Sopa de pepino e abacate: baixa em calorias
A sopa de pepino e abacate é simples e rápida de fazer. Somente precisa dois ingredientes base e se pode adicionar mais em função dos alimentos que tivermos em casa. A seguir, apresentaremos dois cremes distintos para que possa adaptar a receita de acordo com seus gostos.
Valor nutricional e benefícios do pepino
O pepino é um alimento muito interessante desde o ponto de vista nutricional e está indicado para dietas hipocalóricas. Além disso, ele tem um baixo conteúdo em carboidratos e alta quantidade de água.
Valor nutricional
Aproximadamente 97% do conteúdo do pepino é de água. Além disso, tem uma quantidade muito baixa de carboidratos e proteínas e quase nada de gordura. É rico em antioxidantes, pois contém vitaminas do grupo A, B e C. Ainda que não seja considerado rico em minerais, contém certa quantidade de fósforo, ferro, potássio, magnésio e enxofre.
Benefícios
O consumo de pepino está relacionado com uma série de benefícios para a saúde, destacam-se os seguintes:
- É um anti-inflamatório natural, graças ao seu alto teor de água.
- Ajuda a controlar o estresse. O pepino contém grandes quantidades de vitaminas do grupo B, que ajudam a relaxar o sistema nervoso, assim como a atenuar o impacto da ansiedade.
- Favorece o trânsito intestinal, devido ao seu alto teor de água e fibra.
- Ajuda no controle do peso, pois é um alimento com um teor calórico muito baixo.
- Previne a hipertensão. O pepino contém potássio, um mineral associado com a hipotensão arterial, já que intervem na excreção urinária de sódio e seu déficit está relacionado com um aumento da pressão arterial.
Leia ademais: Propriedades do pepino para nossa saúde
Valor nutricional e benefícios do abacate
O abacate é conhecido por seus benefícios para a saúde cardiovascular, graças ao ômega 3 e os fitoesteróis.
O abacate tem baixo conteúdo de água quando comparado com o resto das hortaliças. Apresenta altas quantidades de gorduras monoinsaturadas, ácido oleico e ômega 3.
Além disso, contém poucos carboidratos, cerca de 7%, 3% de proteínas e 3% de fibra. Ademais, é rico em vitaminas (K, C, B5, B6 e E) e minerais essenciais, entre os quais destacam-se o potássio, manganês, ferro e fósforo.
Benefícios de consumir o abacate
Por ser um alimento tão rico em ômega 3, o consumo de abacate fornece grandes benefícios para a saúde. Destacaremos os mais importantes:
- Melhora a saúde cardiovascular, graças ao seu alto teor de esteróis vegetais, que ajudam a regular o nível de colesterol no sangue.
- É uma das maiores fontes de potássio, mineral essencial para a redução da pressão arterial e necessário para uma grande quantidade processos metabólicos.
- O abacate é rico em ácido fólico (vitamina B), relacionado com a prevenção do câncer de mama, de cólon e de pâncreas.
- Previne a prisão de ventre e favorece o trânsito intestinal, pois tem um alto teor de fibra.
Não deixe de ler também: 8 importantes benefícios do abacate
Receita de sopa de pepino e abacate
A sopa de pepino e abacate é muito versátil, já que combina bem com muitos ingredientes: iogurte, creme de leite, leite em pó, cenoura, laranja, maçã, etc. Apresentaremos duas receitas diferentes de similar elaboração.
Sopa de pepino, maça e abacate
Ingredientes
- 1/2 litro de água fria
- 3 pepinos
- 2 abacates
- 1 maçã
- Suco de meio limão
- Amêndoas naturais sem casca
- Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
- Em primeiro lugar, descasque e pique a maçã e os pepinos e os abacates.
- Em seguida, prepare o suco de limão e verta todos os ingredientes em uma batedeira ou em um processador de alimentos.
- Logo depois, adicione sal e pimenta a gosto e reserve um par de hora na geladeira.
- Por fim, na hora de servir, adicione amêndoas naturais picadas ou qualquer outro fruto seco, junto com um fiozinho de azeite de oliva extra virgem.
Sopa de pepino, abacate e iogurte grego
Ingredientes
- 3 pepinos
- 1 abacate
- 3 iogurtes gregos
- Água fria
- Sal, pimenta e alho em pó
- Menta
- Azeite de oliva extra virgem
Modo de preparo
O modo de preparação é muito similar ao da receita anterior. Simplesmente deverá misturar todos os ingredientes com ajuda de uma batedeira, observar o sal e adicionar alho em pó e pimenta a gosto.
Logo em seguida, reserve um par de horas na geladeira e adicione frutos secos ou sementes de gergelim e chia para trazer maior textura. Além disso, pode-se substituir os iogurtes gregos por creme de leite para cozinhar e adicionar curry ou gengibre, tudo dependendo do sabor que queira conseguir.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.