Propriedades do pepino que beneficiam a saúde

· 11 de agosto de 2014
É importante que consumamos o pepino com casca. É rico em fibras e, por isso, nos ajudará a aliviar problemas digestivos, como a acidez estomacal.

Conheça a seguir quais são as principais propriedades do pepino para nossa saúde.

Esta hortaliça oferece uma grande quantidade de propriedades e benefícios para nosso corpo, principalmente devido ao seu alto teor de água.

Além disso, também também possui poucas calorias. Por isso, é muito consumido por pessoas que estão de dieta. Ademais, é muito refrescante e contém muitos nutrientes.

Alguns dados

O pepino é um alimento com baixo aporte calórico e poucos carboidratos.

Traz uma boa dose de fibras, assim como também vitaminas A, B, C e E, além de ser uma excelente fonte de água. Uma unidade de 100 gramas possui 13 calorias, pois 97% do pepino é líquido.

No que se refere aos minerais, é uma hortaliça muito rica em potássio, ferro, cálcio, fósforo e magnésio.

do pepino

O pepino pode ser consumido cru em saladas. Muitas pessoas os cortam em rodelas e adicionam sal para que seu gosto amargo seja eliminado.

Também é comum consumir pepinos em conservas com vinagre ou azeite. Em saladas, é possível comê-lo ralado, assim como pode ser um ingrediente para sanduíches.

Na Espanha, por exemplo, é conhecido como um dos ingredientes do prato típico: o Gaspacho (junto com tomate, pimentão, alho e azeite de oliva).

Diz-se que o pepino é nativo da Índia, ainda que não haja certeza nessa informação. É cultivado no oeste asiático há mais de 3 mil anos e é provável que tenha sido levado para a Europa pelos romanos.

O pepino pertence à mesma família que a melancia, o melão e a abóbora. Ainda que as pessoas digam que o pepino é um legume, na verdade é um fruto.

 do pepino

Para que serve o pepino

Seu grande valor nutricional o transforma em um “superalimento” benéfico para a saúde em geral. Estes são alguns dos benefícios que o pepino traz, caso seja consumido periodicamente:

Propriedades para a pele

A casca do pepino é utilizada em vários tratamentos estéticos, pois é nessa parte do vegetal onde mais se concentram os ácido cafeico e ascórbico e a vitamina C.

O pepino ajuda a manter a pele saudável, alivia a irritação e reduz a inflamação. Por isso, é aplicado diretamente sobre a derme e é um “clássico” do visual de SPA e tratamentos de beleza para os olhos.

Ajuda também a combater doenças tais como eczemas e psoríase. Sua casca não é boa somente para ser usada de forma externa, como também pode ser consumida como uma batida, ralada e adicionando um pouco de água e o suco de meio limão, para limpar e depurar o organismo.

Leia também: 5 simples vitaminas com cenoura para depurar o organismo

do pepino

Propriedades para os tecidos

Um dos componentes do pepino é o silício, que oferece muito benefícios para a saúde.

Trata-se de um mineral com a capacidade de fortalecer os tecidos conectivos do corpo, ou seja, os músculos, os ligamentos, os tendões, as cartilagens e até os ossos.

Além disso, ajuda a manter uma pele saudável. É por esta razão que está presente em muitos cremes para tratar a acne e doenças cutâneas.

Propriedades para o sistema cardiovascular

O pepino contém boas quantidades de magnésio, fibras e potássio. Estes três componentes ajudam a reduzir a pressão arterial.

Propriedades para a digestão

Se você tem problemas digestivos como a acidez frequente ou sensação de peso no estômago, não hesite e inclua essa hortaliça na sua dieta, pois trará fibras, água, potássio e magnésio, presentes principalmente em sua casca.

Leia também: Como aliviar o desconforto no estômago com 5 remédios caseiros

do pepino

Outras vantagens de seu consumo:

  • É um excelente diurético pela sua totalidade de água, sendo aconselhado para eliminar o excesso de líquidos do corpo, assim como as gorduras do organismo.
  • É bom para nivelar o ácido úrico no corpo, recomendado para as pessoas que sofrem de hipertensão ou retenção de líquidos (que se manifesta principalmente nos tornozelos).
  • É muito rico em celulose. Por isso é preciso mastigá-lo corretamente para evitar a indigestão.
  • É um bom reparador da mucosa presente no intestino, sendo também muito bom para proteger o estômago.
do pepino

  • Traz pouca energia em forma de calorias, ajudando a manter a vitalidade..
  • Ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
  • Mantém nossas defesas em bom estado, por seu conteúdo de vitaminas do complexo B (especificamente B3, B5 e B9), carboidratos, gorduras e proteínas “boas”.
  • Protege dos resfriados por causa de seu conteúdo de vitamina C, assim como ajuda a cicatrizar feridas.
  • Atrasa o envelhecimento da pele e das células, pelas suas vitaminas A, C e E.
  • É um potente protetor dos tóxicos presentes na alimentação e no meio ambiente.
do pepino

Contraindicações

O consumo de pepino, um fruto que é muito saudável e com poucos riscos, não é recomendado em alguns casos.

Por exemplo, por conter um componente chamado cucurbitacina, provoca indigestão e gases estomacais. Por isso, pessoas propensas a sofrer com esses problemas devem reduzir seu consumo.

Outras pessoas também podem apresentar alergias a certos componentes do pepino, o que pode causar inchaço na língua, na garganta ou na boca.

Se consumido em excesso, o pepino pode causar desidratações pelas suas potentes propriedades diuréticas.

No entanto, não existem muitos casos em que esta contraindicação foi constatada. Seria necessário comer vários quilos de pepino em um dia para sofrer uma queda nos níveis de água do corpo, o que certamente não será o caso.

Imagens cortesia de Stacy Spensley, Karen e Brad Emerson, Windell Oskay, Andy Melton, theilr, natalycolodi, Peter Oelschlaeger e liz west.

  • Huang, S., Li, R., Zhang, Z., Li, L., Gu, X., Fan, W., … Li, S. (2009). The genome of the cucumber, Cucumis sativus L. Nature Genetics. https://doi.org/10.1038/ng.475

  • Plader, W., Burza, W., & Malepszy, S. (2007). Cucumber. In Biotechnology in Agriculture and Forestry. https://doi.org/10.1007/978-3-540-36752-9_10