Uma dieta perfeita para perder peso rapidamente

15 de janeiro de 2020
Se o seu objetivo é perder peso rapidamente e não recuperá-lo, é importante adotar uma dieta equilibrada e mantê-la.

Existem muitas dietas ou modelos de dieta que ajudam a perder peso de forma rápida e saudável. Portanto, não é necessário adotar nenhuma “dieta milagrosa” que possa comprometer a saúde a longo prazo da noite para o dia. Entre os modelos saudáveis, podemos citar o prato Harvard e a dieta mediterrânea.

Perder peso rapidamente parece muito atraente, mas você não precisa se deixar levar por isso. Precisamos saber como encontrar uma maneira de perder peso de maneira saudável, sem impor um modelo alimentar que seja uma punição e que nos deixe limitados na hora das refeições.

O ideal é adotar uma dieta saudável que nos permita desfrutar dos diferentes grupos de alimentos e que nos ajude a tomar as decisões corretas no dia-a-dia, a fim de obtermos todos os nutrientes que precisamos para sermos saudáveis com energia.

Alimentos incluídos na dieta para perder peso rapidamente

A ideia principal é reduzir o consumo de calorias a partir de açúcares e gorduras, com a que é chamada de dieta hipocalórica. Explicaremos quais alimentos podem ser ingeridos para perder peso rapidamente.

LaticíniosLaticínios

Em primeiro lugar, temos os laticínios. O mais recomendado é que estes sejam desnatados, para reduzir o consumo de gorduras. Podemos incorporar na dieta o leite desnatado ou iogurte e queijo fresco.

No caso de tomar bebidas vegetais, como o leite de soja, de amêndoas ou de arroz, o melhor será escolher as versões enriquecidas com cálcio.

Verduras, frutas e legumes

Por outro lado, temos as verduras. Estes alimentos são recomendados em qualquer dieta, por isso será importante incluí-las em todas as refeições como guarnição e no jantar como ingrediente principal.

Algumas das muitas verduras com as quais podemos contar são o alface, o tomate, o pepino, hortaliças como as cenouras ou a abobrinha, crucíferas como o brócolis e a couve, ou os cogumelos.

As frutas estão também entre os elementos que são um lanche magnífico. Assim, podem ser a opção perfeita para acalmar a fome “entre as refeições”.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda consumir frutas e vegetais diariamente para equilibrar a dieta.

Em seguida temos os cereais e os legumes. Este tipo de alimento traz muita energia, por isso adicionaremos em nossa dieta uma medida aproximada de um punho de qualquer tipo de cereal ou legume.

No caso do macarrão, o mais recomendado é escolher o tipo integral para evitar os produtos muito refinados.

Proteínas e gorduras

Alimentos fonte de proteínas

Também devemos levar em consideração os alimentos que fornecem proteínas, como os ovos, a carne ou o peixe. No caso dos ovos, poderemos consumir entre 3 a 4 por semana. A carne deve ser branca na maioria dos casos, limitando o consumo de carne vermelha a duas vezes na semana.

Com relação ao peixe, o melhor será aumentar seu consumo para reduzir o de carne, com um mínimo de quatro ou cinco vezes por semana, entre peixe azul e peixe branco. Finalmente, os óleos e as gorduras deverão ser reduzidas para duas ou três colheres de sopa por dia.

Poderemos usar esta quantidade óleo para cozinhar ou para temperar as refeições. É nestas reduções de gordura e de carne que estará a chave para limitar a ingestão de calorias e conseguir um resultado com esta dieta para perder peso rapidamente.

Combinação dos alimentos para perder peso rapidamente

Café da manhã saudável

Para facilitar a distribuição dos alimentos ao longo do dia, o melhor será seguir um determinado esquema que facilite a organização das refeições. Desta maneira, poderemos estar certos de consumir as quantidades necessárias de cada alimento e manter uma alimentação equilibrada.

Café da manhã

Para começar o dia, teremos uma leiteria, como um café com leite desnatado e alguns cereais. Podemos usar duas torradas com peito de peru, que nos dão energia e proteína no café da manhã.

Mais tarde, no meio da manhã, o ideal seria fazer um lanche à base de frutas, como dois kiwis, uma banana ou uma laranja. Dessa forma, podemos mitigar a fome até a hora do almoço.

Almoço

Legumes cozidos com frango.

Na hora do almoço, façamos um primeiro prato com legumes e cereais, como creme de abobrinha ou batatas assadas.

Para o segundo prato, prepararemos alguns alimentos proteicos, tentando limitar gorduras, como frango ou salmão grelhado. Finalmente, a sobremesa será um laticínio como um iogurte desnatado.

Lanche

No meio da tarde, podemos fazer um lanche à base de frutas, como no lanche da manhã. Desta forma, podemos atender a quantidade de frutas diárias comendo uma banana ou uma maçã.

Jantar

Seguiremos a mesma estrutura dos alimentos, apenas com menor quantidade. Prepararemos legumes em uma salada verde ou cogumelos grelhados e um alimento proteico, como linguado, pescada ou um omelete. Finalmente, poderemos tomar outro laticínio, como um copo de leite quente ou um iogurte desnatado.

Descubra: Estudo de Harvard questiona benefícios do leite com baixo teor de gordura

Para levar em conta!

Esta é uma dieta que permitirá que você perca peso rapidamente, mas lembre-se de acompanhá-la com a hidratação adequada. Além disso, é importante que você faça algum exercício todos os dias.

Por outro lado, lembre-se que as necessidades nutricionais podem variar dependendo da idade, estado de saúde e hábitos. Portanto, se você tiver doenças ou qualquer condição especial, consulte o nutricionista para elaborar um plano de acordo com suas necessidades.

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