Os 7 piores ingredientes que você pode adicionar à sua salada

· 18 de novembro de 2016
Geralmente consumimos saladas com a intenção de não ingerir muitas calorias. Porém, há momentos em que incluímos em nossa salada alimentos que dificultam esta tarefa.

É possível que você já esteja imaginando parte dos elementos que podem prejudicar a sua salada, mas sabemos que alguns destes ingredientes irão surpreendê-lo.

Muitas vezes os ingredientes que parecem saudáveis em sua salada podem atrapalhar se a sua finalidade é perder peso.

Se este é o seu propósito, assegure-se de evitar estes 7 ingredientes e substitua-os por outros mais saudáveis.

Ingredientes que não devem fazer parte da sua salada

1. Bacon

bacon

É um ingrediente que pode estar adicionando à salada entre 300 calorias e 400 gramas de gordura em apenas uma porção.

É claro que tudo depende da quantidade de bacon que você adicionar, mas não é demais dizer que sua salada será obrigada a passar por uma recontagem de gorduras e calorias.

Por outro lado, muitas coberturas de bacon não são feitas de carne, por isso não proporcionam nenhum benefício nutricional.

De fato, alguns contêm sal, gorduras trans e, acredite ou não, açúcar.

Se deseja adicionar texturas crocantes, experimente adicionar verduras como o rabanete ou o pimentão à sua salada.

2. Pão torrado ou crouton

Pode ser que não sejam a opção mais terrível quando se trata de dieta, mas adicionam apenas calorias desnecessárias sem proporcionar nenhum benefício nutricional.

Se considerarmos que na maioria das vezes são fritos para deixar um sabor melhor, também adicionam gorduras desnecessárias.

A porção adequada de pão para uma salada é de apenas 2 colheres de sopa, o que equivale a dois pedacinhos de pão. Ao adicionar o que comumente se vê em uma porção, teríamos ao redor de 100 calorias a mais.

Os pedacinhos de pão podem ser substituídos por uma ou duas colheres de sopa de cereais, como as sementes de gergelim ou girassol. Estes não apenas dão uma textura crocante a sua salada, como também oferecem os benefícios da fibra do grão integral.

3. Frituras

fritura

Ingredientes como o frango, os camarões ou o peixe são saudáveis para sua salada, mas não se forem fritos. As frituras estão cheias de gordura e calorias, ainda que sejam feitos com óleos mais saudáveis.

Uma boa maneira de evitá-las, principalmente se você come fora de casa, é ler atentamente o cardápio. Aqueles alimentos que são “crocantes” ou com “crosta” quase sempre são fritos.

Se você não tem certeza de como é feito, pergunte e peça que retirem ou substituam a fritura por outro ingrediente grelhado.

4. Molhos cremosos

Pode ser que seu prato de salada esteja repleto de ingredientes saudáveis e nutritivos, mas adicionar um molho a ela pode arruinar estas características com facilidade.

Se você não acredita, veja quantas calorias estes molhos populares contêm:

  • Queijo gorgonzola: 146 calorias e 15 gramas de gordura.
  • Molho ranchera: 126 calorias e 14 gramas de gordura.

Os molhos sem gordura não são uma opção melhor, pois muitas marcas comerciais adicionam açúcar para compensar a gordura que foi eliminada. Nestes, a quantidade de calorias costuma variar entre 60 e 80 por porção (2 colheres de sopa).

O vinagrete é um ingrediente que você pode adicionar em suas saladas sempre, contanto que seja somente uma porção e seja preparado em casa.

5. Frios processados

Os frios processados não são a melhor alternativa. O salame é uma das opções mais populares para adicionar às saladas, mas você sabia que apenas uma fatia fina de salame contém 43 calorias e 3 gramas de gordura?

Pode ser que isso não pareça muito, mas se você considerar que uma porção de salada pode ter entre 4 e 5 fatias de salame, as calorias começam a aumentar.

O frango e o peito peru são ingredientes que você pode adicionar em sua salada como opção mais saudável.

As carnes frias são relativamente altas em teor de sal, o que faz com que aumente seu consumo de sódio. A carne de boi, sempre que for magra, é outra boa opção.

6. Cobertura de mel

O frango ou o presunto cobertos com mel não são uma boa combinação para a sua salada. São uma grande opção para conferir sabor ao prato, mas também calorias. Estes são ingredientes que você deve evitar se o que quer é uma salada saudável.

Melhor optar pelas frutas e oleaginosas. Recomendamos adicionar uma pequena quantidade de nozes, mirtilos ou amêndoas. Isto lhe permitirá ter o sabor dos frutos secos e seus benefícios, sem as calorias e o açúcar.

7. Queijo

queijo

O queijo não é necessariamente ruim se você escolher as variedades mais leves. Opções mais populares como o cheddar são uma fonte de gordura saturada.

O importante é que você leve em consideração a quantidade que está adicionando em sua porção de salada. Em muitas ocasiões é melhor não adicionar o queijo.

Se decidir consumi-lo, é melhor que se assegure de que seja realmente queijo, e não “alimentos” que oferecem seu sabor e calorias, mas não contêm seus valores nutricionais.

A porção recomendada é de 28 g. Você pode se valer da ajuda de uma balança digital para não adicionar mais do que o necessário.

É recomendável que, se o que você está tentando é perder peso, prepare sua salada em casa. Assim você pode se envolver no processo e ficar atento ao que está ingerindo, levando a uma contagem mais equilibrada das calorias que consome.

Combine este hábito com exercícios diários e consulte seu médico antes de fazer qualquer mudança drástica em sua rotina.