Uma dieta perfeita para perder peso rapidamente

· 8 de maio de 2018
Se o seu objetivo é perder peso rapidamente e não recuperá-lo, é importante adotar uma dieta equilibrada e mantê-la, não só utilizá-la como meio para emagrecer, e sim como finalidade para ter uma vida saudável.

Neste artigo mostraremos uma dieta para perder peso rapidamente, mas de forma saudável.

Com esta dieta poderemos chegar a perder cerca de meio quilo por semana. Com esse ritmo, poderemos perder em torno de 2 quilos por mês sem ter que seguir uma “dieta milagrosa” que não leve em consideração a possibilidade de recuperar o peso rapidamente depois de mudar a alimentação.

Não se trata de uma dieta rígida que limite a ingestão de certos grupos de alimentos, e sim de um método para mudar a alimentação e ajudar seu corpo a obter os nutrientes de que precisa.

A ideia principal consiste em reduzir o consumo de calorias vindas de açúcares e gorduras, ou seja, mantendo uma dieta hipocalórica.

Alimentos incluídos na dieta para perder peso rapidamente

LaticíniosLaticínios

Em primeiro lugar, temos os laticínios. O mais recomendado é que estes sejam desnatados, para reduzir o consumo de gorduras. Podemos incorporar na dieta o leite desnatado ou iogurte e queijo fresco.

No caso de tomar bebidas vegetais, como o leite de soja, de amêndoas ou de arroz, o melhor será escolher as versões enriquecidas com cálcio.

Verduras, frutas e legumes

Por outro lado, temos as verduras. Estes alimentos são recomendados em qualquer dieta, por isso será importante incluí-las em todas as refeições como guarnição e no jantar como ingrediente principal.

Algumas das muitas verduras com as quais podemos contar são o alface, o tomate, o pepino, hortaliças como as cenouras ou a abobrinha, crucíferas como o brócolis e a couve, ou os cogumelos.

As frutas estão também entre os elementos que são um lanche magnífico. Assim, podem ser a opção perfeita para acalmar a fome “entre as refeições”.

Em seguida temos os cereais e os legumes. Este tipo de alimento traz muita energia, por isso adicionaremos em nossa dieta uma medida aproximada de um punho de qualquer tipo de cereal ou legume.

No caso do macarrão, o mais recomendado é escolher o tipo integral para evitar os produtos muito refinados.

Proteínas e gorduras

Alimentos fonte de proteínas

Também devemos levar em consideração os alimentos que fornecem proteínas, como os ovos, a carne ou o peixe. No caso dos ovos, poderemos consumir entre 3 a 4 por semana. A carne deve ser branca na maioria dos casos, limitando o consumo de carne vermelha a duas vezes na semana.

Com relação ao peixe, o melhor será aumentar seu consumo para reduzir o de carne, com um mínimo de quatro ou cinco vezes por semana, entre peixe azul e peixe branco. Finalmente, os óleos e as gorduras deverão ser reduzidas para duas ou três colheres de sopa por dia.

Poderemos usar esta quantidade óleo para cozinhar ou para temperar as refeições. É nestas reduções de gordura e de carne que estará a chave para limitar a ingestão de calorias e conseguir um resultado com esta dieta para perder peso rapidamente.

Combinação dos alimentos para perder peso rapidamente

Café da manhã saudável

Para facilitar a distribuição dos alimentos ao longo do dia, o melhor será seguir um determinado esquema que facilite a organização das refeições. Desta maneira, poderemos estar certos de consumir as quantidades necessárias de cada alimento e manter uma alimentação equilibrada.

  • No café da manhã consuma um laticínio, como um café com leite desnatado, e algum cereal. Podemos recorrer a duas torradas com peito de peru, que nos trazem tanto energia quanto proteínas para começar o dia.
  • Mais para frente, no meio da manhã, o ideal será consumir um lanche à base de frutas, como dois kiwis, uma banana ou uma laranja. Desta forma poderemos reduzir a fome até a hora de almoçar.
  • Na hora do almoço, coma um primeiro prato com verduras, cereais e legumes, como um creme de abóbora ou batatas ao forno. Para o segundo prato prepare algum alimento proteico, tentando limitar as gorduras, como frango ou salmão grelhado. Finalmente, a sobremesa será um laticínio, como um iogurte desnatado.
  • No meio da tarde podemos consumir um lanche à base de frutas, da mesma forma que no meio da manhã. Desta forma, poderemos cumprir com a quantidade de frutas diárias, consumindo uma banana ou uma maçã.
  • Para terminar o dia, siga com a mesma estrutura do almoço no jantar, somente com menor quantidade. Prepare verduras em uma salada verde ou cogumelos grelhados, e um alimento proteico, como linguado, merluza ou uma panqueca saudável.

Para concluir, podemos terminar este cardápio para perder peso com outro laticínio, como um copo de leite quente ou um iogurte desnatado.