Usos do azeite de oliva para a prisão de ventre

O consumo de azeite de oliva pode ser muito eficaz para tratar casos leves de prisão de ventre. Para os mais graves, devemos aplicá-lo sob a forma de enema para aliviar o problema
Usos do azeite de oliva para a prisão de ventre

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

O azeite de oliva é uma gordura saudável, que pode ser utilizado com fins medicinais; um dos vários usos do azeite de oliva é como laxante suave, que ajuda a prevenir e tratar a prisão de ventre causada por uma dieta pouco saudável, carente de fibras e pobre em líquidos.

Utilize sempre o azeite de oliva extravirgem prensado a frio.

Usos do azeite de oliva: como preventivo

O azeite de oliva funciona como um laxante suave, que promove o esvaziamento dos intestinos.

Se o azeite for incluído como elemento regular de uma dieta equilibrada, pode-se reduzir os sintomas das formas mais leves de prisão de ventre, sobretudo se você adotar uma dieta rica em fibras, com muitas frutas e verduras e uma ingestão adequada de líquidos.

As virtudes do azeite de oliva permitem diminuir a compactação da estrutura das fezes e mantê-las macias. Combinado aos efeitos laxantes suaves do azeite, isso evita a prisão de ventre. Mas você deve adotar esta medida diariamente.

Já que a prisão de ventre reduz o funcionamento intestinal e tende a solidificar as fezes, ao consumir o azeite de oliva de forma regular, é possível melhorar o funcionamento intestinal, amolecer as fezes e diminuir o mal-estar provocado pela constipação.

Usos do azeite de oliva: remédios em jejum

Adote qualquer uma das seguintes medidas diariamente:

Prevenir e tratar a prisão de ventre

Consumir em torno de uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum, antes de comer qualquer outro alimento, para estimular o sistema digestivo, o que previne e trata a prisão de ventre.

Combater a prisão de ventre

Com o estômago vazio, misture uma colher de sopa de suco de limão com uma colher de chá de azeite de oliva e beba; este remédio ajuda a combater a prisão de ventre.

Usos do azeite de oliva: enema para casos extremos

Se a prisão de ventre for muito severa, você pode preparar um enema da seguinte forma:

Ferva 2 ou 3 xícaras de água e, quando começar a ferver, junte 14 ou 15 colheres de sopa de azeite de oliva. Retire a mistura do fogo e deixe esfriar até ficar morno; quando estiver pronto, despeje a mistura num aplicador de enemas e aplique.

Conselhos para aliviar a prisão de ventre

  • Lembre-se de aumentar a ingestão de líquidos, como água, sucos ou chás de ervas.
  • Aumente o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, frutas secas e legumes, que contêm fibra abundante.

Inclua em sua dieta diária o azeite de oliva extravirgem para temperar saladas e legumes.

  • Evite o sedentarismo e pratique atividades físicas diariamente para ajudar a mobilizar suas fezes.
  • Evite o consumo de alimentos pobres em fibras, como o pão branco, doces e todos os alimentos processados, feitos com farinhas refinadas brancas.
Pode interessar a você...
Constipação infantil: o que é e como combatê-la
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Constipação infantil: o que é e como combatê-la

Você está notando algum sintoma da constipação infantil no seu filho? Não deixe de aplicar todas as recomendações que daremos nesse artigo!



  • Boilesen SN, Tahan S, Dias FC, Melli LCFL, de Morais MB. Water and fluid intake in the prevention and treatment of functional constipation in children and adolescents: is there evidence? J Pediatr (Rio J). 2017 Jul-Aug;93(4):320-327. doi: 10.1016/j.jped.2017.01.005. Epub 2017 Apr 25. PMID: 28450053.
  • Ramos CI., Lima AF., Grilli DG., The short term effects of olive oil and flaxseed oil for the treatment of constipation in hemodialysis patients. Journal of Renal Nutrition, 2015.
  • Christodoulides S, Dimidi E, Fragkos KC, Farmer AD, Whelan K, Scott SM. Systematic review with meta-analysis: effect of fibre supplementation on chronic idiopathic constipation in adults. Aliment Pharmacol Ther. 2016 Jul;44(2):103-16. doi: 10.1111/apt.13662. Epub 2016 May 12. PMID: 27170558.