Aprenda uma receita de salada e os benefícios de seus ingredientes

· 29 de agosto de 2013
É importante acompanhar as refeições diárias com uma entrada, que deve ser saudável e leve, como a salada que ensinamos neste artigo.

Uma boa receita de salada também pode ser preparada para servir como acompanhamento durante a comida. Sendo variada, com baixo teor calórico e muito sabor, torna-se uma das melhores opções de entrada.

Neste artigo, ensinamos a preparar uma receita com pouco valor calórico, alto teor de água, e que é rica em antioxidantes, vitaminas e minerais.

Propriedades dos ingredientes

Vagem

O ácido fólico contido na vagem ajuda na boa formação do corpo e na prevenção de deficiências durante o crescimento.

Cenoura

Contém caroteno, antioxidante eficaz com propriedades anticancerígenas. Ainda, segundo as crenças populares, é considerada boa para a visão, cicatrizante intestinal e diurética.

Tomate

O tomate contém minerais e vitaminas. Dentre seus minerais encontramos o fósforo e o potássio, importantes para a contração muscular, condução do sistema nervoso e o mantimento de água dentro e fora das células.

Azeite de oliva

E para não esquecer do ingrediente mais conhecido da dieta mediterrânea, está comprovado que:

  • Reduz o nível de colesterol.
  • Diminui a acidez gástrica.
  • Estimula a secreção de bile, e é bem absorvido pelo intestino.
  • Regula o trânsito intestinal.
  • Previne os efeitos deterioradores da idade sobre as funções cerebrais e sobre o envelhecimento dos tecidos.

Leia também: 8 benefícios que você não conhecia sobre o azeite de oliva

Receita de salada

Receita de salada

Ingredientes

  • Uma alface grande ou duas pequenas
  • 2 tomates
  • Duas cenouras
  • 200 g de vagem
  • Uma cebola
  • Uma colher de azeite de oliva extra virgem
  • Sal, suco de limão ou vinagre a gosto.

Não deixe de ler: Os 7 piores ingredientes que você pode adicionar à sua salada

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, lave bem a alface, escorra e rasgue com as mãos em pedaços médios.
  2. Em seguida, descasque e rale as cenouras.
  3. Depois lave e corte o tomate em cubos.
  4. Ferva a vagem até que fique morna, depois corte em duas ou 3 partes.
  5. Descasque e corte a cebola, primeiro em rodelas e depois em pedaços pequenos (não pique).
  6. Adicione azeite e vinagre, ou azeite e suco de limão (como preferir).
  7. Tempere com sal à gosto.
  8. Por último, misture bem e está pronta para servir.

Total de calorias = 394

Normalmente, à essa receita de salada, agrega-se um pouco de pimenta. Se você nunca experimentou, fica a nossa recomendação.

  • Vannucchi, H., & Monteiro, T. H. (2010). Ácido Fólico. ILSI Brasil. https://doi.org/10.1038/nature07201
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  • Puertollano, M. A., Puertollano, E., Álvarez De Cienfuegos, G., & De Pablo, M. A. (2010). Aceite de oliva, sistema inmune e infección. Nutricion Hospitalaria. https://doi.org/10.3305/nh.2010.25.1.4202