. E. (2012). Viver para ser velho? Cuidado de si, envelhecimento e juvenilização. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, (19).