Remédios naturais para diminuir o ressecamento dos olhos

· 28 de dezembro de 2014
Nossos olhos podem ficar ressecados com muita facilidade e é importante ajudá-los a recuperar sua umidade natural.

Cuidar da nossa visão é muito importante. Atualmente, estamos expostos a vários fatores que podem causar o ressecamento dos olhos, como o computador ou a televisão.

Além disso, devemos lembrar que, com o passar do tempo, nossos olhos vão perdendo algumas de suas capacidades mais importantes.

A seguir, apresentamos alguns remédios naturais para ajudar a combater o ressecamento, que é um dos problemas mais comuns.

Lembre-se de que esse tipo de remédio só deve ser usado em casos que não sejam graves. Do contrário, recomendamos que você visite um especialista, pois ele é o único que pode lhe dar uma opinião profissional.

E claro, não utilize produtos ou medicamentos que não tenham sido receitados por um médico.

Remédios naturais para diminuir o ressecamento dos olhos

Piscar

Um dos remédios naturais mais simples contra o ressecamento dos olhos secos é piscar.

Trata-se de uma resposta automática dos nossos olhos. No entanto, às vezes eles não o fazem com frequência, o que pode ter consequências negativas.

Por exemplo, quando estamos em frente à tela do computador, passamos longos períodos de tempo sem piscar, o que causa ressecamento e desconforto.

De acordo com os Hospitais e as clínicas da Universidade de Iowa, quando estamos em frente ao computador, piscamos 66% menos que o normal.

Piscar ativa a produção de lágrimas, combatendo o ressecamento. O melhor é que realizemos exercícios para que controlemos as vezes em que piscamos em um determinado período de tempo.

Além disso, se passarmos muito tempo em frente ao computador ou assistindo televisão, o melhor é fazer pausas de cerca de 10 minutos a cada hora. Desta forma, nossos olhos se lubrificarão e descansarão.

Recomendamos a leitura deste artigo: 4 exercícios para a saúde dos seus olhos

Camomila

A camomila pode ajudar a diminuir o ressecamento dos olhos

camomila é um produto natural muito útil para lubrificar os olhos e combater o ressecamento.

Basta preparar uma infusão, coar o líquido e molhar um pano ou uma gaze e colocá-lo sobre os olhos fechados por cerca de 15 minutos.

A camomila, além de lubrificá-los, desinflará e relaxará nossos olhos.

Outra opção é simplesmente umedecer o pano ou a compressa em água limpa e repetir o mesmo procedimento.

Este processo pode ser repetido de uma à três vezes por semana, principalmente à noite antes de dormir. É muito importante ter cuidado se você usa lentes de contato.

Umidificar o ambiente

Umidificar o ambiente é outra opção natural para combater o ressecamento dos olhos, especialmente em locais ou ambientes extremamente secos.

Atualmente, é muito fácil comprar aparelhos que liberam vapor e, desse modo, umidificam o ambiente.

Se você não tiver um, também pode ferver um pouco de água em uma panela e aproximar o rosto, com muito cuidado, do vapor que ela produz.

Naturalmente, a umidade do ambiente ajudará nossos olhos a se lubrificarem e se sentirem relaxados. Além disso, evitaremos desconforto ou irritação, o que é muito comum quando estamos em ambientes muito secos.

Pepino

O pepino pode ajudar a diminuir o ressecamento dos olhos

O pepino é um dos remédios mais populares para lubrificar, refrescar e reduzir a inflamação dos olhos. É utilizado na preparação de máscaras e produtos cosméticos que são aplicados nessa região do nosso rosto.

O melhor a se fazer é cortar rodelas de pepino e colocá-las nas pálpebras.

Você deve deixar agir por cerca de 20 minutos. Desta forma, nossos olhos irão se hidratar e relaxar. Inclusive se você tiver inchaço, o pepino pode ajudar a reduzir a inflamação das pálpebras.

Chá preto

O chá preto tem propriedades antioxidantes que ajudam a hidratar os olhos.

Neste caso, o melhor a se fazer é comprar alguns saquinhos desta erva, que são utilizados ​​para preparar a bebida, e colocá-los sobre os olhos fechados.

Batata

A batata ajuda a diminuir o ressecamento dos olhos

Por conter uma grande quantidade de água, a batata, assim como o pepino, é um excelente produto natural para ajudar a combater o ressecamento dos olhos.

Corte algumas rodelas de batata e coloque-as sobre os olhos fechados. Deixe agir por vários minutos, especialmente à noite antes de dormir.

Além desses remédios caseiros, estudos indicam que a ingestão de alimentos com ômega 3 também ajuda a hidratar os olhos.

Leia também: 7 alimentos que contêm ômega 3

Em casos de ressecamento constante e da condição persistir apesar dos tratamentos, é sempre aconselhável consultar um oftalmologista.

  • A randomized controlled trial of omega-3 fatty acids in dry eye syndrome. Rahul Bhargava, Prachi KumaDry eye syndrome. (2014). University of Michigan Kellogg Eye Center. Retrieved July 2, 2014, from kellogg.umich.edu/patientcare/conditions/dry.eye.html#treatmentr, Manjushrii Kumar, Namrata Mehra, Anurag Mishra Int J Ophthalmol. (2013) 6(6): 811–816.
  • Dry eyes. (2011, October 22). National Institutes of Health. Retrieved July 2, 2014, from nlm.nih.gov/medlineplus/ency/article/003087.htm