Usos do azeite de oliva para a prisão de ventre

O consumo de azeite de oliva pode ser muito eficaz para tratar casos leves de prisão de ventre. Para os mais graves, devemos aplicá-lo sob a forma de enema para aliviar o problema
Usos do azeite de oliva para a prisão de ventre
Nelton Abdon Ramos Rojas

Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas.

Última atualização: 11 agosto, 2022

O azeite de oliva é uma gordura saudável, que pode ser utilizado com fins medicinais; um dos vários usos do azeite de oliva é como laxante suave, que ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre causada por uma dieta pouco saudável, carente de fibras e pobre em líquidos.

Utilize sempre o azeite de oliva extravirgem prensado a frio.

Usos do azeite de oliva: como preventivo

O azeite de oliva funciona como um laxante suave, que promove o esvaziamento dos intestinos.

Se o azeite for incluído como elemento regular de uma dieta equilibrada, pode-se reduzir os sintomas das formas mais leves de prisão de ventre, sobretudo se você adotar uma dieta rica em fibras, com muitas frutas e verduras e uma ingestão adequada de líquidos.

As virtudes do azeite de oliva permitem diminuir a compactação da estrutura das fezes e mantê-las macias. Combinado aos efeitos laxantes suaves do azeite, isso evita a prisão de ventre. Mas você deve adotar esta medida diariamente.

Já que a prisão de ventre reduz o funcionamento intestinal e tende a solidificar as fezes, ao consumir o azeite de oliva de forma regular, é possível melhorar o funcionamento intestinal, amolecer as fezes e diminuir o mal-estar provocado pela constipação.

Usos do azeite de oliva: remédios em jejum

Adote qualquer uma das seguintes medidas diariamente:

Prevenir e tratar a prisão de ventre

Consumir em torno de uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum, antes de comer qualquer outro alimento, para estimular o sistema digestivo, o que previne e trata a prisão de ventre.

Combater a prisão de ventre

Com o estômago vazio, misture uma colher de sopa de suco de limão com uma colher de chá de azeite de oliva e beba; este remédio ajuda a combater a prisão de ventre.

Usos do azeite de oliva: enema para casos extremos

Se a prisão de ventre for muito severa, você pode preparar um enema da seguinte forma:

Ferva 2 ou 3 xícaras de água e, quando começar a ferver, junte 14 ou 15 colheres de sopa de azeite de oliva. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar até ficar morno; quando estiver pronto, despeje a mistura num aplicador de enemas e aplique.

Conselhos para aliviar a prisão de ventre

  • Lembre-se de aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos ou chás de ervas.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, frutas secas e legumes, que contêm fibra abundante.

Inclua em sua dieta diária o azeite de oliva extravirgem para temperar saladas e legumes.

  • Evite o sedentarismo e pratique atividades físicas diariamente para ajudar a mobilizar suas fezes.
  • Evite o consumo de alimentos pobres em fibras, como o pão branco, doces e todos os alimentos processados, feitos com farinhas refinadas brancas.
Pode interessar a você...
Constipação infantil: o que é e como combatê-la
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Constipação infantil: o que é e como combatê-la

Você está notando algum sintoma da constipação infantil no seu filho? Não deixe de aplicar todas as recomendações que daremos nesse artigo!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Boilesen SN, Tahan S, Dias FC, Melli LCFL, de Morais MB. Water and fluid intake in the prevention and treatment of functional constipation in children and adolescents: is there evidence? J Pediatr (Rio J). 2017 Jul-Aug;93(4):320-327. doi: 10.1016/j.jped.2017.01.005. Epub 2017 Apr 25. PMID: 28450053.
  • Ramos CI., Lima AF., Grilli DG., The short term effects of olive oil and flaxseed oil for the treatment of constipation in hemodialysis patients. Journal of Renal Nutrition, 2015.
  • Christodoulides S, Dimidi E, Fragkos KC, Farmer AD, Whelan K, Scott SM. Systematic review with meta-analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(2):103-16. doi: 10.1111/apt.13662. Epub 2016 May 12. PMID: 27170558.

Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.