12 remédios caseiros para a prisão de ventre

Você sabia que, além de manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras, para evitar a prisão de ventre é fundamental evitarmos também o sedentarismo? Dessa maneira estimulamos os movimentos peristálticos.
12 remédios caseiros para a prisão de ventre

Última atualização: 28 Setembro, 2018

A prisão de ventre é um problema muito frequente, principalmente nas mulheres, e deve-se, por exemplo, a mudanças na alimentação ou nos hábitos (é mais comum acontecer quando entramos de férias). Por isso, neste artigo você encontrará 12 receitas de remédios caseiros para a prisão de ventre.

Tenha certeza de que, com eles, este problema chegará ao fim!

Remédios caseiros para a prisão de ventre

Se você tem problemas para evacuar todos os dias, sente dor ao ir ao banheiro ou a barriga está sempre inchada, você certamente está sofrendo de prisão de ventre. Dentre as causas mais comuns desta condição podemos listar, por exemplo:

  • Alimentação repleta de farinhas brancas ou frituras;
  • Beber pouca água;
  • Não praticar exercícios;
  • Sedentarismo;
  • Não comer uma quantidade suficiente de fibras.

Para tratar, evitar ou reduzir este problema, a alimentação é muito importante, por isso não deixe de consumir estes remédios caseiros para a prisão de ventre; alguns itens fundamentais são:

1. Tomate

O tomate é um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

Se possível, o tomate deve ser consumido cru, em saladas ou sozinho. É um fruto muito rico em fibras que aumenta a quantidade de água nas fezes. O mais recomendável é consumi-lo em jejum ou no café da manhã, então uma boa opção é preparar um suco. Anote a receita:

Ingredientes

  • 2 tomates
  • 250 ml de água
  • 1 colher de sopa de açúcar

Preparo

  • Descasque e corte os tomates e polvilhe-os com açúcar.
  • Cozinhe junto com a água por 45 minutos, mexendo com frequência.
  • Tire do fogo e deixe repousar por 15 minutos.
  • Passe para qualquer frasco disponível e, em seguida, deixe na geladeira por uma noite. Pela manhã estará bem gelado!

2. Mel

Mel como um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

O resultado do incansável trabalho das abelhas é capaz de favorecer a função intestinal, afinal, o mel é composto por diversos açúcares que geram energia e são simples de digerir.

Sendo assim, tome todas as noites antes de dormir, e todas as manhãs ao levantar, um copo de água morna com uma colher de sopa de mel.

Não deixe de usá-lo também para adoçar seus chás e infusões!

3. Ameixa

As ameixas são um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

É um dos remédios caseiros para a prisão de ventre mais populares. Com toda a certeza, sua avó ou sua mãe já recomendaram o consumo de ameixa naqueles dias em que você não conseguia ir ao banheiro. Isso porque este laxante natural é rico em antioxidantes, ferro, potássio e vitamina A. Além disso, favorece o trabalho digestivo e intestinal.

4. Limão

O suco de limão é um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

O limão tem muitas propriedades já conhecidas e, além disso, cada vez são feitas novas descobertas. Dessa forma, você pode consumir esta receita pela manhã, com o estômago vazio, e repetir novamente ao entardecer.

Ingredientes

  • O suco de ½ limão
  • 1 xícara de água morna (250 ml)
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Preparo

  • Esprema o suco do limão e misture com a água morna.
  • Adicione o sal e, em seguida, o mel. Beba de imediato.

5. Maçã

Maçã como um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

A maçã é benéfica para a digestão, portanto, é rica em fibras que amolecem as fezes. Além disso, contém pectina, que promove o funcionamento do intestino. Sendo assim, comer uma maçã crua (com casca) ajuda as fezes a ficarem mais volumosas e faz com que evacuar seja menos doloroso e problemático.

Por ter fibras insolúveis e por ser um excelente antioxidante, é um dos remédios caseiros para a prisão de ventre que são muito eficazes.

6. Aveia

A aveia pode ser um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

Comer este cereal pela manhã é muito eficaz para ir corretamente ao banheiro. Contém minerais, fibras, vitaminas e carboidratos que combatem o excesso de peso, o colesterol e vários problemas digestivos, dentre eles a prisão de ventre, por exemplo.

Misturar os flocos de aveia com um suco de laranja, um iogurte ou leite é uma excelente ideia. Além disso, também é possível adicioná-la a vitaminas.

7. Babosa

A babosa como um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

A babosa é um dos melhores remédios caseiros para diversas doenças, e por isso é recomendado tê-la sempre em casa. Usada há centenas de anos na medicina alternativa, tem efeitos laxantes e ajuda o intestino a evacuar de forma natural.

8. Sementes de linhaça

As sementes de linhaça são consideradas remédios caseiros para a prisão de ventre

linhaça é um cereal que tem uma boa quantidade de ácidos graxos ômega 3 e fibras dietéticas. Dessa forma, ela é útil para curar a prisão de ventre moderada ou leve. Para aproveitar suas vantagens é recomendado, em primeiro lugar, hidratar as sementes com água.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça (10 g)
  • 1 copo de água (200 ml)

Preparo

  • Adicione as sementes no copo de água. Deixe que repousem por pelo menos duas horas.
  • Beba todas as noites antes de deitar. Como resultado, você evacuará sem problema pela manhã.
  • Outra opção é, às vezes, para você não enjoar, polvilhar as sementes em suas saladas, sopas ou cremes.

9. Farelo de trigo

O farel de trigo como um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

Este cereal tem uma camada com um alto teor de fibras insolúveis que, aliás, possuem maravilhosas propriedades laxantes. Sendo assim, de combater a prisão de ventre, também é eficaz contra as hemorroidas.

Por sua vez, serve para melhorar o trânsito intestinal e diminuir a pressão abdominal. Não deixe de adicionar o farelo de trigo às suas refeições, sobremesas ou vitaminas, por exemplo.

10. Óleo de rícino

O óleo de rícino como um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

O óleo de rícino tem um composto especial que, ao ser ingerido, estimula o trabalho dos intestinos grosso e delgado. Esse óleo ajuda as fezes a passarem mais rápido pelo cólon, bem como a serem evacuadas sem dor. O que o torna um dos remédios caseiros para a prisão de ventre.

Em resumo, consuma duas colheres de sopa do óleo essencial de rícino todas as manhãs em jejum.

Lembre-se de que para conseguir o efeito desejado você deve beber uma boa quantidade de água por dia enquanto faz o tratamento com o óleo. No entanto, não faça isso por mais de duas semanas consecutivas, pois isso pode não ser benéfico para o seu organismo.

11. Espinafre

O espinafre é um dos remédios caseiros para a prisão de ventre

O espinafre muito bom para regular as funções digestivas e intestinais. Se consumi-lo cru em saladas, ele acima de tudo vai servir para limpar, reconstruir e regenerar o intestino em sua totalidade. Também é possível consumi-lo fervido, ainda que seja recomendável cozinhá-lo ao vapor.

Se você sofrer de prisão de ventre crônica, com toda a certeza você deve experimente uma vitamina de espinafre:

Ingredientes

  • 1 xícara de espinafre cru (30 g)
  • ½ xícara de água (125 ml)

Preparo

  • Lave bem o espinafre e adicione-o ao liquidificador.
  • Adicione água e, em seguida, bata bem.
  • Beba 2 vezes por dia – uma vez em jejum, bem como ao entardecer.
Pode interessar a você...
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Remédios imediatos para crises de prisão de ventre

Para aliviar uma crise pontual de prisão de ventre, podemos escolher qualquer um desses remédios, mas o consumo dos mesmos não deve se estender. Co...



  • Bharucha AE, Pemberton JH, Locke GR 3rd. American Gastroenterological Association technical review on constipation. Gastroenterology. 2013;144(1):218–238. doi:10.1053/j.gastro.2012.10.028
  • Portalatin M, Winstead N. Medical management of constipation. Clin Colon Rectal Surg. 2012;25(1):12–19. doi:10.1055/s-0032-1301754
  • Pasupuleti VR, Sammugam L, Ramesh N, Gan SH. Honey, Propolis, and Royal Jelly: A Comprehensive Review of Their Biological Actions and Health Benefits. Oxid Med Cell Longev. 2017;2017:1259510. doi:10.1155/2017/1259510
  • Attaluri, A., Donahoe, R., Valestin, J., Brown, K., & Rao, S. S. C. (2011). Randomised clinical trial: Dried plums (prunes) vs. psyllium for constipation. Alimentary Pharmacology and Therapeutics33(7), 822–828. https://doi.org/10.1111/j.1365-2036.2011.04594.x
  • Ganesan K, Xu B. Polyphenol-Rich Lentils and Their Health Promoting Effects. Int J Mol Sci. 2017;18(11):2390. Published 2017 Nov 10. doi:10.3390/ijms18112390
  • Bhowmik, D., Kumar, S., Paswan, S., & Srivastava, S. (2012). Tomato-A Natural Medicine and Its Health Benefits. Journal of Pharmacognosy and Phytochemistry Tomato-A1(1), 33–43. Retrieved from www.phytojournal.com
  • Ediriweera, E. R. H. S. S., & Premarathna, N. Y. S. (2012). Medicinal and cosmetic uses of Bee′s Honey – A review. AYU (An International Quarterly Journal of Research in Ayurveda)33(2), 178. https://doi.org/10.4103/0974-8520.105233
  • Stacewicz-Sapuntzakis, M. (2013). Dried Plums and Their Products: Composition and Health Effects-An Updated Review. Critical Reviews in Food Science and Nutrition53(12), 1277–1302. https://doi.org/10.1080/10408398.2011.563880
  • Piirainen, L., Peuhkuri, K., Bäckström, K., Korpela, R., & Salminen, S. (2007). Prune juice has a mild laxative effect in adults with certain gastrointestinal symptoms. Nutrition Research27(8), 511–513. https://doi.org/10.1016/j.nutres.2007.06.008
  • Thies, F., Masson, L. F., Boffetta, P., & Kris-Etherton, P. (2014, September 30). Oats and bowel disease: A systematic literature review. British Journal of Nutrition. Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/S0007114514002293
  • Foster M, Hunter D, Samman S. Evaluation of the Nutritional and Metabolic Effects of Aloe vera. In: Benzie IFF, Wachtel-Galor S, editors. Herbal Medicine: Biomolecular and Clinical Aspects. 2nd edition. Boca Raton (FL): CRC Press/Taylor & Francis; 2011. Chapter 3. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92765/
  • Badiali, D., Corazziari, E., Habib, F. I., Tomei, E., Bausano, G., Magrini, P., … Torsoli, A. (1995). Effect of wheat bran in treatment of chronic nonorganic constipation – A double-blind controlled trial. Digestive Diseases and Sciences40(2), 349–356. https://doi.org/10.1007/BF02065421
  • Arslan, G. G., & Eşer, I. (2011). An examination of the effect of castor oil packs on constipation in the elderly. Complementary Therapies in Clinical Practice17(1), 58–62. https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2010.04.004
  • Choi CH, Chang SK. Alteration of gut microbiota and efficacy of probiotics in functional constipation. J Neurogastroenterol Motil. 2015;21(1):4–7. doi:10.5056/jnm14142