5 razões pelas quais você não tem amigos

· 30 de abril de 2018
É possível que não tenha amigos por causa da baixa autoestima, e esta se deva à falta de amigos, então surge um círculo vicioso, para o qual se deve procurar ajuda

Reclama porque não tem amigos? Se sente solitário? Nesse caso, é importante que atenda às seguintes razões pelas quais não tem amigos. Porque é provável que esteja fazendo algo que os afaste de você.

Às vezes, é difícil para fazer uma autocrítica, ou aceitar as próprias falhasNo entanto, isso é muito necessário. Ainda mais, no caso de querer ter amigos.

Vamos ver o que pode estar acontecendo.

Leia: 4 temas que estão afetando o seu relacionamento e afastando vocês

1. Você reclama constantemente

Pessoa só que não tem amigos

queixa pode ser uma das razões pelas quais você não tem amigos, e é tão socialmente aceita que nos instalamos nela, quase sem perceber.

Além disso, a queixa faz com que os outros nos vejam como pessoas vitimistas e muito pessimistas.

A queixa também nos torna pessoas egoístas. Só o nosso desconforto é importante, estamos tão mal que precisamos do apoio dos outros.

No entanto, outros podem se cansar de ouvir nossos gritos. Talvez, por esse motivo, você não tenha amigos…

2. Quando você está em um relacionamento, esquece-se deles

Muitas pessoas, quando estão em um relacionamento, esquecem que têm amigos.

De fato, só querem estar com seu parceiro, e isso é algo que é compreensível, mas você também tem que ter um espaço, para dar tempo aos seus amigos.

  • Seus amigos podem se sentir usados se você apenas os chama, e faz planos com eles quando não está em um relacionamento.
  • As relações de amizade devem ser cuidadas.
  • Seu parceiro realmente precisa de todo o seu tempo? Você realmente não tem tempo para seus amigos?

fase da paixão nos cega tanto, que perdemos de vista aqueles que sempre estarão lá para nos ouvir e consolar quando temos um problema.

Não deixe os amigos de lado quando estiver em um relacionamento. Eles valem muito.

3. Você tem expectativas muito altas

Amigas unidas

Outra razão pode ser porque tem expectativas muito altas sobre como os amigos devem agir.

Isso, às vezes, também acontece em relacionamentos de casal. Expectativas, a única coisa que garantem é arrependimento e frustração.

Esperar que os outros ajam como achamos que deveriam, ou que nossos amigos sejam de uma determinada maneira, são expectativas difíceis de serem cumpridas.

Ninguém se comportará como nós, ou como queremos que façam. Portanto, elimine as expectativas que destroem as amizades.

4. Você sofre de baixa autoestima

Uma das outras razões, e que se repete com mais frequência, é a baixa autoestima. Quando uma pessoa tem baixa autoestima, vários problemas podem surgir nos relacionamentos pessoais.

  • Às vezes, está esperando demais dos outros.
  • Além disso, se sente atacado quando as coisas não acontecem de um jeito.
  • Ainda mais, fica triste caso não seja o centro das atenções.
  • Com tudo isso, é possível que você se feche para as pessoas, que dificilmente interaja com seus amigos, e que nem queira participar de certas reuniões com eles.

No final das contas, o relacionamento acabará se desgastando.

É importante, então, procurar um profissional para elevar a baixa autoestima, e começar a sair para conhecer novas pessoas.

Ir para uma academia ou para um grupo de alguma coisa que seja do seu interesse, permitirá que conheça mais pessoas que podem fazer parte do seu círculo de amizades Abra-se para conhecer outras pessoas.

Leia também: 8 hábitos que melhoram a autoestima

5. Fofoca sobre uns amigos para os outros

Existem muitas pessoas que tendem a fofocar com seus amigos sobre os outros. O problema surge quando você fofoca sobre um amigo com outro amigo. Qual é o dilema?

Para começar, esse amigo pode descobrir como você age nas costas dele.

Amigas

Além disso, essa atitude pode fazer com que seus amigos desconfiem de sua amizade, deixem de ser honestos com você. Ainda mais, a relação de amizade pode acabar se rompendo por causa disso.

Em qualquer relacionamento, a confiança é importante. Por isso, é normal que, de vez em quando, falemos de outro amigo, mas fazê-lo repetida e consistentemente pode denotar uma atitude que não é positiva nas relações de amizade.

Alguma das razões acima é o motivo pelo qual você não tem amizades? Mesmo se você se considera um solitário, ter vínculos de amizades é necessário e muito saudável.

Claro, contanto que se cuide desses vínculos com responsabilidade.

  • Hutz, C. S., & Zanon, C. (2011). Revisão da adaptação, validação e normatização da escala de autoestima de Rosenberg. Avaliação psicológica10(1).