Mais saúde através dos temperos

8 de novembro de 2013
Diminuir o consumo de sal é mais fácil do que parece. E para isso existe uma infinidade de temperos capazes de substituir esse grande vilão. 

Como sabemos, o sal é um dos temperos que mais fazem mal a nossa saúde. E o risco é verdadeiro: o sal é uma incrível fonte de sódio, que pode desencadear o aumento da pressão arterial, levando à hipertensão e a outros  problemas de saúde.

Os melhores temperos para sua saúde

Hoje, falaremos sobre os temperos naturais capazes de dar mais sabor e aromas as refeições e que, além disso, melhoram consideravelmente  a aparência dos alimentos.

Manjericão

Esta erva é um dos temperos mais utilizados na cozinha e seu gostinho incomparável dá o toque especial a molhos vermelhos, tortas e até mesmo à saladas. Tem um sabor muito particular, além de ser ótimo para o nosso sistema cardiovascular, acalmando os desconfortos caudados pela indigestão.

Sem contar que quando utilizado em grandes quantidades e com frequência; torna-se um ótimo fortificante e antigripal para o nosso corpo.

Pimenta

Há quem ame e quem odeie a pimenta, mas vale ressaltar que além do sabor afrodisíaco, ela contém capsaicina, uma substância antioxidante e com ação curativa que previne  alguns tipos de câncer e ainda ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol no sangue.

Para quem quer perder peso, a pimenta é uma grande alidada: acelera o metabolismo e, por conta  disso, auxilia no processo de emagrecimento.

Leia também: Alivie as dores musculares com pimenta do reino

pimentas
A capsaicina é uma substância contida na pimenta que possui ações antioxidante e curativa que previnem alguns tipos de câncer.

Coentro

É um tempero muito poderoso, pois suas folhas e sementes são ricas em ferro e vitamina C. Alivia a indigestão, além de possuir ação calmante.

temperos-saude.coentro
O coentro é riquíssimo em ferro e vitamina C.

Orégano

Com cheiro bem forte, apenas uma pitadinha já é mais do que suficiente. Além de dar um aroma incomparável aos pratos, seu sabor especial dá um toque diferente a qualquer refeição.

Folha de louro

No feijão, não pode faltar. Além de dar um sabor especial quando acrescentamos apenas algumas folhinhas de louro na comida; é capaz de ajudar no combate ao desconforto causado pelos gases.

Salsinha

Com boa fama garantida, essas folhinhas além de proporcionarem um gosto diferente as comidas, atuam no organismo, como dizem os nutricionistas, combatendo doenças renais e cardíacas.

salsa-ideal-para1
A salsa é famosa por sua capacidade de dissolver cálculos renais e desintoxicar rim.

Cebola e alho

Presentes em quase todos os nossos pratos, são excelentes para a nossa saúde. O alho, atua na diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol e a cebola elimina a ação de algumas bactérias e fungos que são bem prejudiciais ao nosso organismo; diminuindo as probabilidades de ocorrer uma trombose ou aterosclerose.

Quando usados em conjunto, atuam na prevenção de alguns tipos de câncer; como o de fígado, próstata, pulmão e estômago.

Leia também: O que a OMS diz a respeito da carne em relação ao câncer?

Fresh onion dices
Cebola e alho, dois componentes básicos, constantemente presentes em nossa alimentação e que aliados realizam milagres!

 

Alecrim

Muito usado nos preparos de carnes vermelhas e peixes, é capaz de combater o vírus da gripe, além de  prevenir doenças renais e doenças que afetam a retina e a catarata.

Embuscado, M. E. (2015). Spices and herbs: Natural sources of antioxidants – A mini review. Journal of Functional Foods. https://doi.org/10.1016/j.jff.2015.03.005